:: Belenenses XV ::: Procuram-se jovens árbitros!

quinta-feira, outubro 26, 2006

Procuram-se jovens árbitros!



A ARS lançou há algumas semanas a Iniciativa «Escola de Jovens Árbitros», a qual não se destina em exclusivo, como o nome poderá sugerir, a pessoas muitos jovens, mas antes a todos aqueles que, vindos de fora do mundo da arbitragem, nele se queiram integrar, contribuindo assim para a resolução de um dos mais preocupantes problemas do Rugby ao nível nacional: a falta de quantidade e qualidade no quadro actual de árbitros no activo.

A primeira acção de formação realiza-se já no dia 28, e tem como palco o Estádio Universitário de Lisboa, onde pelas 15:00 horas se disputa o jogo entre Portugal e a Rússia.

O programa da acção é, segundo o site da ARS, o seguinte:

10.00h. Apresentação do Projecto
(Manuel Paisana)

10.10h. Sessão teórica
Leis do Jogo – Rugby Juvenil
(Jorge Mendes da Silva)

11.00h. Sessão Prática
Iniciação à arbitragem - Convívio
(João Mourinha, Ferdinando de Sousa, João Silva e Cunha)

14.15h. Balanço da actividade
(Jorge Mendes da Silva)

As inscrições para esta primeira acção do projecto fecharam ontem (dia 25), mas estou certo que o sucesso da mesma motivará os responsáveis da ARS a realizar mais acções com programas de formação semelhantes.

8 Comments:

At 6:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

podiam-me dizer os convocados para o jogo portugal-ruusia sff.
é que no site da federaçao nao diz nada!

obrigado!

 
At 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Jogadores Convocados:

CDUP - Joaquim Ferreira, Marcelo D'Orey, Gonçalo Malheiro

Belenenses - Cristian Spachuk, Sebastião Cunha, João Uva

Direito - João Correia, Vasco Uva, Diogo Coutinho, José Pinto, Miguel Portela, Frederico Sousa, Antonio Aguilar, Pedro Carvalho, Pedro Leal

Agronomia - Juan Severino, Luis Pissarra, Cardoso Pinto,Gustavo Duarte

Academica - Rui Cordeiro

Cork - Diogo Mateus

Montpellier - Gonçalo Uva

Cascais - Paulo Murinello

 
At 7:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o Tomaz optou por convocar 23 jogadores, sendo que apenas 22 equiparão. Creio que o 23º elemento é o Gustavo da Agronomia.

 
At 8:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Jogadores ausentes:

João Diogo Mota, Tiago Girão, Mata Pereira, Adérito Esteves, Filipe Saldanha, Nuno Taful, Salvador Palha, David Mateus, Francisco Fragateiro.

(Apenas me refiro aos jogadores que fizeram parte do lote de convocados para os treinos/estágios que precederam o jogo de amanhã)

Penalva e Oliveirinha recusaram a Selecção (piada, ha algum tempo atrás muitos aplaudiam o Sr. Penalva...pelos vistos revelou-se, o dinheiro falou mais alto...)

 
At 8:16 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Ninguém aplaudia o Sr. Penalva. No máximo, e no que a mim diz respeito, defendi-o em duas circunstâncias:

- quando foi suspenso na DH 2005/2006 (e aqui equivoquei-me, pois de facto foi ele quem agrediu o jogador de Agronomia)

- quando no jogo da meia-final da Taça o trataram - na Tapada - de uma forma absolutamente inqualificável. Aquilo mais parecia um jogo dos distritais de futebol de salão.

Agora, não somos advogados de defesa nem de acusação do David Penalva. Se não quer jogar, não joga... Mas não joga nunca mais.

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bem dito Sr. Rui Vasco, se o Penalva agora acha se muito bom pa ir a selecção eu tb não o quero lá, porque vedetismos nunca fizeram o meu estilo e o Sr. Penalva parece que agor envergou por esse caminho. De Realçar Tamém que o único jogador luso-francês que se mostrou interessado em vir ajudar a selecção nacional foi desconvocado, refiro me a vincent coelho.

 
At 11:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

parece-me complicado que o 23º jogador seja o Gustavo Duarte pois ele é o 5º 1ª linha da convocatória e segundo as leis do jogo têm de estar nos 22 5 jogadores aptos a jogar na primeira linha.

Para alem disso, ir para um jogo com a russia(com um pack forte e pesado e uma boa melee) com apenas uma hipotese de "refrescar" a 1ª linha parece-me pouco.
Está bem que o Marcello d'orey já ocupou, como solução de recurso, a posição de pilar. Mas num jogo internacional de "vitória obrigatória".... não me parece.

O que importa é que, quaisquer que sejam os 22 entrem em campo certos que podem ganhar o jogo!!!
Todos, cá fora, acreditamos!!!

 
At 11:44 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Atenção, Francisco e restantes amigos...

A convocatória aqui puclicada na caixa de comentários é anónima e pode não corresponder à lista elaborada pelo Professor Tomaz Morais.

A confirmar-se (repito: A CONFIRMAR-SE) também fico com as minhas dúvidas acerca de algumas ausências e de outras presenças. Mas quem está de fora pouco sabe.

O que se passa com os jogadores? Como têm respondido aos estímulos da equipa técnica? Como se enquadram na estratégia lusa para enfrentar os russos? São várias as questões e as variáveis.

Em todo o caso é como o Francisco diz: sejam quais forem os 22... é pra ganhar! E cá fora acreditamos que é mesmo possível!

 

Enviar um comentário

<< Home