Conhecendo o adversário: a Geórgia
O país
Muitos dos praticantes de Rugby em Portugal não saberão sequer onde se localiza a Geórgia, nem a história mais recente. Pois bem, para conhecer o adversário dentro de campo importa ter informação sobre o mesmo fora dele.
A Geórgia é uma pequena República do Caúcaso, entrincheirada entre a enorme Rússia (com a qual mantém um aceso conflito militar desde há vários anos), a Túrquia, a Arménia e o Azerbeijão. Independente da ex-URSS desde Abril de 1991, a sua capital é Tblissi, e conta com uma população de cerca de 4,5 milhões de habitantes (sensivelmente metade da população residente em Portugal).
O país vive ainda em relativo atraso económico, não obstante ter herdado sistemas sociais avançados (no domínio da educação, por exemplo), como era normal nos países de Leste.
A Geórgia conta com uma língua própria e também um alfabeto característico.
O Rugby na Geórgia
O Rugby - tal como o conhecemos - chegou à geórgia pela mão do francês jacques Haspekian. Todavia, apenas em 1964 foi fundada a União de Rugby da Geórgia, tendo o Rugby sofrido um importante incremento no país pela via do contacto entre organizações comunistas georgianas e francesas (na década de 60 a força do Partido Comunista Francês era muito grande, não apenas em França, mas no contexto internacional).
A equipa dos «Lelos» (nome que deriva da palavra lelo, um jogo de origem local com muitas semelhanças com o Rugby) não actuou de forma autónoma até 1988, e os melhores jogadores do país eram integrados na equipa da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Em Abril de 1991, a Geórgia torna-se independente. O Rugby era já uma modalidade muito popular no país - uma das mais populares, aliás - e desde então a equipa dos Lelos tem vindo a ganhar fama e prestígio nos grandes palcos internacionais, tendo inclusivamente participado no Mundial de 2003 (Austrália), prova na qual competiu na Pool C (África do Sul, Inglaterra, Samoa e Uruguai).
Em 2001, a Geórgia venceu pela primeira e única vez o Torneio Europeu das Nações (prova na qual tem na equipa portuguesa um adversário directo).
Os jogos domésticos costumam ser acompanhados por multidões, que se deslocam aos Estádios para incentivar a equipa nacional. A equipa georgiana já jogou, em Tiblissi, perante 65.000 pessoas, e ainda recentemente alinhou contra os Barbarians, num jogo que contou com a presença de 10.000 pessoas.
Actualmente, os melhores jogadores do país alinham no estrangeiro, nomeadamente em França, Rússia e Roménia, sendo a selecção nacional 100% profissional.
Resumo de resultados entre Portugal e Geórgia:
11/03/2006, Tblissi:
Geórgia, 40 - Portugal, 0
05/02/2005, Lisboa:
Portugal, 18 - Geórgia, 14
14/02/2004, Vake:
Geórgia, 14 - portugal, 19
16/02/2003, Jamor:
Portugal, 34 - Geórgia, 30
16/02/2002, Estádio Nacional:
Portugal, 23 - Geórgia, 27
17/02/2001, Tblissi:
Geórgia, 36 - Portugal, 12
06/02/2000, Lisboa:
Portugal, 30 - Geórgia, 32
19/04/1997, Lisboa:
Portugal, 21 - Geórgia, 17
8 Jogos
4 vitórias
4 derrotas
0 empates
157 pontos marcados
210 pontos sofridos
7 Comments:
Entretanto, o Diogo Mateus encontra-se de fora da convocatória para o jogo do Munster contra os Scarlets, que se realiza no próximo fim-de-semana.
Eis os nomes dos 24 jogadores eleitos pela equipa técnica daquela selecção provincial irlandesa:
D Hurley, F Pucciariello, T Ryan, T Buckley, A Kyriacou, S Cronin, D Ryan, C Wyatt, M O'Driscoll (capt), A Quinlan, T McGann, J O'Sullivan, J Coughlan, G Hurley, T O'Leary, J Manning, E Hickey, T Halstead, L Mafi, B Murphy, J Kelly, I Dowling, M Lawlor, S Payne.
Fonte: www.munsterfans.com
Para quem costuma acompanhar o Rugby internacional, histórica vitória dos Ospreys contra a equipa da Austrália (os australianos estão a chamar-lhe Austrália A, mas o que é certo é que na equipa estavam vários jogadores da equipa principal!...):
http://ospreys.sportstatdata.com/ST_OSP_1002_A.aspx?m=120702
O diogo mateus está a receber quanto? alguem me sabe dizer? ele está so a jogar exclusivamente ou estuda/trabalha?
Está a estudar e a trabalhar. O salário dele, segundo A BOLA, é conhecido... basta consultar os arquivos do nosso Blog (ver mês de Setembro)...
Use este link:
http://belenenses15.blogspot.com/2006/09/diogo-mateus-em-cork-irlanda.html
Relativamente a essa notícia, registe-se que o Diogo joga pelo UCC Rugby e não pelo C.Constitution.
o que interessa o sálario do Diogo?
Para corrigir em 2003 foi Portugal quem ganhou 34-30 no estádio nacional num jogo sensacional com um ensaio de grande movimento colectivo e concluido pelo Diogo Mateus na parte final do jogo.
munsterfans
O salário do Diogo não me interessa para nada, assim como o meu não lhe deve interessar a ele.
Agora, o Diogo (ou alguém por ele) divulgou o salário, e o valor foi publicado no Jornal A BOLA.
Sobre o jogo em questão, vou alterar o resultado, que foi gralha minha. Obrigado pela correcção.
Vale a pena ler o Record de hoje 2ª feira - muito boa a entrevista de Vasco Uva
Enviar um comentário
<< Home