:: Belenenses XV ::: Leitura para férias...

sábado, agosto 12, 2006

Leitura para férias...

Costumo aproveitar as férias para ler alguns livros para os quais não tive, durante o ano, oportunidade ou disposição. Este verão levo na bagagem dois volumes inteiramente dedicados ao Rugby, muito diferentes entre si, mas igualmente interessantes.

O primeiro é o livro «A History of the Rugby World Cup», com prefácio de John Eales, o carismático capião australiano que levantou a Taça do Mundo em 1999. O livro está já desactualizado nas fichas dos jogos que inclui (todos os jogos de todos os campeonatos disputados), pois foi publicado em 2003, antes da última edição da prova, na Austrália. Mas o essencial da informação mantém-se actual: a história da actual IRB, a transição do Rugby amador para o Rugby profissional e o processo de tomada de decisão de criação de uma prova aberta a todas as nações com federações nacionais de Rugby.



O segundo é francês, e chama-se «Les exploits du XV de France (1911-2002)». Trata-se de uma publicação muito bem ilustrada, e com resumo dos principais jogos disputados pelos gauleses entre o longíquo ano de 1911 e 2002. Um excelente livro, escrito do ponto de vista gaulês (claro), mas que recorda aos mais novos - como eu - que o Rugby fancês não nasceu ontem e que desde o início do século XX que os azuis se batem por um lugar de honra entre as nações rugby. Hoje são a melhor selecção europeia e a segunda mundial, no ranking da IRB.



Apesar do preço não ser muito convidativo, os dois livros estão disponíveis no mercado nacional, e para quem ainda não tem (ou ainda não leu) aconselho vivamente.

Nota: na bagagem levo ainda a Rugby World de Setembro (que já está nas bancas...), onde se encontram duas referências aos Lobos (a propósito da Nations Cup e do apuramento para o mundial) e um artigo de comparação entre o fair-play no futebol e no Rugby, com especial destaque para a equipa lusa da bola redonda (ainda lhes estamos atravessados na garganta... azar!).

1 Comments:

At 6:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Menos de 9 libras no primeiro caso na Amazon UK.

Um abraco,
Jorge Braz

 

Enviar um comentário

<< Home