:: Belenenses XV ::: «Estórias do Rugby»: o drama nos Andes

quarta-feira, agosto 09, 2006

«Estórias do Rugby»: o drama nos Andes

O contecimento é mundialmente conhecido, mas o facto dos seus protagonistas terem sido - na sua maioria - os membros de uma equipa de Rugby uruguaia é para muitos uma novidade. Refiro-me ao desastre do vôo 571 da Força Aérea do Uruguai, que se despenhou na cordilheira dos Andes - algures entre a Argetina e o Chile -, no dia 13 de Outubro de 1972.

Sobre o drama dos Andes, e dos 45 passageiros do referido vôo, existe um filme («Alive», de 1993, realizado por Frank Marshall), o qual retrata apenas uma parte do que se passou durante as semanas (mais de 3 meses...) de luta pela sobrevivência dos jogadores da equipa do Old Christian's Club, a mais de 7.000 metros de altitude.

A história está documentada, sobre ela existem muitos e bons websites que podem ser consultados (eis um exemplo). Também não nos alongaremos nos pormenores do drama de um grupo de jovens, jogadores de Rugby, que por circunstância desta vida tão imprevisível passaram por uma experiência traumática da qual muitos (39) não regressaram.

Aconselho ainda assim a leitura do artigo publicado na edição de Agosto da Revista «Rugby World» (páginas 72 a 76), reportagem realizada sobre o desastre com a colaboração do sobrevivente mais célebre, Nando Parrado, o qual acabou de editar um livro sobre a matéria.