:: Belenenses XV ::: O Blog segue dentro de momentos

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

O Blog segue dentro de momentos

É vasta a blogosfera dedicada ao desporto nacional. Nos últimos anos, por paixão ao Belenenses e ao Desporto (mais recentemente ao Rugby!), decidi envolver-me activamente neste meio virtual, utilizando o formato blog para dar mais força a um projecto que não apenas considero possível como essencial: o engrandecimento do Clube de Futebol «Os Belenenses».

Integrei, durante muito tempo, a equipa do Blog do Belenenses, juntamente com o Luciano Rodrigues e o Luis Vieira, dois companheiros desta e doutras lutas (como o site oficial e o jornal oficial do Belenenses). Colaborei ocasionalmente com o Blog CFBelenenses, então dinamizado pelo Pedro Lourenço. Assumi, praticamente sozinho, o Site Oficial do clube, e depois de ser substituído pelo Pedro, passei a colaborar com ele, escrevendo sobre o Rugby.

Criei o Rugby.com.sapo.pt e o Blog Rugby Azul, encerrado para dar origem a este, que mantenho juntamente com o Afonso Nogueira, um belenense que anda no mundo oval há muito mais tempo do que eu.

Isto para mim é, de certa forma, uma paixão. Assim, é com algum sentido de missão que vou escrevendo sobre aquilo que me desperta interesse no contexto do meu clube.

A chamado Blogosfera azul perdeu todavia muita da sua original inocência e honestidade. Hoje, nas dezenas de blogs excluivamente dedicados ao Belenenses, pouco se discute o clube, os seus problemas e os seus projectos. As caixas de comentários são usadas para discussões privadas, para ofensas mais ou menos generalizadas, para a promoção de candidatos, candidatos a candidatos e pseudo-candidatos aos mais diversos cargos dentro da estrutura azul.

A educação desapareceu, e com ela todo o meu interesse em participar quotidianamente na Blogesfera belenense.

Muito depois do «Boom» da Blogosfera azul surgiu, a miúde, a Blogesfera do Rugby português. Primeiro foi o Murinello - se não estou errado - e depois, pouco a pouco, alguns outros amantes da modalidade foram criando espaços que se destinavam sobretudo a alimentar a fome de informação que a comunidade oval lusitana ia revelando.

Foi interessante o início deste processo de expansão do Rugby neste meio. O site da FPR deixou de ser a referência (será que alguma vez o foi?) e as pessoas passaram a procurar nos blogs toda a informação acerca dos seus clubes, da selecção, das competições nacionais e até internacionais.

Devo dizer que acompanho com muito interesse a maior parte dos Blogs nacionais de Rugby. A título de exemplo, refiro o Blog do CDUL, que se distingue pela qualidade dos textos e das imagens. Ou o novíssimo Coisas de Rugby, que se vai enriquecendo com informação de grande utilidade sobre os jogos de vários escalões e provas nacionais!

Todavia, e tal como aconteceu com a Blogosfera azul, também os espaços virtuais de Rugby se estão a encher de má educação, falta de frontalidade e promoção do enxovalho. O anonimato dos comentários nem sequer é o mais grave... Grave mesmo é o conteúdo dos mesmos.

Um exemplo para que se perceba o que aqui refiro, retirado do interessante Blog Zé do Melão:

Anonymous said...
cala-te puta!
February 22, 2007 10:01 AM

Anonymous said...
puta foi quem te pos os cornos oh anormal!
February 22, 2007 11:41 AM

Anonymous said...
«Anônimo disse...
Mulheres ja jogam rugby?
volta lá pa cozinha sff »
A tua mae e o que??? um homem?
February 22, 2007 11:42 AM


Confesso que tudo isto me deixa um pouco triste, mas não surpreendido.

Assim, e porque me deixei de identificar com «isto», vou reduzir substancialmente as actualizações do BELENENSES15, limitando os posts às informações estritamente necessárias: datas de jogos, resultados, classificações, fichas de jogo, etc...

A quem me (nos) foi lendo ao longo destes meses o meu muito obrigado pela paciência. As crónicas dos jogos do Belém continuarão a ser publicadas no Site Oficial do Clube (em www.osbelenenses.com) bem como no Jornal do Belenenses.

Aqui... chega!

Etiquetas:

4 Comments:

At 9:24 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Rui,

Estamos em sintonia, eu há quase uma semana que não escrevo uma palavra no blog por ter estado longe de um computador durante 5 dias. Contudo desde 4º feira que tenho estado como espectador passivo, confesso que a vontade já não é a mesma, será que o que escrevo é lido e compreendido? será que quem lê merece o tempo que gasto/invisto a escrever? etc, etc, etc.

Não quero acabar de escrever no blog, pode ser que seja uma fase, de qualquer forma estou envolvido em mais projectos na blogosfera rugbystica:

Blog das Escolas de Rugby do Belenenses

Rugby do Belenenses sub17

e mais recentemente recebi um convite para participar no blog RUGBYGUÊS, um blog afastado da clubite e futebolite em que o rugby está a começar a cair.

http://rugbygues.blogspot.com/

dêem uma vista de olhos por lá

 
At 9:25 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Esqueci-me de dizer:

AMANHÃ TODOS AO ESTÁDIO DO RESTELO!

 
At 2:22 da tarde, Blogger miguel rodrigues said...

Caros Rui e Afonso,

Sempre vi o Belenenses 15 como um projecto dinamizador e congregador da causa Belenense e promotor da modalidade rugby tão pouco divulgada em Portugal e mal tratada pelos meios de comunicação. Foi uma pedrada no charco que provocou uma reacção em cadeia e hoje são dezenas de blogues, com os estilos mais diversos, que divulgam os seus clubes ou pura e simplesmente a modalidade. O blog do CDUL é uma reacção ao vosso bom trabalho.

Para mim uma das maiores virtudes dos blogues, e que provocam mais interesse nas pessoas são os comentários aos posts que colocamos: dão para rir, para nos irritarmos, para provocar, para responder a questões, apresentar propostas, etc. No etc. estão as barbaridades e os excessos de linguagem que algum pessoal gosta de utilizar anónimamente, é uma opção que eu respeito, mas quando acho exagerado, censuro (apago puro e simplesmente) é a minha opção que não prescindo de usar quando entendo. Uma vez escrevi um post sobre Portugal - Marrocos em que brincava com os festejos antes dos jogos, e apreceu um an´
onimo a mandar fazer a malinha de cartão e a desaparecer para Paris, fiquei todo enxofrado mas lá fui tentando responder, mas o diálogo estava a descambar, até que o tipo me chamou Miguel de Vasconcelos. Aí passei-me e apaguei o comentário e nunca mais tive qualquer comentário. Um dia preguei uma partida ao meu amigo Zé Maria Caupers e contei-lhe o que tinha feito perdido de gozo, ao que ele se denunciou como o anónimo que tinha andado a gozar comigo com a história da mala de cartão, chorei a rir com a sacanice dele. Enfim, tudo isto para desanuviar um pouco o vosso espírito e dizer-vos que respeito a vossa decisão mas não concordo nada com ela, pois só prejudicam o Belenenses de que tanto gostam e o rugby.

Um abraço

 
At 3:41 da tarde, Blogger Jose Maria Caupers said...

Rui e Afonso

Concordo com o Miguel ao mesmo tempo que percebo a v/ posição.

Este blog faz falta ao rugby!É escrito com isenção, é informativo, é escrito por pessoas que prezam e respeitam a modalidade.

Desistir devido ao que anónimos/cobardes escrevem é "falhar a placagem" que este v/ blog fazia à falta de informação que do site da FPR e deixar-nos a todos nós com menos um espaço onde 2nos podiamos juntar e discutir" coisas du rugby.

É claro que não é fácil conviver com os exemplos que o Rui deu ... ...mas que tal não deixar que eles nos incomodem? Uma pessoa que eu muito estimava tinha uma frase que considero um excelente principio de vida : "a mim só me chateia quem eu quero!"

Rui, não deixes que quem não merece te chateie e te faça parar com o escelente trabalho que tens desenvolvido!

Espero que reconsideres ... ...
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home