:: Belenenses XV ::: Perspectivas para 2006/2007 - o n.º15

quarta-feira, agosto 09, 2006

Perspectivas para 2006/2007 - o n.º15

A posição de «arrier» (n.º15) é aquela uma daquelas que, na minha opinião, mais deverá fazer pensar os dirigentes e técnicos azuis. O «arrier» é no Rugby moderno um jogador com múltiplas funções no jogo, que deve saber defender (ele, que é o mais recuado jogador da equipa), atacar e tomar decisões acerca do que fazer quando em posse de bola... e chutar aos postes!

É óbvio que em lei nenhuma do jogo está escrito que apenas o n.º15 pode chutar aos postes, e em múltiplas equipas essa situação nem sequer se coloca. A Nova Zelândia, actual n.º1 do Ranking, tem como chutador habitual o n.º10, Daniel Carter. A Austrália, na final do Campeonato do Mundo de 2003, apostou no 1º centro para os pontapés aos postes. Os Hurricanes, que estiveram na final do Super14 de 2005/2006, confiavam os pontapés ao seu médio-formação, Piri Weepu. No Rugby nacional existem também outros casos.

Mas como a tradição ainda é o que era, e no Belenenses a tarefa de rematar para obter pontos preciosos tem sido entregue ao camisola n.º15, Francisco Moreira. É certo que também Pedro Silva assgurou essa tarefa em algumas ocasiões, mas também já é conhecido que o ex-abertura azul vestirá a camisola verde do Cascais em 2006/2007, o que nos deixa com poucas alternativas...


Legenda: Francisco Moreira.

Moreira é um bom chutador... simplesmente é um chutador irregular. Por vezes... falta-lhe confiança, penso eu. Tanto mete uma boa junto à lateral como falha um pontapé frontal, aparentemente fácil. Por outro lado, jogou muito e bem à mão, e acabou realizar uma época bem positiva, ainda que marcada por uma lesão na fase inicial, que o impossibilitou de vencer a Supertaça, em Outubro.

Para a camisola 15 há duas soluções naturais: o próprio Francisco Moreira e João Mirra. O problema é que este último fará com grande probabilidade parte dos planos da FPR para o circuito da IRB, e o primeiro também costuma ser escolha para as equipas de sevens que disputam o circuito da FIRA.

Por outro lado, Moreira seria - na minha opinião - a melhor opção azul para a posição de médio-abertura (n.º10), deixando para Mirra a função de «arrier». Neste enredo, importa contar com Diogo Miranda, que embora muito jovem espreita uma oportunidade para mostrar serviço no XV azul. Haverá, nos juniores, mais alguém com talento e capacidade para integrar, já em 2006/2007, o planetl senior?

Outros artigos da mesma série:

Perspectivas para 2006/07 - a 1ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - a 2ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - a 3ª Linha
Perspectivas para 2006/07 - os «médios»
Perspectivas para 2006/07 - os «centros»
Perspectivas para 2006/07 - os «pontas»