Mais árbitros em Portugal
Têm sido sucessivos os esforços levados a cabo pela FPR com vista ao aumento do número de praticantes da nossa modalidade. Existe um aumento efectivo de jogadores, mas … este aumento tem que ser acompanhado pelo acréscimo de infra-estruturas, treinadores, técnicos … e árbitros.
É um facto que ser árbitro significa ter um papel nada fácil, com exigências conhecidas por todos. Contudo está nas nossas mãos receber de uma forma mais cordial e cordata estes intervenientes no jogo, pois sem eles é mesmo mais difícil jogar.
Para além disso é urgente aumentar o número de árbitros em Portugal. Mas para isso é necessário que a FPR organize um curso de formação de árbitros. Faço então um apelo a todos (jogadores, treinadores, dirigentes, adeptos, etc) para se inscreverem no dito curso, nem que seja para conhecerem melhor as regras (Contem com a minha presença no curso!)
Sobre este assunto consultem um artigo recente publicado no Blog Rugby do Belém em REVISTA aqui.
6 Comments:
Francisco, já contactei a FPR duas vezes para saber quando será o próximo curso de árbitros. Já que, com 28 anos, é tarde para me iniciar na modalidade como jogador, posso fazer uso do meu tempo e gosto pelo Rugby apoiando a modalidade onde mais precisa actualmente: na arbitragem.
Acontece que não há cursos...
Pois foi por isso que escrevi este artigo!
Há uns rumores de que será em outubro, veremos!
(Rui o meu nome é Afonso - Francisco é o meu irmão)
LOL, desculpa! Sei bem que és Afonso, e nem sei como é que me saiu «Francisco». OLha, já agora manda-lhe um abraço! E para ti também.
Por falar em arbitros e na sua escassez....so por curiosidade, sabiam que ha portugueses a apitar no estrangeiro, vinculados a federacoes estrangeiras?
Nao sei qual o beneficio que isso tem para o rugby portugues em si, mas nao deixa de ser um facto curioso...
MM
Tenho o perfeito conhecimento desse facto, árbitros como o João Mourinha, Arsénio Tomás e outros são chamados para circuitos internacionais.
Mas também sei as condições que lhe são propostas para ir apitar a certos países. Não raras vezes apitam com a camisola de Espanha.
É a triste realidade portuguesa!
Ja para nao falar nos portugueses que vivem no estrangeiro e apitam nesses campeonatos, ouvi de dois casos pelo menos
MM
Enviar um comentário
<< Home