:: Belenenses XV ::: Tem a palavra o leitor!...

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Tem a palavra o leitor!...

Não... não será mais um inquérito para o jogador do ano, nem para o XV do ano, nem nada que mexa com a «clubite» que infelizmente vai reinando no desporto luso - o Rugby não é excepção -, a qual é muitas vezes confundida com o clubismo (sentimento de paixão e entrega ao emblema que é o do nosso coração, e que tudo tem de positivo!).

O que eu gostaria de ver aqui era respostas à seguinte questão: «Que medidas julga ser necessário tomar para revitalizar a prova máxima do Rugby masculino senior?».

A caixa de comentários encontra-se à distância de um «clique», e todos os contributos são válidos. Venham as vossas sugestões.


Legenda: Bancadas vazias em mais um jogo do escalão principal do Rugby português... Uma constante nos jogos da Divisão de Honra.

20 Comments:

At 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://www.fpr.pt/noticias/noticia.asp?id=6116&id2=5

Espero que todos os estudantes/atletas, que não façam parte do projecto "França 2007", estejam disponíveis para integrar este projecto.

Lembro que na variante de 7, Portugal vai acolher o Mundial Universitário no Porto.

 
At 6:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O principal problema prende-se com a constante sobreposiçao dos jogos da divisao de honra. Infelizmente sabemos que quem assiste aos jogos ainda sao as pessoas de dentro do rugby e os jogadores tentam multiplicar-se para ver os jogos das outras equipas. É de louvar que no direito-agronomia com os termometros a registarem 2 graus e sendo o jogo às 20:30 a assistencia tenha sido das maiores que alguma vez vi em jogos da divisão de honra.
Com este panorama acho que talvez a soluçao passe por fazer 1 dos jogos na 6ª feira à noite, dois no sábado (o 1º às 14h e o 2º às 18h) e o 4º jogo ficava para Domingo.Assim talvez já houvesse mais público(julgo eu).Depois acho que os clubes têm a responsabilidade de organizar "eventos" que cativem o público antes e no intervalo dos jogos.Estes "eventos" poderiam ser desde sorteios a mil outras coisas desde que fossem apelativas.
A distribuição de "flyers" na semana antes do jogo também era uma opção para atraiar mais publico de fora.

 
At 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar, temos que garantir os meios de comunicação social. É essencial garantir uma cobertura jornalística idêntica à do "O Jogo". Por exemplo, com o novo diário desportivo, gratuito, é fulcral que o rugby esteja diariamente presente. Entrevistas, resultados, crónicas, etc.

Passa, igualmente, por garantir um directo semanal na RTP2. Só assim poderemos criar mais curiosos e quem sabe futuros espectadores.

Enfim, foi só uma rápida reflexão! (Desta vez não quis chatear o Rui com o Mundial Universitário).

 
At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como vai ser a se3lecção de jogadores para o mundial universitário? há treinador definido? a observação vai ser no universitário ou federado? realmente termos uma selecção universitária e sobre ela a única coisa que se sabe é que convidada para o campeonato do mundo...precisamos de informação

 
At 6:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A observação vai ser no Federado.

Lembro que só existe um campeonato universitário e é em Lisboa!

Como tal, a única observação possível é o federado!

 
At 7:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e já se sabe quem é o treinador?

 
At 7:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quantos atletas do Belém são estudantes universitários?

 
At 8:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Direito vs Agronomia, esteve bastante assistencia mesmo com 2 graus porque era um jogo extremamente interessante o bicampeao Nacional que esta numa fase de declineo ( com algumas lesoes) e uma Agronomia bastante forte, decidida a este ano ganhar o título, mas se o jogo fosse no dia seguinte sabado á tarde duvido que nao tivesse tanta assistencia ou mais. Este sabado no Belem X Agronomia tambem vai ter bastante publico.

 
At 8:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No comentario anterior quero dizer que o jogo teria tanta assistencia ou mais do que na sexta, mais as condiçoes climatericas nao contribuiram muito porque quem gosta verdeiramente de Rugby iria ver aquele jogo independentemente do seu clube

 
At 8:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

NAs escolas primárias e secundárias acho bastante importante que seja divulgado o rugby a começar por nao se usar bolas de futebol americano a "fingir" que sao de rugby.
Ainda ha mt gente que nao sabe a diferença mais facil entre os dois desportos e raros sabem que Portugal está a 2 passos de se qualificar para o Mundial.
Acho que os professores de educação fisica deviam puxar mais por isso e presumo que haja alguns no mundo do rugby, portanto TOCA A TRABALHAR!

Acho que como o jornal O Jogo , tem que haver mais jornais a fazer coberturas dos jogos.

Acho que nao se pode deixar fugir o programa AREA de Ensaio pois acho que fez um grande trabalho nao so para o conhecimento dos praticantes e apoiantes do rugby, mas tb para aqueles que nao conhecem...

 
At 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o programa area de ensaio vai para o ar este ano?era muito importante

 
At 10:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema da sobreposição dos jogos é em minha opiniao a maior razao da falta de publico...pq não em vez de sobrepor os jogos dos seniores tentar,na medida do possivel,conciliar os jogos das camadas jovens(e falo desde os torneios de benjamins e infantis ao campeonato de juniores)com os jogos de seniores de forma a q pais e estes jogadores mais jovens criem um habito de acompanhamento do nosso campeonato principal,começando já desde miudos a ganhar admiração pelas principais equipas dos seus clubes e a ganhar tambem a ambição de um dia poderem jogar ao mais alto nivel...

 
At 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

talvez conseguir a atenção da televisão, anunciar por via net/fans da modalidade/cartazes previamente os jogos.
como já referido conciliar os jogos de outros escaloes mais baixos, para boas tardes de rugby.
Acima de tudo Televisao!

Pedro Lima

AAC Rugby

 
At 11:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Eu creio que a questão da concentração de jogos dos diversos escalões é importante. Creio que a divulgação é ainda mais importante, e que a TV pode aqui desempenhar um papel fundamental... na atracção de mais público «leigo» ao Rugby.

Esta é aliás a questão chave para mim: o Rugby tem de se abrir a TODOS. Tem de ter público que nunca jogou Rugby (como eu!), mas que se apaixonou pela modalidade.

Enquanto forem só os do costume... ficaremos contentes com assistências como a da final do ano passado... Boa para o Rugby... Paupérrima para outras modalidades.

 
At 1:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião o Rugby precisa urgentemente de cativar no novos públicos.

É importante lembrar as raízes do Rugby - o campeonato Universitário - E também apoiar novos jogadores e desenvolverem-se.

Mas o Rugby tem de fazer uma aposta forte em termos de imagem, lembro-vos o excelente programa "Área de Ensaio" que infelizmente não teve o destaque que merecia, talvez convencer os responsáveis dos programas tipo Grande Reportagem a falar das Equipas Nacionais e até quem sabe convencer o José Hermano Saraiva a documentar a história do Rugby Luso....

A presença nos periódicos desportivos tem de ser constante, mas não podemos apenas ter destaque quando há jogo. Falta toda uma componente social neste jogo, o de envolver as massas e de cosneguir movimenta-las.

É importante junto do Ministério da Educação conseguir transformar o Rugby em modalidade obrigatória, os invés de deixa-la manter-se como opcional. Isto considerando que o previso é o Bitoque .

Falta talvez uma política de expansão, criar novas equipas em áreas geográficas do nosso país e acompanhar o crescimento demográfico.

Para o desenvolvimento da realidade actual os primeiros passos deveriam ser no sentido de melhorar a nossa arbitragem, desenvolver o leque de seleccionáveis e melhoria global das instalações dos clubes - O resto vem por acréscimo.

 
At 2:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E que tal bons jogos de rugby? E que tal bons treinadores?

 
At 3:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

essa boca era para o sérgio ferreira!?? lol

... o treinador azul e encarnado!

 
At 5:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por acaso não. Nem sei quem seja essa pessoa. Refiro-me à generalidade dos treinadores portugueses. Péssimos! Mentalidade "tacanha", deficiente utilização do pouco tempo que têm com os jogadores, demasiado teóricos e liricos, demasiado preocupados com assuntos secundários do treino, fraquissima capacidade motivadora, péssima capacidade de mobilização e gestão dos seus recursos humanos, etc. Repito: a generalidade!

 
At 12:52 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

treinos estáticos, sem qualquer tranfer para o jogo... ruck, maul, touch, melleé... e como é q se joga. Organização defensiva e ofensiva e a tomada de decisão? treinos copiados às equipas seniores ou à nova zelândia sem sequer terem uma adaptação ao escalão. Treinos sem objectivos, sem um fio condutor...

concordo com o comentário do zéca.

 
At 11:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E eu concordo perfeitamente com o desenvolvimento que fez ao meu comentário, Afonso!

 

Enviar um comentário

<< Home