:: Belenenses XV ::: Uma excelente notícia para o Rugby

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Uma excelente notícia para o Rugby

O Clube de Futebol «Os Belenenses» anunciou este final de tarde a adjudicação da construção de um novo relvado sintético, que irá substituir o antigo piso artificial do campo n.º3, há muito sem condições para a prática desportiva de competição. O campo, que era fundamentalmente utilizado pelo futebol juvenil do clube, será modernizado e o piso a colocar será dos mais modernos do mercado.

Trata-se pois de uma excelente notícia para o Rugby azul e nacional, já que a existência de mais um relvado (sintético) no Complexo do Restelo permitirá às equipas de Rugby intensificar a utilização dos campos na «casa de todos os Belenenses».

O campo não tem dimensões que permitam a realizam de jogos oficiais de escalões competitivos, mas o simples facto do clube passar a dispôr de um sintético de qualidade abre a perspectiva das suas equipas junior e senior passarem a realizar mais um treino de campo por semana...

Eis a notícia publicada no Portal Oficial do clube.

38 Comments:

At 10:31 da tarde, Blogger Rui Silva said...

No plano nacional esta notícia poderá significar um aumento do n.º de praticantes - já por si bastante significativo - de Rugby no Belém... O Belém continua a investir, mesmo com as grandes dificuldades que o clube atravessa, na formação de mais e melhores jogadores e homens.

 
At 11:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excelente noticia! mas atençao que sintético é bastante diferente de ter um campo verdadeiro... os treinos terão de ser orientados com atenção ao piso...

 
At 12:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rui sabes que canal é que vai transmitir os jogos das VI nações?

abraço

 
At 12:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rui sabes que canal é que vai transmitir os jogos das VI nações?

abraço

 
At 1:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

TORNEIO DAS 6 NAÇÕES

DIA 3:

13:30 ITÁLIA X FRANÇA – DIRECTO SPORT TV 1

16:00 INGLATERRA X ESCÓCIA – DIRECTO SPORT TV 1

DIA 4:

17:20 PAIS DE GALES X IRLANDA SPORT TV 2

23:20 RESUMO 1ª JORNADA SPORT TV 2

DIA 10:

17:00 ESCÓCIA X PAIS DE GALES SPORT TV 2

23:20 INGLATERRA X ITÁLIA SPORT TV 2

DIA 11:

15:00 IRLANDA X FRANÇA – DIRECTO SPORT TV 2

 
At 1:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Marrocos - Portugal vai dar nalguma TV?

 
At 2:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

na aljazeera

 
At 1:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

qualquer dia só jogamos em sintécticos...para alem de ser perigoso em termos de lesoes alternar entre o sintectico e o relvado

 
At 1:37 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Ninguém leu o texto?????

«O campo não tem dimensões que permitam a realizam de jogos oficiais de escalões competitivos, mas o simples facto do clube passar a dispôr de um sintético de qualidade abre a perspectiva das suas equipas junior e senior passarem a realizar mais um treino de campo por semana...»

NÃO É UM CAMPO PARA JOGO, mas apenas para TREINO.

Os jogos continuarão a ser disputados no relvado NATURAL 2 do Restelo.

 
At 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"na aljazeera "

eu vi o Geórgia - Portugal e não foi na Caucasian TV....

 
At 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"para alem de ser perigoso em termos de lesoes alternar entre o sintectico e o relvado"

Onde é que isso está escrito? Comentários como esse exigem no mínimo referência bibliográfica.

Os campos de relva artificial são o caminho do futuro! Água que se poupa, campos 100% disponíveis, etc.
Deixem-se de preconceitos! O próximo vai ser o CDUP...

JM

 
At 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi a pior invençao do homem relvados sintecticos! para futebol tudo bem que eles nem só tocam no relvado com os pitons, mas para nós do rugby é o pior, giro e jogar na lama e terra e sairmos de la todos sujos é uma grande carateristica do raguebi aos poucos e poucos estao a acabar com ele. Sigam o exemplo de agronomia!

 
At 5:51 da tarde, Blogger Rui Silva said...

É absolutamente inacredotável, meus amigos... desculpem o desabafo! O Belenenses encontra-se apostado em melhorar as condições de treino para os seus atletas de Rugby, em especial para as escolas... e os comentários que aqui se vão somando - tirando um ou outro - são de reprovação. Leio até referências ao Rugby na lama... pelo amor de Deus... uma coisa é ser «giro», outra coisa é ser útil do ponto de vista competitivo. Pessoalmente prefiro boas condições de treino para a rapaziada belenense...

 
At 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Vasco,

Tem toda a razão, são pobres e mal agradecidos!

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O PORTUGAL-MARROCOS VAI DAR NA RTP 2?

abraço

 
At 6:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nem tanto ao mar nem tanto à terra!
ainda bem que o CFB pode melhorar as condições em que desenvolve os seus projectos, mas o sintético ser o futuro? Só por simplicidade e nada mais!
O problema é que os nossos Clubes quando têm um campo já dão Aleluias, mas isso é a nossa infeliz realidade. Daí olharem naturalmente para o piso sintético como uma solução, nada mais evidente! Mas...
Carecendo de referÊncia bibliográficas, parece razoável dizer que o piso sintético é mais traumático para articulações dos atletas que o relvado natural, nomeadamente nos jogadores mais pesados que existem no Rugby. A juntar a este problema ponho um muito prático, a mellée! Como é? Quando uma equipa é superior e empurra onde é que o piton cede? no terreno n é concerteza, portanto na articulação! Deveria recuar e tirar o pé, não é? Pois então é porque nunca jogaram no 5 da frente! Estamos só à espera do 1º caso grave, se é que já não existe!
O caminho fácil é o dos sintéticos e não tem problema se o seguirmos mas saibamos as consequências.
Estão apenas expostos algumas desvantagens, existem muitas mais.

Mas, força a todos os Clubes que desenvolvem o Rugby nacional, felizmente não existe só um caminho!

 
At 6:22 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Epá, mas escrevemos em chinês??? O campo é para TREINOS, porque NÃO TEM DIMENSÕES QUE PERMITAM JOGOS OFICIAIS! Repito: O CAMPO É PARA TREINOS!

Porra...

 
At 7:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

obrigado belem!!!!

 
At 8:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isto de campos sintecticos e chato para os jogos.
PF

 
At 9:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

rui e demais utilizadores da blogoesfera rugbystica queria so informar que ha um novo blog essencialmente de fotografias de agronomia. Nao é ofical mas pode ser interessante para verem fotos dos jogos contra as varias equipas. podem tambem comentar o que quiserem. o blog é www.agronomiafotos.blogspot.com
abroço

 
At 12:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Então desculpe caro Rui, é que para mim que não percebo chinês, o campo caso seja utilizado apenas em treinos (não em jogos) não causa lesões articulares nos jogadores, e como nos treinos não há treinos de mellée entaõ tudo bem! É que não tinha percebido a diferença

 
At 2:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acabo de ler um comentário num blog que não dá para acreditar: 1 jogador da selecção nacional de 7s a dizer que outro jogador que também foi convocado não devia ter sido escolhido. Diz o nome do outro, "explica" porque é que ele não devia lá estar, etc.

Podem vir a jogar lado a lado representando Portugal e o tipo permite-se dizer isto. Nem no futebol isto seria admitido. No wrestling, talvez.

 
At 10:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O fim da Heineken Cup??? Dinheiro fala mais alto....em todo o lado:
http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/rugby_union/6269979.stm

 
At 10:14 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Não vou perder mais tempo a falar sobre o assunto e só me arrependo de aqui ter escrito o que escrevi... Cada vez vai faltando mais a paciência pra bloggar...

Só para arrumar a questão do sintético:

A equipa senior do Belém treina 2 vezes por semana no estádio nacional. É lá que se encontra a máquina de mêlée do Belém (a qual é aliás usada também pelas selecções nacionais), e é na relva natural que o treino de mêlée é realizado.

O que o artificial poderá permitir é que o treino físico de 2ª feira (realizado no alcatrão e na pista de atletismo do campo principal do restelo) possa passar a ser feito no sintético, permitindo que em vez de apenas corrida e treino exclusivamente físico se treinem aspectos técnicos e tácticos.

Resumindo: 3 treinos semanais, 2 em relva natural e 1 em sintético.

Espero que o chinês esteja definitivamente traduzido.

 
At 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Há malta mesmo esquesitinha. Não tem um campo fixo para treinar, tem que andar com a casa às costas de um lado para o outro e quando se fala da possibilidade de treinarem em casa num sintético dizem que nao presta.... lesoes???? isso há em todo lado, seja relvado, pelado, sintectico alcatrao etc. Vejam a malta do cascais e do benfica que ao julgo treinam em sintectico e nao se queixam (pelo menos estao em casa). Ja agora esses malta que so treina em relva natural que diga qual o tamanho da relva que querem para que o clube consiga providenciar

 
At 3:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

2 cm

 
At 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tá inteligente a conversa...

 
At 4:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"cabo de ler um comentário num blog que não dá para acreditar: 1 jogador da selecção nacional de 7s a dizer que outro jogador que também foi convocado não devia ter sido escolhido. Diz o nome do outro, "explica" porque é que ele não devia lá estar, etc."

ONDE?!?!?

 
At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Vasco,
Não se enerve. Penso que o seu post foi perfeitamente bem entendido. De qualquer forma deu-se inicio a uma discussão bem interessante sobre campos sintéticos Vs campos naturais. Abraço e continuação de bom trabalho!

 
At 5:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tirando os entendidos em Chinês está aqui novamente o tema dos sintéticos!

Parece-me que nos pisos sintéticos existe um maior impacto sofrido ao nível da coluna lombar, sendo que o factor de absorção do sintético é inferior ao piso natural.

Ganha-se em termos de possibilidade de jogos com condições adversas, poupa-se na manutenção do campo (penso eu que não pesco nada destas manutenções)...Mas perde-se em termos de lesões.

O piso sintético, além de mais duro, é também mais propício a queimaduras de fricção. Talvez não fosse de todo mal pensado adaptar-se os equipamentos habitualmente utilizados em função do piso, já se adaptam os tipos de pitons mas infelizmente com vista a poupar nos custos de manutenção em primeiro lugar.

Uma questão que me passou pela cabeça é:

Qual o processo utilizado pela FPR, IRB para homologação dos campos de Rugby sintéticos? Será apenas as dimensões do campo, ou também existirão outras características que aos comuns mortais interesse conhecer?

 
At 5:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 5:49 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Existe regulamentação específica da IRB sobre o assunto:

http://www.irb.com/NR/rdonlyres/92095E3A-AC60-48E6-8828-7C2C2662AB55/0/sep05_Reg22.pdf

 
At 10:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Cada vez vai faltando mais a paciência pra bloggar..."

Caro Rui,

Este vosso blog faz falta ao nosso rugby, é útil, informa e promove a discussão. O revés está no abuso das mensagens destrutivas sob a capa do anonimáto, na falta de capacidade de enfrentar opiniões diferentes de modo civilizado. Enfim o Rui e o Afonso sabem bem das virtudes e das dores de manter um blog, conduzir um projecto etc, apenas deixo estas palavras para dar algum alento nesta fase tumultuosa. Continuem, se faz favor, o bom trabalho.

Quanto aos relvados sintéticos, no Cascais temos um sintético, há vozes a favor e vozes contra. Se não fôr regado queima, sem dúvida! Quanto às lesões, penso que é necessário fazer estudos sérios nesta matéria, já joguei em campos naturais bem duros, lembro-me de um Cascais vs Agronomia em juvenis no estátio nacional, relva só nos cantos do campo, nas semanas antes tinha chuvido imenso entretanto veio o calor e o terreno secou formando uma malha de sulcos, lembro-me da malta só fazer mauls, ninguém queria ir ao chão, se fossemos era para ficarmos estraçalhados! Quero apenas dizer que em certas circunstâncias o relvado natural pode apresentar-se muito duro, ou com buracos (casos de uso intensivo e pouca/deficiênte manutenção)situações que potenciam lesões. Por outro lado o sintético permite uma utilização intensiva. com um relvado natural não poderiamos ter o ritmo de jogos e treinos que temos em Cascais. Finalizando se apenas posso ter um campo, venha o sintético se puder ter 3 ou mais campos, relva natural pois claro!

Abraço
Miguel Carmo

 
At 11:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Vasco,

O IRB não impões dimensões mínimas para os campos, sejam eles de relva natural ou artifical.

Calculo que para provas com a RWC sejam estipuladas dimensões mínimas e q as federações possam, para uso interno, impor dimensões mínimas.

Em Portugal, a FPR impõe dimensões mínimas para os campeonatos? Se sim, quais são (incluindo as das áreas de validação)?

 
At 11:27 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Essa resposta n tem q ser dada por nós... a FPR deve ter alguma regulamentação.

 
At 11:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já alguém sabe quem são os 22 (24/25?) que vão mesmo a Marrocos?

Faltava saber quem era o 15 (a lista saltava do 14 para o 16) e li que o David Mateus, que estava na lista, se lesionou no fim de semana. Recuperou?

Curioso que qd a FPR recusou (e bem) q o jogo fosse deslocado de Casablanca para Safi, o IRB tentou conciliar as partes propondo q se fizesse só 1 jogo em França ou em Espanha. Os marroquinos aceitaram mas a FPR recusou (bem, outra vez, na minha opinião).

Ficou tudo como estava inicialmente acordado: 2 mãos com o 1º jogo em Casablanca.

Alguém sabe se alguma TV vai dar o jogo?

 
At 11:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Afonso,

Claro q não tem q ser dada por vós, mas se soubessem (eu não sei) não custava muito dizer.

A minha pergunta não tem nada a haver com aquela polémica toda q por aí andou. Mesmo q não existam em Portugal dimensões mínimas, o Belém pode utilizar o campo só para treinos.

 
At 10:43 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Creio que não existem dimensões mínimos (o que me parece uma falha dos regulamentos nacionais e internacionais, pois no limite os jogos podem ser realizados «num palmo de relvado»), mas é fácil fazer contas...

Área de ensaio - mínimo de 2x5 metros = 10 metros
2x22 metros = 44 metros
2x10 metros = 20 metros

10 + 44 + 20 = 74 metros.

Mais o espaço que se encontra entre os 22 e os 10 metros... 20 metros, por hipótese.

15x2 = 30 metros

74 + 30 = 104 metros.

Comprimento do campo = +/- 100 metros.

Largura = +/-70 metros.

 

Enviar um comentário

<< Home