:: Belenenses XV ::: Sugestão de leitura

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Sugestão de leitura



Livro: «Phil Bennet, The Autobiography»
Autor: Phil Bennet
Lingua: Inglês
Editor: Harper Collins
Edição Março de 2004 (Paperback)
Número de páginas: 326
Edição Ilustrada
Preço: desde 2.50 libras, através da Internet

Phil Bennett será para sempre uma das lendas do Rugby galês e mundial. Por mérito próprio, e porque teve a sorte de alinhar em várias equipas recheadas de excelentes jogadores (Gales, Barbarians e Lions), Bennett é um daqueles nomes que todos conhecem, mesmo quando não sabem muito bem quem foi e qual a sua real contribuição para o jogo.

Eu confesso que antes de ler a sua autobiografia apenas conhecia os episódios em que esteve envolvido nas Tours dos Lions (Nova Zelândia e África do Sul) e o magnífico jogo que realizou frente aos All-Blacks (Cardiff, 1973). Hoje sei algo mais sobre este magistral médio-abertura, que alinhou pela legendária equipa de Llanelli, e que esteve envolvido nas primeiras polémicas em torno do profissionalismo na «Union».

O livro não é uma obra prima, mas é muito agradável e de fácil leitura. Os capítulos vão-se sucedendo e Bennett dá-se a conhecer de uma forma bastante interessante para todos aqueles que se apaixonaram no passado (e se apaixonam na actualidade) pela Golden Era do Rugby galês.

Recomendo vivamente.

Em suma:

Qualidade geral do Livro: * * * * (4)
Qualidade do texto: * * * * (4)
Qualidade das imagens: * * * (3)
Interesse histórico: * * * * * (5)
Interesse para a compreensão actual do Rugby: * * * * (4)
Qualidade da edição: * * * (3)
Relação qualidade/preço: * * * * * (5)