:: Belenenses XV ::: Diogo Mateus no UCC Rugby

quarta-feira, outubro 25, 2006

Diogo Mateus no UCC Rugby

Depois de várias confusões acerca do real paradeiro do nosso ex-capitão e 1º centro internacional Diogo Mateus, na sequência de um comentário aqui oportunamente deixado por um nosso leitor e segundo informações recolhidas junto dos adeptos da equipa do Munster Rugby, podemos agora informar com segurança que o jogador português se encontra ao serviço do UCC Rugby (University Cork College Rugby), emblema que milita na AIL 2 (a segunda divisão irlandesa).



O UCC é um dos emblemas da cidade de Cork, a segunda maior da República da Irlanda e a terceira mais populosa da Ilha Verde (depois da capital Dublin e da cidade de Belfast, no norte sob domínio britânico), e encontra-se associado à Universidade local, considerada nos últimos dois anos como a melhor do país.

Clube com tradição no Rugby irlandês, o UCC Rugby já «forneceu» (e continua a fornecer) bons jogadores às equipas de Munster, da Irlanda e dos British and Irish Lions. Alguns exemplos mais recentes: Ronan O'Gara (actualmente no Cork Constitution), Mick O'Driscoll, Peter Stringer, Jerry Flannery (ainda ao serviço do UCC) e Denis Leamy.

Nos últimos anos, os homens da caveira (simbolo que desde há décadas que se encontra estampado nas camisolas vermelhas, brancas e pretas destes rapazes de Cork) têm estado seriamente empenhados na promoção à AIL 1 (a mais importante competição de clubes da Irlanda), mas alguma falta de sorte tem impedido a subida.



Importa registar que o UCC Rugby conta com alguns jogadores na Academia da selecção provincial de Munster e que, muito provavelmente, terá sido por essa via que Diogo Mateus chegou a Cork.

Na actual temporada desportiva, a equipa encontra-se no primeiro lugar da AIL 2, em conjunto com a equipa dos Greystones (2 jogos, 2 vitórias, 9 pontos). Na última jornada, os «estudantes» de Cork bateram fora a equipa dos Suttonians (da região de Dublin) por 20-13. Diogo Mateus foi utilizado, e desse mesmo encontro encontrámos uma fotografia, com créditos para o site dos Suttonians, onde parece aparecer o n.º12 belenense (permitam-nos a perpetuação da sua condição clubística portuguesa!) em acção.



Sobre o clube universitário de Cork muito mais haveria a dizer, o que faremos, no decurso deste trabalho o mais exaustivo possível de acompanhamento da carreira de Diogo Mateus na Irlanda. Todavia, e para finalizar esta introdução ao UCC, resta dizer que a equipa «pirata» alinha no campo de Mardyke (conhecido como o «The Dyke»).