:: Belenenses XV ::: A poucos dias do início do VI Nations...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

A poucos dias do início do VI Nations...

... fica um texto escrito já em Novembro, que na altura não foi publicado por falta de paciência...

Regresso a Croke Park

Foi a 21 de Novembro de 1921, cumpriram-se 85 anos há dias. As tropas inglesas fixadas em Dublin invadiram de surpresa do Croke Park e dispararam sobre a multidão que assitia a um jogo de futebol gaélico, modalidade nacional irlandesa ligada às convicções mais independentistas do povo da ilha verde. Morreram 14 pessoas, incluindo Michael Hogan, jogador do Tipperary GAA.

O episódio ficou conhecido como «Bloody Sunday» e marcou definitivamente o curso da guerra da independência irlandesa, a qual sai do âmbito deste blog, não obstante o forte interesse da mesma na própria compreensão do fenómeno desportivo irlandês, Rugby incluído!

Falamos de Croke Park e do «Bloody Sunday» a propósito do próximo Torneio das VI Nações, a mais importante prova do Rugby mundial (descontada, claro está, a Taça do Mundo). É que, como é sabido, Lawsdone Road – o mais antigo estádio de Rugby do mundo – vai fechar para obras de total remodelação (tema acerca do qual prometemos desde já um post mais desenvolvido nos próximos tempos...) e a IRFU recorreu ao Croke Park de Dublin para os jogos da edição 2007 da referida prova.

A história tem destas coisas, e o segundo jogo a ser disputado naquele «palco» será precisamente entre irlandeses e... ingleses. Irónico, no mínimo.

É claro que desporto é desporto e política é política. O contexto de hoje é completamente diferente daquele que se vivia em 1921, a República da Irlanda detém controlo efectivo de grande parte da Ilha, e mesmo a província do Ulster (sob domínio da coroa britânica) contribui com jogadores para o XV do «Trevo»!

Ainda assim, as feridas abertas são difíceis de sarar, e os irlandeses recordam ainda com dor séculos de opressão, fome e guerra... sangrenta!

A discussão em torno do jogo de Croke Park, a ter lugar no próximo dia 24 de Fevereiro, encontra-se em curso e há mesmo quem defenda que o hino britânico («God save the Queen») não deverá ser tocado no local onde os subditos de «Sua Majestade» assassinaram 14 irlandeses.

Do lado irlandês ouvir-se-á o hino («The Soldier's Song» ou «Amhrán na bhFiann«, em gaélico), o famoso «Ireland Calls» (hino da IRFU e que representa não apenas os jogadores nascidos na República, como também os homens do Ulster) e, como sempre, a bela balada «The Fields of Athenry» (a), que narra a história de um irlandês preso durante a grande fome do século XIX (na sequência de graves problemas agrícolas ocorridos na ilha), que se encontra na cela à espera de ser enviado para Botany Bay, na Austrália.

O sentimento patriótico irlandês é claramente caracterizador dos homens da República, facto que transpira para o terreno de jogo. E por muito que se queira separar contextos (neste caso Rugby e Guerra da Independência)... o regresso dos ingleses a Croke Park está a acordar fantasma há algum tempo adormecidos.

Que tudo corra de forma civilizada, é o que se pede! E já agora (aqui falo apenas por mim), que ganhe a equipa irlandesa!

Site do Croke Park Stadium: http://www.crokepark.ie/

(a) - «The fields of Athenry» (letra):

By a lonely prison wall
I heard a young girl calling
Micheal they are taking you away
For you stole Trevelyn's corn
So the young might see the morn.
Now a prison ship lies waiting in the bay.
Chorus

Low lie the Fields of Athenry
Where once we watched the small free birds fly.
Our love was on the wing we had dreams and songs to sing
It's so lonely 'round the Fields of Athenry.

-2-

By a lonely prison wall
I heard a young man calling
Nothing matter Mary when your free,
Against the Famine and the Crown
I rebelled they ran me down
Now you must raise our child with dignity.
Chorus

-3-

By a lonely harbor wall
She watched the last star falling
As that prison ship sailed out against the sky
Sure she'll wait and hope and pray
For her love in Botany Bay
It's so lonely 'round the Fields of Athenry.

Oiça a balada aqui.

12 Comments:

At 3:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Entretanto o Lifeimi Mafi continua a dificultar a vida ao Diogo Mateus na Irlanda...

«A superb Lifeimi Mafi second half converted try and penalty from Ronan O'Gara gave Munster a 30-27 win over Bourgoin in Geneva.»

 
At 3:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As coisas que este homem sabe!!!

 
At 3:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De saudar a presença de Diogo Mateus no programa da manha da Tvi.. Grande vida

 
At 4:11 da tarde, Blogger Rui Silva said...

No programa da manhã da TVI? O Diogo??? Muito me contam...

 
At 4:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O aderito foi convidado para contar a sua "historia" como sendo o primeiro jogador nao branco na seleçao.. No publico estavam como amigos o Diogo, e o Antonio Aguilar.. O Aderito ao longo da entrevista nao conseguia controlar os nervos, passando o tempo todo a suar e com respostas monosilabicas, e desse modo quem acabou por falar mais foram o Diogo e o Aguilar.. E assim se fazem noticias...

 
At 6:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Best friends!!!

 
At 8:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o 1º jogador não branco da selecção não foi o Adérito. Foi o grande Alex.

 
At 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Isso foi como o pai Aguilar,foi dizer que o seu filho,jogador de Direito,foi o 1º jogador em a jogar em frança,na verdadeira cagança,esquecendo-se de jogadores com um percurso ao nivel de selecções,em anos,muito superior,como por exemplo o Faustino Pires,o Sérgio Ferreira,na realidade outro tipo de jogadores....

 
At 3:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A verdade é que o Aguilar foi o primeiro jogador PROFISSIONAL a jogar lá fora... apenas jogador de rugby a tempo inteiro e não estudante ou semi profissional...

 
At 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Segundo sei,o Sérgio Ferreira também foi PROFISSIONAL e num clube da 1ª divisão francesa,tendo perdido na final no parque dos principes,o Faustino Pires não sei se foi profissional,mas já recebia dinheiro,alias,pratica corrente em França há muitos anos.

 
At 8:01 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Creio que o Sérgio foi profissional no Grenoble.

 
At 8:05 da tarde, Blogger Rui Silva said...

1993: La finale perdue...

De cette époque des mammouths Grenoblois redoutés de tous, il ne reste que Willy Tao (qui jouait à l'époque au centre) et Coco ( Franck Corrihons ) A l'époque, le FCG était un des ténors incontesté du championnat francais. Après avoir barré la route au Stade Toulousain en quarts, et avoir gagné en prolongations au cours d'un match héroique contre Agen, le FCG s'inclinait en finale contre Castres 14-11 à cause d'une faute d'arbitrage monumentale... "Hold-up au parc" titraient les ...T-shirts.

 

Enviar um comentário

<< Home