:: Belenenses XV ::: Formação Ordenada - Parte 2

sábado, setembro 30, 2006

Formação Ordenada - Parte 2

Este texto vem na continuação de um artigo publicado aqui no BELENENSES XV há dias, para consultá-lo clique aqui.

A Formação Ordenada é constituída por oito jogadores de cada equipa, ligados entre si, e agrupados em três filas por equipa. As primeiras filas (primeira linha) de cada equipa encaixam-se uma na outra, de modo que as cabeças dos jogadores estejam colocadas alternadamente.

Esta forma de encaixe cria um túnel, no qual será lançada a bola pelo jogador médio de formação, a fim de permitir aos talonadores (taloneur, hoocker ou “grancha”), disputarem a sua posse, tentando jogar a bola com o pé.



Dada toda a especificidade técnica da Formação Ordenada para a elaboração deste artigo recorri à experiência de uma cara conhecida do Rugby nacional, Luís Claro. No passado dia 16 de Setembro no 2º Módulo do Curso de Treinadores Nível 2, Luís Claro deu uma palestra sobre Mellée, as fotos ilustram a manhã nas Caldas da Rainha.

A F.O. é um momento do jogo onde deve estar presente a coordenação, o rigor, o detalhe, a conjugação de forças, a concentração, a inteligência e a atenção.

É um combate directo entre dois exércitos de oito homens num espaço reduzido de que sairá vencedor aquele que for mais coeso aproveitando o mínimo erro e a falha de concentração do adversário.

PEGAS

Palavra-chave – SOLIDEZ (acompanha os movimentos para a frente, para trás e para os lados, mas fica sempre de pé)

1ª Linha:
- O pilar esquerdo agarra o talonador por baixo da axila direita
- O pilar direito agarra o talonador nos calções, o mais à esquerda possível

Quanto mais unida /compacta estiver a 1ª linha., quanto menos espaços houver, menor volume, maior dificuldade terá o adversário no encaixe.



2ª Linha:
- Devem agarrar-se entre si, agarrando os calções do companheiro o mais próximo de si.
- Devem agarrar o respectivo pilar na camisola o mais acima possível
- É fundamental que não haja espaço entre o braço do 2ª linha e o corpo do pilar
- A relação entre a posição da cabeça e a zona da bacia e posição (ângulo) dos joelhos é fundamental para se ter sempre um equilíbrio nesta posição

Não procuramos a posição mais confortável, procuramos a posição mais eficaz, mais sólida.



- Depois de formar, o cinco da frente deve manter o olhar para cima
- Toda a gente tem que estar predisposta para o embate, com os pés da primeira linha ao mesmo nível, isto é, não há nenhum travão do talonador mas sim três homens com vontade de “ir para cima deles”
- Formar mais baixo e mais rápido que o adversário

- Os terceiras linhas asas devem formar colocando o ombro debaixo de nádega externa do respectivo pilar, agarrando o mais possível com o braço interno na camisola do 2ª linha
- O nº 8 deve formar com os ombros debaixo das nádegas dos 2ªs linhas agarrando na parte externa dos calções dos 2ªs linhas, de modo a poder “conduzir” a formação.



ARBITRAGEM:

Ao nível do Rugby profissional, neste momento, existem árbitros acusados da responsabilidade de lesões contraídas por jogadores em Formações Ordenadas, e severamente penalizados.

Assim, ao árbitro compete:

- Assinalar o local da Mellée
- Assegurar que a bola está na mão do formação
- Garantir a distância entre as duas linhas
- Verificar as pegas
- Verificar a posição dos ombros
- Vozes “Baixa e espera” ou “Crash and hold”
- Garantir a posição das costas
- Voz “Encaixa”, “Forma” ou “Engage”
- Garantir uma correcta ligação entre as duas primeiras linhas
- Assegurar uma Mellée estática e direita
- Introdução correcta e rápida da bola



Agradecimentos:
- Luís Claro
- João Mourinha

3 Comments:

At 6:37 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Por motivos profissionais não me foi possível publicar este artigo na data prevista. Espero q dê alguma ajuda paro os jogadores e treinadores.

Notícia do Site do GGD:

Direito perde frente à Académica
A primeira equipa de GDDireito, jogou frente à Académica, estando 80 minutos a ganhar, foi já num extenssissimo desconto que a Académica marcou, vencendo por 14-15.

 
At 10:57 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sobre esta questão da FO, dizia há uns meses um jogador do Belenenses que a mêlée exige muito trabalho por parte dos avançados, especialmente ao nível do fortalecimento muscular das zonas mais sacrificadas.

Muitos clubes continuam a não ter, ao nível senior, treinadores com competências para o treino de avançados e em particular do cinco da frente.

Mais: muitos jogadores são um pouco inconscientes, e não se preparam devidamente para as exigências da 1ª linha.

Independentemente disso, mesmo ao nível profissional (com treinadores, jogadores e árbitros altamente especializados) as lesões acontecem. O Rugby é uma modalidade de risco, em especial nesta área do jogo.

O que há a fazer? Formar, formar, formar, treinar, treinar, treinar e sobretudo jogar com fair-play.

 
At 10:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom Servico ao publicarem este artigo. So duas coisas a apontar:
1). A Primeira funcao do Arbitro, nao so na FO como em todo o jogo, e garantir a seguranca e integridade fisica de todos os jogadores. Um ponto que vem nas leis e e importantissimo para uma FO segura e que os primeira linhas teem que manter os ombros e cabeca a cima da linha da cintura
2). O comando do arbitro em Ingles e "Crouch and Hold" (agachar e esperar)...crash e chocar e nao e o que se espera :-) a IRB tambem manda que em jogos de sub-19 entre o agachar/baixar e esperar o arbitro diga "Tocar" garantido assim maior seguranca e um espcao reduzido entre as primeiras linhas.
MM

 

Enviar um comentário

<< Home