:: Belenenses XV ::: Torneio de Abertura (1ª Jornada) - Parte 1

domingo, outubro 01, 2006

Torneio de Abertura (1ª Jornada) - Parte 1

Juvenis B

A jovem equipa de juvenis B do Belenenses, composta sobretudo por jogadores mais novos e menos experientes que aqueles que compõem a equipa A, visitou esta manhã o Direito, no Campo de Monsanto.

A partida foi difícil para os azuis, que incapazes de parar um pack mais poderoso (e composto por jogadores mais velhos, juvenis de 2º ano) sofreram vários ensaios. Ainda assim, os juvenis B demonstraram grande atitude, nunca virando as costas ao jogo e defendendo com grande coragem e determinação, sobretudo ao nível das placagens.



Já perto do final do encontro, o «arrier» Belenenses - Ricardo - marcou o ensaio de consulação (debaixo dos postes) para a turma do Restelo, correndo cerca de 70 metros e fazendo valer a sua velocidade para ultrapassar sem dificuldades vários adversários. O ensaio, que o próprio converteu, deu ânimo aos jogadores belenenses, numa segunda parte em que a quebra física dos «advogados» se fez sentir.



No final do encontro, o técnico Michel Cruz falou com o nosso Blog, e mostrou-se confiante no potencial da equipa: «Dentro de dois meses eles estarão bem mais fortes». Por outro lado, Rui Muralha, da secção de Rugby azul, referiu que a equipa B está a ser preparada sobretudo para suceder aos A's desta temporada, em 2007/2008.

No final do encontro, os jovens azuis juntaram-se debaixo dos postes de Monsanto, para a «foto de família», com os avançados em cima e 3/4's em baixo, como manda a tradição.

4 Comments:

At 1:29 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Apesar do resultado desfavorável, tive orgulho naqueles miúdos. Eles cumpriram em campo o príncípio que referi há uns dias, a propósito do 87º aniversário do Belenenses: «Honrae o sport, porque aquele que o pratica honrosamente, ganha, mesmo quando perde».

Menos desportistas foram alguns miúdos do Direito, que sentindo-se mais fortes fisicamente usaram por vezes algumas tácticas de intimidação física. Coisa feia, a ser corrigida pelo técnico, se ele tiver vontade para isso.

Por fim, um recado para alguns membros do público presentes em Monsanto (sobretudo os mais novos): gozar com os adversários na derrota é talvez a mais feia atitude que se pode observar num terreno de jogo. É que os derrotados de hoje podem vir a ser os vencedores de amanhã, ainda para mais quando falamos de jovens jogadores de 15, 16 anos.

O Rugby é diferente pelo fair-play, pela noção clara de respeito pelo adversário que lhe está subjacente. O exemplo tem de vir da bancada... E hoje houve quem tivesse violado essa regra de ouro do Rugby e do desportivismo: saber ganhar, sem desrespeitar o adversário.

 
At 5:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vai publicar aqlguma coisa sobre o jogo dos juvenis "A"?

 
At 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

caro rui vasco,

nota-se por este comentario que nao costuma ir a monsanto ver muitos jogos, caso contrário ja estaria habituado a essas "practicas". costuma-se dizer que "exemplo vem de cima"... o bom e o mau!

parabens aos azuis do restelo pelo jogo. jogar em desvantagem com garra e atitude e acabar o jogo a sorrir só mostra a raça de um jogador!

Aguardo a sua crónica da A

 
At 6:07 da tarde, Blogger Rui Silva said...

A crónica dos A's e dos juniores está a cargo do Afonso Nogueira, que foi ao Estádio Nacional. Eu não fui lá.

Umberto, de facto Monsanto não é um dos meus campos de predilecção, e evito ir lá...

Um abraço
Rui Vasco

 

Enviar um comentário

<< Home