:: Belenenses XV ::: Soltas

quarta-feira, outubro 04, 2006

Soltas

#1
Conselho de Desciplina decide ao... retardador!

O Conselho de Desciplina da FPR penalizou os técnicos do Belenenses e do CDUL - Francisco Borges e Lourenço Thomaz - com 90 dias de suspensão e 300 euros de multa cada um, devido à suposta violação da alínea b) do Artigo 32º do Regulamento Disciplinar.

Para os mais desconhecedores desse importante documento do Rugby nacional, aplicado «às vezes sim, outras não», passamos a transcrever o que nele se encontra inscrito: «Por insultos, ofensas ou ameaças por gestos ou palavras a jogadores, árbitros e seus auxiliares, técnicos, dirigentes, médicos e fisioterapeutas – suspensão por 90 (noventa) a 180 (cento e oitenta) dias e multa de €300 (trezentos euros) a €600 (seiscentos euros);»

A decisão peca, no mínimo, por ser tardia... É que o referido jogo é velho de 11 meses (disputou-se a 03/12/2005!). Francisco Borges já não é adjunto do Belenenses - mas antes técnico principal - e Lourenço Thomaz, ao que sei, não integra nenhuma equipa técnica do CDUL em 2006/2007. Não faz sentido aplicar penas deste tipo quase um ano mais tarde... Até porque demonstra a falta de «mão» do CD nas questões disciplinares do Rugby luso.

Por outro lado, João Queimado, do Rugby benfiquista, vê o seu processo ser arquivado por falta de provas. Recordo que Queimado havia sido sujeito a procedimento disciplinar na sequência dos tristes acontecimentos ocorridos durante a visita do Belenenses à Sobreda.

Não sei de que provas necessita o CD para castigar um dirigente que insultou árbitros (em especial o discal-de-linha Vasil Tarbita), jogadores e técnicos do Belenenses. Será que, para além de uma arbitragem caseira (para não ir mais longe) Carlos Oliveira não reportou à FPR os acontecimentos dessa tarde? E Vasil Tarbita, não o fez?

#2
Prémios FPR 2005/2006

Em reunião da sua direcção, a FPR decidiu apresentar ao seu Conselho Geral uma proposta de candidatos aos prémios 2005/2006.

Diogo Mateus, para mim o melhor jogador luso e vencedor da distinção para jogador do ano em 2003 e 2005, volta a constar da lista de atletas nomeados. Completam-na ainda o argetino Eduardo Acosta (Direito) e Vasco Uva (Direito).

Sem querer antecipar decisões, e correndo o risco de precipitação, diria que este ano o prémio não será entregue ao Diogo, o jogador mais regular ao serviço das selecções de XV e «Sevens», um atleta de excepção e provavelmente o jogador mais «a sério» do Rugby português! Enfim... é apenas um palpite e nada mais que isso.

No que diz respeito ao prémio para jogador revelação, destaque para a inclusão na lista do ex-abertura belenense Pedro Silva, entretanto transferido para o Cascais, por motivos extra-desportivos.

10 Comments:

At 11:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

oval said...

É a Federação que temos, pequena, pobre, e cada um puxa para a sua "quintinha"/"clube", é pena, podemos e temos condições de sermos melhores e de crescer com sustentação, isto claro se todos na federação trabalharem e assim tenham vontade para tal e nao andem la so a passear e a pavonear os titulos e estatutos (2 e 3 empregos ao mesmo tempo não dá, ou sao funcionarios/directores da federação ou é melhor sairem). Castigos um ano depois simplesmente RIDICULO. Os castigos deviam ter um prazo para serem aplicados apos esse prazo eram arquivados, nao sao 11 meses depois que se aplica um castigo. Assim so o KIKA é que é castigado porque o treinador da altura do CDUL para meu conhecimento ja nao treina nenhuma equipa, logo o castigo aplica-se a quem???? e segundo eu bem me lembro e eu estava lá o arbitro desse jogo Belenenses - CDUL so se salvou de ter um tête-a-tête com o treinador do CDUL porque o Kika o parou na altura certa. O Exmo Sr Juiz arbitro desse encontro devia era ter juizo, e pensar bem no que faz. Porque na proxima se calhar deixamos os treinadores mais exaltados terem essa tal conversa de proximidade. E KIKA isto é para aprenderes da proxima nao tentes preservar a integridade dos exmos srs arbitros, porque quando o fazes és castigado. Mais vale é deixar e assistir ao pobre espetaculo...... So no rugby deste pais.....

 
At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

oval said....

JOGO SENIORES

TAÇA DE PORTUGAL


CDUL Vs. CF "Os Belenenses", Sábado, 15h00,
Estádio Universitário.


Não faltem.
O vosso apoio é importante.

 
At 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Penso que o castigo ao kika embora muito tardio é justo, tem perdido a calma muitas vezes. Em relação ao Lourenço Tomás não sei o que se passou...Os prémios são sempre injustos porque não há critérios e as pessoas que os atribuem não estão presentes na maior parte dos jogos. Deveriam ser os treinadores e arbitros a nomear e votar!!!Na minha opinião os vencedores são: vasco Uva, Pedro Silva e Ricardo Sequeira. è sempre díficil escolher o melhor num jogo tão específico e colectivo como o rugby. Dizer mal da federação já é - "infelizmente" - um hábito, por tanto, não vou bater mais nos ceguinhos, até porque não tenho tempo ou competência para o fazer.

 
At 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

quais foram os motivos que levaram um dos nossos melhores jogadores a sair para o Cascais? Extra desportivos? Foi por obrigação? Imposição do Pai?, Residência?, Outros? é uma grande perda, não tenho dúvida, mas vem de certeza um jogador do outro mundo para o substituir...argentino talvez? mais barato, será?

 
At 12:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Tanto quanto sei, e ouvi com os meus próprios ouvidos, o Pedro Silva queria receber dinheiro para jogar no Belenenses. O pai dele (o mítico Banana), a 5 de Outubro de 2005, chegou a trocar uns galhardetes com dirigentes do Belém a propósito do tema.

O Cascais ter-lhe-á oferecido dinheiro, e o Bananinha tomou a sua decisão. Está no seu direito!

Depois, o pai dele será o técnico do Cascais, o que naturalmente também terá pesado na sua decisão.

Pessoalmenrte, creio que perde do ponto de vista desportivo... Mas o tempo o dirá.

Argentinos... este ano não vai haver, pelo que sei. A não ser os dois que já cá estão há mais tempo: o Cristian e o Juan Murré.

Quanto aos prémios... É uma opinião respeitável, mas a minha não é essa. O Diogo Mateus merece, por todo o trabalho, toda a entrega e toda a qualidade, o prémio, pela 3ª vez e 2ª consecutiva.´

Quanto ao castigo... 11 meses depois? Faz algum sentido?... Até o célebre «Caso Mateus» (do futebol) se resolveu mais depressa... LOL

 
At 2:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tem toda a razão realmente onze meses depois...não lembra ao diabo.
Em relação ao Bananinha é uma pena, mas a vida continua. O Diogo também merece o prémio sem dúvida.

 
At 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro apesar de considerar o Diogo um grande jogador...não entendo o que pretende dizer com "jogador mais «a sério» do Rugby português!" só se for por ser profissional...
Que dizer de Miguel Portela? ou do Vasco Uva? este último n mercerá este prémio (visto q nunca o recebeu?)

Cumprimentos e saudações rugbysticas

 
At 7:58 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Simples: o Diogo Mateus é evoluído tecnicamente (apesar de poder melhorar em diversos «departamentos» do jogo), treina sempre no limite, joga com lealdade para com o adversário e tem ao Rugby uma dedicação a 100%. Há anos que não tem férias. Nunca diz que não ao clube e às selecções.

O Vasco Uva é de facto um excelente jogador. O melhor português na sua posição. É dificil compará-lo ao Diogo, pois são jogadores totalmente diferentes. Parece-me todavia um jogador menos «limpo», que gosta de confusão, de um jogo mais agressivo e mais ao «encontrão».

Do Miguel Portela tinha uma excelente opinião. Perdia-a no final do campeonato passado no Restelo.

Mas para responder à sua pergunta: mais valia que a FPR elegesse o XV do ano. Seria mais justo. Neste caso, creio que o Diogo volta a merecer o prémio, mais que todos. Se for o Vasco Uva, não me parece descabido.

 
At 9:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui Vasco,

«O Vasco Uva é de facto um excelente jogador. O melhor português na sua posição. É dificil compará-lo ao Diogo, pois são jogadores totalmente diferentes. Parece-me todavia um jogador menos «limpo», que gosta de confusão, de um jogo mais agressivo e mais ao «encontrão».

Sempre que vi o Vasco Uva jogar pareceu-me um jogador correcto. O que é que quer dizer com "jogador menos limpo"? "Confusão", "ao encontrão"? Caro Rui Vasco, espero que não se esteja a referir a rucks e mauls... ;) Convem lembrar que o Vasco Uva é avançado.

«Do Miguel Portela tinha uma excelente opinião. Perdia-a no final do campeonato passado no Restelo.»

Este blog é o melhor meio de divulgação e propaganda do râguebi em Portugal. É feito por adeptos do Belenenses e, por isso, é compreensível, o ultra-clubismo que, por vezes, revela. É uma opção que só compete tomar aos seus responsáveis. Ainda assim direi que não vi o jogo, que pode ser que o Portela tenha feito algo reprovável, mas as coisas que na época passada eu vi treinadores e adeptos de outro clube fazerem ao nível dos... escalões de formação, essas nunca esperei ver.

 
At 10:51 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Duarte

Também tenho escrito sobre isso. Relativamente à questão dos escalões de formação, consule (se tiver tempo e interesse) o texto sobre o relatório da ARS 2004/2006. Falo precisamente sobre pais e técnicos com atitudes... no mínimo reprováveis.

O Vasco Uva: não me refiro apenas aos rucks, apesar de eu ter - pessoalmente - uma opinião bastante diferente daquela que, pelo vistos, os avançados (em especial os 2ª e 3ª linhas) internacionais portugueses têm. Não acho, como o Paulo Murinello, que nos rucks vale tudo, cabeças fora (ver http://rugby-ideiasoltas.blogspot.com/2004/04/arbitragem-no-venho-para-aqui-falar.html).

Regressando ao Vasco Uva: é um jogador de enorme capacidade física, que gosta do Rugby e o leva a sério. É essa a minha opinião dele. Será o melhor n.º8 português, e até merecia uma oportunidade lá fora, caso fosse essa a sua vontade.

Agora, sempre que há confusão nos jogos, vejo-o lá metido. O Diogo Mateus é ao contrário: vejo-o lá a serenar os ânimos. Seja na selecção, seja no clube.

Depois o Diogo tem, até pelas suas características físicas e posição em campo, uma adaptabilidade às duas variantes mais jogadas internacionalmente - XV e sevens - que o Vasco Uva não me parece que tenha.

Mas isto são só opiniões.

O Vasco Uva fez uma boa temporada - aliás, não é por acaso que é capitão nacional - e se ganhar o prémio... parabéns!

Repare: não há clubismos nesta análise, até porque o Diogo está prestes a sair do Belenenses, em direcção à Irlanda.

Sobre o Miguel Portela, aquilo que ele fez (a atitude que depois até mereceu da sua parte um pedido de desculpas) é inédita (pelo menos para mim) num campo de Rugby. Não falarei dela, até porque o caso está encerrado. Mas tenho pena que, na devida altura, o mesmo CD que agora penaliza dois técnicos (11 meses depois) não tenha agido sobre o jogador, afastando-o (como se impunha) da final do Nacional.

Culpas grandes neste processo tem o António Moita... que acabou de ser nomeado para um jogo internacional. Fico pasmado com tudo isto!

Um abraço
Rui Vasco

 

Enviar um comentário

<< Home