:: Belenenses XV ::: «Contas de merceeiro»

segunda-feira, abril 16, 2007

«Contas de merceeiro»

A derrota de ontem, no Restelo, motivou os presentes a fazerem contas à vida, procurando compreender:

a) se ainda teríamos a mínima hipótese de chegar à Final Four, mediante a obtenção de duas vitórias com ponto bónus, e num cenário de derrotas dos nossos adversários mais directos, Benfica e CDUP.

b) encontrada a resposta para a primeira questão, perceber como qual a conjugação de resultados necessários para assegurar a 5ª posição da fase regular, recebendo assim no Restelo o 8º e último da prova, numa eliminatória de enorme importância.

Analisemos a situação actual da classificação:

4º CDUP – 33 pontos
5º Benfica – 24 pontos
6º Belenenses – 22 pontos
7º Técnico – 13 pontos

Conclusões a reter (corrijam-me se estiver errado):

a) Não é possível chegarmos ao 4º lugar, e é pouco provável (mas não impossível) sermos apanhados pelo Técnico.

b) O Benfica ainda pode alcançar o CDUP, mas a inconsistência de resultados dos homens da margem sul torna esse cenário pouco provável.

c) A segunda metade da tabela será assim marcada por duas «lutas»: Belenenses e Benfica por um lado, Técnico e Cascais por outro.

d) O Benfica leva vantagem sobre o Belém (2 pontos). O seu calendário até ao final da prova é o seguinte: vs. Cascais (em casa) e vs. Belenenses (no Restelo).

e) O Belém vai a Monsanto e recebe o Benfica.

f) Pode acontecer o Benfica assegurar o 5º lugar mesmo antes do jogo da derradeira jornada (vitória do Benfica e derrota do Belenenses). Por outro lado, o Belém pode ultrapassar a equipa encarnada mesmo antes de a receber em casa (derrota ou empate do Benfica, e vitória do Belém).

g) Caso a distância pontual entre as equipas, à partida para a 14ª jornada, for igual ou inferior a 5 pontos, tudo se decidirá no Restelo, no próximo dia 25 de Abril.

Independentemente da classificação da 2ª metade da tabela, o esquema de emparelhamento de equipas é o seguinte:

1ª Eliminatória

Jogo 1: 5º vs. 8º (em casa do 5º)
Jogo 2: 6º vs. 7º (em casa do 6º)

Se o campeonato terminasse agora seria:

Benfica vs. Cascais (Sobreda)
Belenenses vs. Técnico (Restelo)

2ª Eliminatória:

Jogo 3: Vencedor J1 vs. Vencedor J2
Jogo 4: Derrotado J1 vs. Derrotado J2

A equipa que sair derrotada do jogo 4, desce de Divisão (disputará a 1ª em 2007/2008), por troca com a Académica de Coimbra...

Esta forma de apuramento da descida será corrigida para o ano (desce o último do final da fase regular, sem o esquema de jogos a eliminar) mas para todos os efeitos, em 2006/2007 ainda se mantém o aberrante modelo (e aberrante não apenas no que respeita ao apuramento da descida, mas também à definição do Campeão) das eliminatórias.

O cenário de descida é, para os atletas do Belenenses, impensável... Mas deve ser encarado, para estarmos mais alerta! Malta: descer é uma hipótese real para qualquer uma das 4 equipas envolvidas nesta fase. Lembrem-se do Técnico, que em 2005/2006 foi 5º, e que discutiu «taco-a-taco» a descida com uma AAC que havia averbado 14 derrotas em 14 jogos.

Conhecer os perigos da situação que vivemos é meio caminho andado para os evitarmos.

A palavra de ordem para estas últimas 2 ou 3 semanas da época (depois de 5 ou 6 de Maio acabou-se a temporada de Rugby para a maioria de nós) é RESPONSABILIDADE. Fomos nós (nós todos, jogadores, técnicos, dirigentes e sócios/adeptos ausentes) quem criou esta situação embaraçosa e delicada. E somos nós quem tem de tirar o Belenenses de aflições.

Etiquetas: