:: Belenenses XV ::: Portugal vs. Rússia: começar JÁ!

quarta-feira, outubro 04, 2006

Portugal vs. Rússia: começar JÁ!

A apenas três dias de um jogo decisivo para a selecção nacional de Rugby, a disputar contra uma das equipas do Torneio das VI Nações (a Itália), nada se tem escrito e dito nos órgãos de comunicação social profissionais, com as excepções do costume, nas habituais poucas linhas nas últimas páginas do(s) jornal(ais).

Algo de muito errado se passa aqui e pessoalmente só encontro duas explicações:

a) Ou se pensa que é um jogo de derrota certa, e por isso não o abordam;
b) Ou desconhecem por e simplesmente que o jogo se vai realizar, situação na qual a FPR teria graves responsabilidades.

Seja como for, o Portugal vs. Itália realiza-se em territória transalpino, o que deixaria aos adeptos portugueses apenas a possibilidade de ver o jogo pela TV... E com esta RTP mais depressa assistimos aos jogos do Torneio de Futebol Juvenil do Cultural da Pontinha do que aos jogos fora da nossa selecção de XV. É uma triste realidade que temos de enfrentar.

Resta-nos pois confiar nas esperanças de Tomaz Morais e do seu grupo de trabalho num bom jogo em Itália (e quem sabe... uma vitória!), e começar a trabalhar na divulgação do jogo com a Rússia!

O jogo com a Rússia reveste-se da maior importância para o Rugby português, até devido a todo o investimento que tem sido feito na equipa nacional – em prejuízo de outras prioridades – nos últimos anos. Ganhar à Rússia significará sempre (no mínimo) seguir em frente na qualificação para o Mundial.

A FPR tem de começar JÁ a preparar o jogo. E preparar o jogo é muito mais do que as coisas do costume. É preciso dizer ao país todo que o Rugby nacional pode concretizar um feito inédito, e que para isso é preciso do apoio de todos. A história da «selecção de todos nós» não se aplica só ao futebol... TODAS as selecções nacionais são de todos os portugueses, e merecem destes o seu apoio, mais ou menos activo!

Não sei onde se realizará o encontro, mas diria que a zona de Lisboa e um dos estádios habituais – Universitário ou Amoreira (Estoril) – é a possibilidade mais forte. Assim, na minha opinião a FPR deve estabelecer JÁ um objectivo (encher o estádio!) e trabalhar empenhadamente na sua concretização.

É preciso investir em publicidade nos jornais – desportivos e não só – e pressionar os canais televisivos para falar no jogo. Enviar comunicados de imprensa de 10 em 10 minutos para a RTP, SIC e TVI, meter cunhas na SPORTTV. É preciso levar o Rugby às pessoas e não esperar que sejam as pessoas a tomar a iniciativa de vir ao Rugby.

Que tal organizar visitas de jogadores da selecção nacional a escolas da área onde o jogo se realizará, com sessões de autógrafos e para pequenas demonstrações da modalidade – mesmo em pisos duros, usando a variante «bitoque» -, convidando «activamente» a malta nova a ir ao Rugby?

Que tal imprimir cartazes relativos ao jogo, espanhá-los com a devida antecedência na zona onde se realizará o jogo – cafés, escolas, universidades/institutos, serviços públicos, etc. -, colocando grande enfâse na necessidade de mais apoio ao nosso XV?

Que tal utilizar, pelo menos uma vez na vida, o site oficial da FPR como meio de divulgação do jogo? Vejam o que o site da FIR tem feito...

Que tal ter um pouco de ambição ao nível organizativo, correspondendo no plano da comunicação à vontade, empenho e espírito guerreiros que os «Lobos» demonstram dentro de campo?

Aqueles bravos rapazes têm treinado com muita vontade, empenho e espírito de missão. Não se nota todavia, por parte da FPR, o mesmo empenho na divulgação da participação de Portugal nesta 5ª ronda de apuramento para o Mundial...

É certo que o jogo é já «amanhã». Comece-se pois a recuperar o tempo perdido.

10 Comments:

At 1:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Antes de mais parabens pelo seu blog q é sem duvida o melhor meio de comunicação do rugby portugues já q o fpr.pt até faz pena de tão abandonado q é pelos seus responsáveis,lamentavel...
O grande problema da falta de visibilidade do nosso rugby é a federação q temos já q eu tenho amigos pessoais q trabalham em redacções de jornais desportivos q me dizem q pouco ou nada lhes xega á redacção sobre rugby.E de kem é a responsabilidade?minha não é...
O nosso desporto tem pernas para andar mas falta lhe akilo q os outros têm em excesso,VISIBILIDADE!

 
At 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo consigo e acrescento vamos todos nós divulgar o jogo e dar-lhes uma lição.Para isso precisamos de saber o dia,local e hora exacta de realização.Parece que existe uma empresa que trata da divulgação do jogo e da comunicação social, sabe o nome dela? eu não...

abraço e parabéns pela positividade do seu blog

 
At 2:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O jogo Itália-PORTUGAL será transmitido na estação de televisão la7 que salvo erro se pode ver online.

 
At 2:20 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Não estamos a lutar por um lugar visivel no mundo desportivo português.

Esta luta tem que ser feita a meu ver pela federação, e não está e ser feita.

Já disse e repito: ACORDEM!!

 
At 3:47 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sim, é verdade que a 7 italiana vai transmitir o jogo, tal como a Sky Sport 2, se não me engana (ou a Fox Sport 2, não sei). A questão nem é essa... A questão é que a RTP tinha a obrigação moral de transmitir a partida...

Mas com esta RTP é impossível... Até já despendem jornalistas por delito de opinião, quanto mais transmitir jogos de Rugby a partir do estrangeiro...

Jogo com a Rússia: a FPR já devia estar com o trabalho de divulgação muito avançado. Mas não está. Lá estará a malta do costume (200/300), o estádio em silêncio, as «tias» a falar umas com as outras, etc...

Creio que é tempo de acordar e olhar à volta: o Rugby português é amador ao nível dos jogadores, mas conta com profissionais na FPR. Caramba, se falta gente queixem-se! Se querem colaboração GRATUÍTA peçam-na! Mas não fiquem parados!!!!

 
At 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe quem são os convocados para o jogo com a Itália, já no próximo Sábado? No site da FPR não encontro nada...

 
At 6:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

EXMOS. SENHORES,

RUGBY NA SPORT TV 2:

Sábado - 7 de Outubro de 2006

14:00 RUGBY - CAMP. DO MUNDO
(ITÁLIA X PORTUGAL - QUALIFICAÇÃO) - DIRECTO


Abraços

Nuno Salvador

 
At 7:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela informação e obrigado sobretudo à Sport Tv pelo interesse que tem demonstrado pelo Rugby. Acho que tem prestado um enorme serviço à modalidade. Quanto à RTP, estamos conversados, bem poderíamos emigrar para ver jogos de Rugby. E também estamos conversados quanto ao site da FPR.Aquilo é feito, com certeza, por pessoas que estão a ganhar a sua vida, o que é legítimo, mas cujo interesse pelo jogo será nulo.
E quando falta interesse nada na vida corre bem. E o site, por maioria de razão, claro que também não.

 
At 11:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

alguem sabe de um sitio/bar em lisboa onde se veja sport tv2??

a Sport TV faz o seu papel e está indiscutivelmente de parabens por isso!! melhor que nada, mas é uma pena que so quem tenha acesso a esse canal codificado possa ver... bem sei que somos um desporto de elite e tal, mas... ainda há quem nao tenha essa canal!!

ainda assim, parabens a sport tv

 
At 9:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Afinal sempre dá o jogo!
Parabéns a qyem conseguiu.
agora podemos apoiar a equipa e dar-lhes força daqui.
A federação é e será sempre o problema de todos nós.

 

Enviar um comentário

<< Home