:: Belenenses XV ::: Perspectivas para 2006/07 - os «pontas»

terça-feira, agosto 08, 2006

Perspectivas para 2006/07 - os «pontas»

Uma das armas mais fortes da equipa do Belenenses - quando funciona - é a sua linha de «três-quartos», uma das melhores do campeonato nacional. A linha de três quartos inclui dos «centros», de que já falámos em artigo anterior, e os pontas, que jogam com as camisolas n.º11 e n.º14.


Legenda: Nuno Garvão.

O Belenenses conta com algumas alternativas para as pontas da linha de «três-quartos», isto apesar do regresso a Buenos Aires de Emiliano Castagnet, jogador chegado em Dezembro para vestir a camisola n.º11 e que foi um dos melhores marcadores de ensaios da equipa (apesar de ter alinhado também noutras posições e de ter feito exibições algo irregulares).

Assim, os «pontas» que em ao que tudo indica permanecerão no Restelo em 2006/2007 são Sebastião Cunha (jogador polivalente que também alinha como 2ª e 3ª linha), David Mateus (que também pode fazer a posição de centro), Francisco Cunha, João Mirra
e Nuno Garvão. Todos estes atletas são internacionais A por Portugal (com excepção de Francisco Cunha), o que atesta acerca do seu valor físico e técnico.

Os pontas azuis realizaram uma boa época, mas foram várias as lesões e indisponibilidades que levaram a que, em fases decisivas da época, este sector não tivesse tido na equipa o peso que se esperava. Para além das lesões, alguns jogadores - como David Mateus e João Mirra - estiveram ausentes de alguns jogos importantes por se encontrarem ao serviço das selecções nacionais, facto que acabou por penalizar fortemente o Belenenses ao longo da temporada.

O bom desempenho dos «Lobos» no circuito mundial da IRB de 2005/2006 poderá trazer complicações ao Belenenses em 2006/2007, já que se coloca a hipótese de uma equipa nacional realizar todas as etapas do circuito... A linha de 3/4 azul será, com toda a certeza, afectada pela convocatória do seleccionador nacional, e o Belenenses deverá avaliar conveniente e atempadamente como suprir as eventuais (quase certas) faltas de jogadores como David Mateus e João Mirra, para além de Diogo Mateus.

Outros artigos da mesma série:

Perspectivas para 2006/07 - a 1ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - a 2ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - a 3ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - os «médios»
Perspectivas para 2006/07 - os «centros»