:: Belenenses XV ::: Revista de Imprensa

quinta-feira, novembro 09, 2006

Revista de Imprensa



#1
Por ALEXANDRE REIS
in Jornal Record
Râguebi: Tomaz Morais seduzido por Academia dos leões
OBJECTIVO MUNDIAL PODE FECHAR CICLO DO SELECCIONADOR

A missão de levar Portugal ao eventual apuramento para o Mundial de França (2007) vai, muito provavelmente, fechar um ciclo na carreira de Tomaz Morais, seleccionador nacional.

O também professor de Desporto na Lusófona tem colaborado pontualmente com a Academia de futebol do Sporting, em Alcochete, e os leões já demonstraram interesse em garantir nos seus quadros o categorizado técnico, nomeado para “Treinador do Ano 2004” pela Federação Internacional (IRB).

Pese a sedução de Morais pelo Sporting, clube de que é adepto, a possibilidade ainda está longe de se concretizar, mas pode ganhar forma com o decorrer do tempo.

“Assumi um compromisso com estes rapazes, de lutarmos pelo apuramento para o Mundial, pelo que vou até ao fim. Não os ia deixar a meio do percurso. Depois desta missão, pode ser que a porta ainda esteja aberta”, considerou o seleccionador, que termina contrato com a Federação (FPR) em Agosto de 2007, antes da realização da prova gaulesa, entre 7 de Setembro e 20 de Outubro.

Faltam condições

Apesar das recentes conquistas de Portugal, vencedor do Torneio das Seis Nações (Grupo B) em 2004 e apurado para o playoff de qualificação para o Mundial frente à Geórgia – a primeira mão decorre sábado em Tiblissi –, Morais não tem visto evolução nas condições de trabalho, manifestando-se desiludido:

“Cada dia que passa é tudo mais difícil. Tem de haver uma estratégia da Federação para os jogadores serem libertados dos compromissos profissionais, pois já se viu que conciliar a alta competição com uma profissão é impossível em Portugal. Tive de dispensar Sebastião Cunha e Mata Pereira, porque têm um teste universitário inadiável no dia do jogo. Já Miguel Portela chegou ao treino quase no fim, por causa do trabalho. Assim não pode ser. Isto não é um passeio. É uma representação nacional. São jogadores que lutam até à exaustão, terminando os jogos com o sangue na cara.”


Créditos: Jornal Record.

#2
Por José Rodrigues
in Jornal O Jogo
Portugal em uníssono à procura do sonho

A selecção partiu para a Geórgia com uma única ideia: resolver a qualificação agora em Novembro e ver garantida a sua presença no Mundial

A Selecção Nacional partiu ontem para a Geórgia onde, no próximo sábado, vai disputar o primeiro jogo do "play-off" de apuramento para a Taça do Mundo de 2007.

Nunca a formação das "quinas" esteve tão perto de se apurar para um Mundial e a motivação é grande num grupo de trabalho muito coeso e que tem vindo a alimentar o sonho ao longo de quatro anos.

Mas a tarefa que espera a formação das "quinas" não é nada fácil e além de um adversário poderoso, os "Lobos" terão de mostrar toda a sua garra num "ambiente muito hostil, de grande rudeza, onde a comida é francamente má e onde não há como passar o tempo", disse o seleccionador nacional, Tomaz Morais, que acrescentou: "Estes jogos ganham-se, sobretudo, com a cabeça. Temos de ser muito fortes para não desistir nunca. Enquanto houver sangue nas veias e ar nos pulmões, vamos à guerra, temos de nos superar".

À partida de Lisboa e depois de uma preparação cuidada, com as limitações próprias de amadores, uma ideia era comum a todo o grupo - resolver o apuramento neste "play-off". Para isso, Tomaz Morais insistiu no "sistema de jogo, com sessões curtas, mas de grande vivacidade para tentar criar aquilo que pretendemos do jogo. Vamos montar uma defesa muito agressiva, com placagem muito baixa e a atacar vamos tentar não jogar nos nossos 40 metros e arriscar com responsabilidade", disse e, rematando: "Não há medos nem receios, temos de os enfrentar olhos nos olhos e derrubá-los, porque o pensamento é só um: resolver tudo agora".

"Vamos montar uma defesa muito agressiva, com placagem muito baixa e a atacar vamos tentar não jogar nos nossos 40 metros e arriscar com responsabilidade"

TOMAZ MORAIS, SELECCIONADOR NACIONAL


#3
In Jornal A Bola
Tomaz Morais divulga eleitos para a Geórgia

O seleccionador nacional de râguebi, Tomaz Morais, divulgou, esta terça-feira, a lista de convocados para o jogo de sábado, na Geórgia, relativo à primeira «mão» do «play off» de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2007, a decorrer em França.
ASF
A equipa das quinas parte quarta-feira, ao início da tarde, para Munique e só deve chegar a Tbilissi pelas 5 horas locais de sexta-feira. O jogo da primeira «mão» realiza-se sábado a partir das 19 horas (15 horas em Portugal Continental). A partida de Lisboa está marcada para o próximo dia 25.

Lista dos convocados:

Pilares: Joaquim Ferreira, Cristian Spachuk, Rui Cordeiro e Gustavo Duarte;

Talonadores: João Correia e Paulo Santos;

Segundas linhas: Marcello D´Orey e Gonçalo Uva;

Terceiras linhas: Vasco Uva, Diogo Coutinho, Paulo Murinello, Juan Severino e Francisco Fragateiro;

Formação: José Pinto e Luís Pissarra;

Aberturas: Duarte Pinto;

Centros: Diogo Mateus e Miguel Portela;

Pontas: Pedro Carvalho, Frederico Sousa e Filipe Saldanha;

Defesas: António Aguilar, Pedro Leal e Gonçalo Malheiro.

#4
in O Norte Desportivo
PORTUGAL CONFIANTE PARA JOGO COM GEÓRGIA

A Selecção Portuguesa partiu ontem para a Geórgia com diversas dificuldades logísticas, mas “determinada” a contrariar, sábado, em Tbilissi, o claro favoritismo adversário e apurar-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo. “A nossa missão é complicada, mas a equipa está bem e confiante. Apesar de todas as dificuldades, estamos determinados a garantir um bom resultado, que nos permita discutir a eliminatória dia 25, em Lisboa”, garantiu o seleccionador Tomaz Morais, perspectivando a primeira mão do «playoff», que explicou alguns dos problemas lusos: “Somos uma equipa amadora a competir no meio profissional. Trabalhamos à noite, a horas que são para as pessoas descansarem, não podemos treinar duas vezes por dia e raramente juntamos num treino todos os jogadores convocados. Ainda por cima, desta vez, não vamos contar com dois universitários que estão em exames, nem com um atleta que joga em França, pois o seu clube não o libertou”. Além disso, os problemas com a alimentação, já sentidos na última visita, em Março, agravam o cenário, desabafou Tomaz Morais: “É complicadíssimo, mas é o que está nas nossas possibilidades “. O “enorme potencial” do adversário também não facilita a tarefa portuguesa: “Têm uma grande consistência de jogo, possuem uma equipa muito experiente, são extremamente poderosos fisicamente e jogam em casa, num grande estádio que vai estar completamente cheio”. Para contrariar o favoritismo georgiano, Tomaz Morais espera que a sua equipa se revele “muito bem organizada na defesa, a única forma de discutir a eliminatória”: “Para termos hipóteses, devemos basear o nosso jogo numa grande defesa, conquistar a bola em formação alinhada e alinhamento e usar a bola de forma muito consistente, jogando ainda muito agrupados no contacto”.


#5
in Agência Lusa
08/11/2006 RÂGUEBI
Mundial2007 (play-off)
Portugal quer contrariar favoritismo geórgio

A selecção nacional parte hoje para a Geórgia com diversas dificuldades logísticas, mas "determinada" a contrariar sábado em Tbilissi o claro favoritismo adversário e apurar-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo.

"A nossa missão é complicada, mas a equipa está bem e confiante. Apesar de todas as dificuldades, estamos determinados a garantir um bom resultado, que nos permita discutir a eliminatória dia 25, em Lisboa", garantiu Tomaz Morais, à Agência Lusa, perspectivando a primeira "mão" do "play-off".

O seleccionador explicou alguns dos problemas lusos: "somos uma equipa amadora a competir no meio profissional. Trabalhamos à noite, a horas que são para as pessoas descansarem, não podemos treinar duas vezes por dia, algo que a alta competição requer e os nossos adversários fazem, e raramente juntamos num treino todos os jogadores convocados. Ainda por cima, desta vez, não vamos contar com dois universitários que estão em exames, nem com um atleta que joga em França, pois o seu clube não o libertou".

A logística da viagem não melhora o cenário, já que Portugal treina às 10:00 em Monsanto, parte para a Alemanha ao início da tarde e passa o resto do dia em Munique, voltando a viajar sexta-feira, com chegada prevista a Tbilissi às 05:00 locais - o desafio decorre sábado às 19:00 (15:00 em Portugal).

Os problemas com a alimentação, já sentidos na última visita, em Março, agravam o cenário: "É complicadíssimo, mas é o que está nas nossas possibilidades. Temos parcos recursos financeiros e vários trabalhadores que não se conseguem libertar mais cedo", desabafou Tomaz Morais.

O "enorme potencial" do adversário também não facilita a tarefa portuguesa: "eles têm uma grande consistência de jogo, possuem uma equipa muito experiente, com quase todos os atletas a alinhar em França, são extremamente poderosos fisicamente e jogam em casa, num grande estádio que vai estar completamente cheio".

Para contrariar o favoritismo georgiano, Tomaz Morais espera que a sua equipa se revele "muito bem organizada na defesa, a única forma de discutir a eliminatória".

"Para termos hipóteses, devemos basear o nosso jogo numa grande defesa, conquistar a bola em formação alinhada e alinhamento e usar a bola de forma muito consistente, jogando ainda muito agrupados no contacto. No último jogo lá, em Março, no Torneio das Seis Nações B, perdemos 13 bolas próprias, um dos motivos que explicou a derrota por 40-0, depois de termos vencido em Lisboa por 19-14", recordou.

O Campeonato do Mundo disputa-se em Setembro de 2007, em França e, se não ultrapassar a Geórgia, Portugal vai disputar a repescagem, tendo de vencer o derrotado do embate entre Namíbia e Marrocos e, depois, ganhar também ao Uruguai, sempre a duas "mãos", para concretizar o sonho de chegar pela primeira vez a um Mundial.

11 Comments:

At 3:01 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Ou seja, não se pede que sejamos uns «Lobos», mas antes uns verdadeiros «cães», sempre a dar nas canelas dos gajos, a placar baixo (maior é a queda, como diz o seleccionador) e evitar faltas.

Depois é, como diz Tomaz Morais, arriscar com responsabilidade. Sentir o pulso ao jogo, ver como estamos nas touche e na mêlée, e decidir se queremos atacar à mão ou aproveitar as penalidades para as meter lá dentro, pelo pé do Malheiro e do Cardoso Pinto.

3 + 3 + 3 + 3 + 3 .... dá uma conta jeitosa.

Não é para jogar bonito. É para trazer um bom resultado!

 
At 3:07 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Sobre a polémica em torno do Sebastião, eis a resposta às questão levantadas, dada pelo próprio Tomaz Morais:

«Tive de dispensar Sebastião Cunha e Mata Pereira, porque têm um teste universitário inadiável no dia do jogo».

Nada a acrescentar!

FORÇA LOBOS!

 
At 3:15 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Finalmente rugby nos jornais em dose QB. Mas não quero dizer com isto que chega, quanto mais melhor...

 
At 3:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só queria corrigir o seguinte: Tem-se dito várias vezes que nunca estivemos tão perto dum mundial como agora. Não é verdade. Há 8 anos atrás jogámos - depois de várias fases de apuramento - uma poule com a Escocia e Espanha. Passavam 2 equipas, mas infelizmente acabámos por perder com a Espanha...num jogo nada conseguido pela nossa selecção. Depois ainda houve a repescagem a 2 mãos, onde fomos eliminados pelo Uruguai.
Esperemos que seja desta!

 
At 3:33 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Excelente notícia no site da FPR:

http://www.fpr.pt/noticias/noticia.asp?id=5997&id2=6

 
At 3:38 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

É verdade Rui,

Esta é uma iniciativa da parte da Prof. Cláudia Costa, que neste momento vive na Madeira e está a fazer ressurgir o rugby por lá. Tem feito um trabalho excelente.

O mérito é todo dela, veja-se que frequenta o curso de treinadores nível 2 e para isso tem que vir de propósito a lisboa...


Parabéns Cláudia, não desistas, força nisso!

 
At 4:11 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Notícia triste para todos os belenenses, a do falecimento de um insigne sócio do clube (o n.º20), Manuel Campos:

http://www.osbelenenses.com/portal/belenenses/_specific/public/allbrowsers/asp/projuindex.asp?stage=2&id=5237

 
At 5:16 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

A confirmação!

http://www.fpr.pt/noticias/noticia.asp?id=5998&id2=3

A 2: transmite em directo o jogo Georgia - Portugal.

 
At 5:39 da tarde, Blogger Isabel Ozorio said...

Para além de todo o bom trabalho, é muito correcta dentro e fora de campo. Grande jogadora de clube e de selecção e grande adversária.
parabens claudia e força nisso !

 
At 7:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quero, igualmente, contestar a ideia do "nunca estivemos tão próximo".

Em 99, era João Paulo Bessa o treinador, perdemos com Espanha na Escócia num jogo de má memória para o rugby Português. Nessa altura, surgia no lado espanhol um senhor de nome Kovalenko. Ainda jogámos com a Holanda e com o Uruguai. Este último a conseguir o apuramento.

Em 2003, já com Tomás Morais na liderança, perdemos, novamente, com os carrascos do Uruguai, com estes a garantirem o apuramento.

Este ano espero que não seja necessário jogar com o Uruguai, muito menos com Marrocos.

Aliás, se tal acontecer, todo o calendário nacional e internacional vai ter que ser alterado.
Com a participação no circuito mundial de sevens a ser claramente afectada.

Força Lobos!!!

Este blog devia mudar de nome, uma vez que passou a ser o espaço cibernáutico de referência do rugby português. Coitado do site de federação!

 
At 11:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

MOUTELA
PROCURA SE

 

Enviar um comentário

<< Home