:: Belenenses XV ::: Campo: a questão fundamental

quarta-feira, abril 18, 2007

Campo: a questão fundamental

Já escrevi aqui centenas de linhas sobre a questão da não existência de um campo próprio para a secção de Rugby do Belenenses, e sobre o impacto negativo que isso tem no que diz respeito ao treino das suas equipas.

Esta questão não se restringe às limitações que impõe ao treino, e alarga-se aos momentos de competição. A equipa sénior já se viu obrigada a jogar fora de casa devido à sobreposição de compromissos do clube para o relvado n.º2 (exemplos: vs. CDUP em 2005/2006 e vs. Cascais em 2006/2007), e ainda há uma semana a equipa júnior foi ao Monsanto enfrentar o Direito (a pedido do Belenenses e devido a ausência de campo disponível), quando o sorteio havia ditado que o jogo se realizasse no Restelo...

Segundo o coordenador da secção, Manuel Costa, o número de praticantes no Belenenses subiu este ano 25%, e as escolas de Rugby estão verdadeiramente a «rebentar pelas costuras».


Legenda: o campo 2 do Restelo não chega para as encomendas, e o Rugby acaba por funcionar como bode expiatório das insuficiências do complexo azul. Muita gente acusa o Rugby azul de estragar um campo que quase não usa...

A equipa sénior treina apenas duas vezes por semana em relvado (no Estádio Nacional), dedicando a terceira sessão (a de 2ª feira) a trabalho físico no Restelo... devido a ausência de campo!

Este é pois um dos assuntos pendentes mais importantes que se colocam ao Rugby azul. Penso que chegámos o mais alto que podemos chegar nas actuais condições. Um salto qualitativo, que reforce a nossa posição de escola de excelência do Rugby luso, vai requerer mais meios e sobretudo um relvado natural exclusiva ou principalmente destinado à prática da modalidade.

Podemos contratar mais cinco argentinos, dois sul-africanos e até um internacional All-Black. Não estaremos a investir verdadeiramente na nossa capacidade competitiva duradoura... A questão de fundo é autonomizar o Rugby no que diz respeito a infra-estruturas.

A necessidade que a secção de Rugby do Belenenses tem de arranjar uma alternativa ao actual estado de coisas é agravada pela perspectiva de obras no Estádio Nacional. A completa remodelação dos campos de Rugby do Jamor, bem como das estruturas anexas (gabinetes, bancadas, etc...), exigirá certamente que os «Lobos» e as equipas do Belenenses deixem de usar o espaço durante um período mais ou menos prolongado. Onde treinaremos (e onde jogarão juniores e juvenis) durante todo esse tempo?

As respostas para este problema não podem consistir em projectos de médio/longo prazo. Precisamos de iniciar a temporada 2007/2008 com a questão dos campos senão resolvida, pela menos em vias de resolução!

O Belenenses, que ninguém tem dúvidas em colocar entras as três melhores (e maiores) escolas de Rugby de Portugal, pode entrar em colapso no contexto desta modalidade.

Perde o clube, sem dúvida! E perde também a modalidade.

Eu continuarei a escrever sobre o tema semana sim, semana sim, até que o clube, a sua secção e as entidades competentes se reunam no sentido de resolver EFECTIVAMENTE este problema.

Etiquetas: