:: Belenenses XV ::: Magners League (5ª Jornada)

segunda-feira, outubro 02, 2006

Magners League (5ª Jornada)



(Texto elaborado por Manuel Mourão, a quem desde já enviamos um forte agradecimento!)

Mais uma ronda da Magners (Celtic) League completa, desta feira a meio gás, só com derbys locais, devido a ausência das equipas Galesas, que neste fim de semana disputaram a prova Anglo-Galesa.

O destaque desta jornada foi direitinho para o Munster-Ulster,e para o retorno de quase todos os internacionais à competição, mostrando como o Rugby das Home Nations está a ganhar rapidamente momento para os testes de Outono que se aproximam.

Munster, 21- Ulster, 13

Assitência: 5.600

A jogar na sua outra casa (Musgrave Park, em Cork), com lotação esgotada, e com um dos mais prestigiados árbitros nomeado (Donal Courtney), Munster preparou-se para receber o Campeão em título, e tentar vingar as duas derrotas sofridas no ano passado. As coisas não têm corrido bem para o Munster esta época, e se o regresso dos seus jogadores mais emblemáticos deixava os adeptos optimistas, tudo mudou desde o apito inicial até mais ou menos aos 15 minutos quando se encontravam a perder por 10-0 (ensaio de Paul Steinmetz com conversão e penalidade do veterano Internacional David Humphreys). Só um cartão amarelo a um segunda linha do Ulster veio dar espaço aos Campeões Europeus e os deixou responder. E que boa resposta: 2 ensaios e uma conversão (Anthony Horgan e David Wallace, O’Gara conversao). Mais uma penalidade de Humphreys e o intervalo chegou com Ulster na frente pela margem mínima.

Na segunda parte, a grande diferença foram mesmo as estrelas de Munster (especialmente os dois segunda linhas, O'Connell e O'Callaghan) que finalmente mostraram alguma da sua categoria e mantiveram Ulster a distância até ao apito final. Bastante importante foi a penalidade já na parte final que manteve a diferença final em 8 pontos e privou o Ulster do seu ponto de bónus, o que é sempre importante nestes confrontos entre candidatos directos. De uma forma geral um jogo bastante agradável de seguir com incerteza no marcador, e disputa de pontos até ao fim.

Positivo: Casa cheia e Musnter a jogar com a sua equipa em máxima força a nivel de jogadores a disposição.

Negativo: Dois cartões amarelos a jogadores do Ulster, com o primeiro de Justin Harrison a influenciar definitivamente o curso do jogo, em prejuízo para a sua equipa.

Connacht, 16- Leinster, 31

Assistência: 3.600

O outro jogo entre equipas Irlandesas não foi desta feita tão emocionante como o acima mencionado. Connacht é a Província de desenvolvimento, vende cara as suas derrotas, mas raramente consegue surpreender a nível de resultados. O jogo teve o interesse de contar com as vedetas de Leinster, que pela primeira vez esta época deram um ar da sua graça, com destaque para o capitão (não só de Leinster mas da equipa da Irlanda) Brian O'Driscoll, a mostrar já alguma magia, e aos pontos marcados pelos internacionais Shane Horgan, Hickie e Gordon D'Arcy.

No final missão cumprida pelos homens da costa Este, com uma vitória bem conseguida, um ponto de bónus (4 ensaios) e uma subida ligeira na tabela.

Positivo: Regresso a actividade da defesa de luxo de Leinster (e da selecção Irlandesa).

Negativo: O abertura de Connacht (Mark McHugh) com uma exibição desastrosa minou o esforço dos seus companheiros.

Restantes partidas

No outro jogo da jornada, os escoceses Edinburgh Gunners e Glasgow Warriors defrontaram-se entre si, com um resultado final de 14-9 favorável aos Gunners. Os Warriors quase que provocaram uma surpresa mas o internacional Escocês Hugo Southwell saiu do banco para conseguir o ensaio da reviravolta, num jogo muito quesilento.

2 Comments:

At 5:07 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Mais uma excelente crónica do Manuel Mourão. O nosso muito obrigado, uma vez mais!

Na esfera nacional, mais uma triste notícia de agressões num jogo da Taça de Portugal. O «local do crime» volta a ser o campo do Vilamoura XV. Segundo o jornal O JOGO, o encontro entre os algarvios e o Técnico acabou com insultos, muitas agressões e jogadores hospitalizados.

Os dirigentes do Vilamoura queixam-se do árbitro, o bem conhecido F.Pimentel.

Vilamoura começa a ser um local perigoso para árbitros e adversários. Recorde-se que já em 2005/2006 um jogo acabou em confrontos...

 
At 10:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

acho que no ano passado foi com o Loule , eles jogam no mesmo campo?

 

Enviar um comentário

<< Home