:: Belenenses XV ::: Rugby Juvenil

quarta-feira, outubro 04, 2006

Rugby Juvenil

Hoje comprei a revista RUGBY WORLD de Outubro, e um dos últimos artigos absorveu-me a atenção – “Tag Team”.

O Tag Rugby é uma das variante do Rugby, tal como os Sevens, com muito menos contacto, e extremamente utilizado pela Rugby Footall Union para a introdução do Rugby aos mais novos. Pouco conhecido em Portugal penso que poderá ser uma alternativa mais apelativa ao “bitoque rugby” ou ao “jogo da batalha” para implementar nos programas de Educação Física. (conheça mais sobre o Tag Rugby aqui)


A principal característica do Tag Rugby é a substituição das placagens pelo acto de “roubar” a fita que o adversário tem agarrada ao tronco

Este artigo centra-se numa equipa de voluntários que despende das suas férias e do seu conforto habitual para vai até países em desenvolvimento “ensinar” o Tag Rugby. Já fizeram várias viagens levando este projecto ao Uganda e à Zâmbia, com o sucesso de ver centenas de miúdos a jogar Rugby e sentirem-se bons nalguma coisa da vida. Provavelmente dentro de 10 ou 15 anos estes países terão equipas com bom nível.

Serve este texto como pretexto para fazer um exercício de futurologia utópica: Portugal é um país bem mais evoluído que o Uganda e a Zâmbia, estes jovens jogadores do 3º Mundo podem tornar-se jogadores de com um nível razoável e bater muitos jogadores portugueses. A menos que os altos dirigentes da FPR olhem para o Rugby Juvenil.

Não é difícil, têm a papinha toda feita, olhem por exemplo para a Análise da ARS do biénio 2004/2006, e dêem o merecido apoio, os devidos fundos, a devida atenção para que o Rugby Português tenha frutos dentro de 10 anos. O Rugby Nacional não precisa de Dias Nacionais do Rugby, apenas divulgados com um pequeno apontamento no fundo do site da FPR, e só vocacionado para o pessoal do Rugby… precisa de visibilidade, precisa de mais jogadores, precisa de quantidade para daí extrair qualidade.

NOTA: Seria louvável que a FPR juntasse à lista de nomeados para os prémios FPR 2005/2006 mais um prémio – Prémio Rugby Juvenil, ou Prémio Desenvolvimento.

4 Comments:

At 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Tag Rugby e o desporto com maior crescimento em paises como a Irlanda. Em Dublin por exemplo este ano para o Torneio de Verao estiveram 500 equipas inscritas, com 12 jogadores cada e so fazerem as contas....E social, nao tem contacto fisico e traz muita gente a modalidade. No fim dos Torneios ha sempre alguem que e "aproveitado" ou para arbitragem, equipas, estrutura da IRFU, escolas, etc...toda a gente ganha.
MM

 
At 6:48 da tarde, Blogger Rui Silva said...

200% de acordo, Afonso.
No mesmo número da mesma revista podes encontrar um artigo mais curto dedicado ao «Flag Rugby», a variante norte-americana do Tag Rugby. Projectos bem estruturados resultam em sucesso...

 
At 8:16 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Entretanto, mais uma argulada no site da FPR. A 4 de Outubro, ou seja, muito depois do fim da prova, o site oficial da modalidade em Portugal diz que «PORTUGAL CONQUISTA 2º LUGAR NO CAMPEONATO EUROPEU DE SUB 20».

Como os mais atentos sabem, Portugal não conquistou o 2º lugar mas antes o 6º, já que foi 2º do Grupo 2 da 1ª Divisão.

 
At 8:23 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Conto escrever um artigo durante a próxima semana (sem compromisso) sobre a organização do rugby em portugal.

Em suma, defendo em pleno a RENOVAÇÃO de todos os quadros dirigentes. Está completamente bloqueada a evolução do rugby português.

 

Enviar um comentário

<< Home