:: Belenenses XV ::: Steve Thompson termina carreira

quinta-feira, abril 19, 2007

Steve Thompson termina carreira

A carreira de Steve Thompson chegou ao fim. Com apenas 28 anos de idade, o talonador da selecção inglesa (pela qual se sagrou aliás campeão do mundo), dos British & Irish Lions de 2005 e dos Northampton Saints, colocou um ponto final na sua carreira de jogador profissional de Rugby, na sequência de uma lesão grave no pescoço, que o levou à mesa de operações.



Thompson foi, para mim, um dos melhores talonadores dos últimos anos. A sua disponibilidade para o jogo e o seu grande carácter levaram-me a incluí-lo no meu XV de eleição de 2005, ano durante o qual alinhou – e bem! – pelos Lions, na malfadada Digressão à Nova Zelândia (acerca da qual estou a preparar um trabalho).

As suas excelentes condições físicas (1.87m e 115kg) colocam-no num patamar mais elevado relativamente à maioria dos jogadores que alinham com a camisola n.º2 (normalmente mais baixos e por vezes mais leves), e muitos consideram-no (apesar dos problemas na introdução da bola nos alinhamentos) como o melhor «hooker» da história do Rugby inglês.

Thompson alinhou ao lado de grandes nomes da 1ª linha britânica, como Jason Leonard ou Graham Rowntree, este último também recentemente retirado, desempenhando actualmente as funções de treinador de avançados dos Leicester Tigers.



A «reforma antecipada» de Thompson constitui pois uma péssima noticia para a ainda campeão mundial Inglaterra, bem como para os Saints.