:: Belenenses XV ::: Magners League (4ª jornada)

segunda-feira, setembro 25, 2006

Magners League (4ª jornada)



(Texto elaborado por Manuel Mourão, a quem desde já enviamos um forte agradecimento!)

A jornada deste fim de semana da Celtic League tinha como jogos principais Ulster vs Ospreys e Scarlets vs Leinster, ambos os jogos já mostraram um pouco mais de qualidade nesta prova, devido em parte à inclusão de muitos internacionais que vão ficando livres das Seleccões e começam então a ganhar tempo de jogo nas pernas.

Realce nesta altura para a boa forma da grande maioria de jogadores Galeses, prevendo um bom crescendo até aos Testes de Outono. Os Escoceses continuam a sua agonizante travessia de maus resultados e exibicões, enquanto a dúvida subsiste em relação aos dois grandes Irlandeses que tardam em colocar os seus melhores jogadores e por conseguinte a obter as devidas exibições e pontos.

Ulster, 43 - Ospreys, 7

Assistência: 10.800

Destaque da jornada, jogo entre as duas equipas que em teoria, e por diversos motivos são consideradas as favoritas aos dois lugares de topo nesta competição.

Ulster a jogar em casa pode-se dizer que, em relação a jogadores disponíveis, se apresentou em quase máxima força, com muitos dos seus internacionais a jogarem de início. Os Ospreys, com grande profundidade de plantel também se apresentaram com um XV inicial de boa categoria, mas que cedo acusou o grande numero de jogos deste início de epoca (4 em pouco mais de uma semana) e viria a sofrer um verdadeiro colapso, perante uns avançados do Ulster fortíssimos, assim como um meio campo e linha de defesas bastante inspirada, com destaque para o formação Isaac Boss (Man of the Match) e Paul Steinmetz (1 internacionalização pelos All Black).

Na realidade o jogo até comecou bem para os Galeses que mostraram muita vontade concretizada num ensaio que começou com um passe do antigo All Black Justin Marshall para Gavin Henson entrar pelo espaço aberto e finalmente oferecer a bola a Byrne para o ensaio, que foi convertido e marcou os pontos finais dos Ospreys. A partir daí só deu Ulster, com os Galeses em declínio, sem grande orientação, com um Gavin Henson a jogar a Abertura completamente desinspirado. No fundo resume-se ao facto de sem grande exuberância Ulster fez o básico bem (formações e alinhamentos)
enquanto os Ospreys não, fazendo muitos erros, que aos poucos e com paciência foram sendo aproveitados para construir o resultado volumoso.

Nota Positiva: Ulster conquista um ponto de bónus num jogo com um adversário directo (4 ensaios).

Nota Negativa: Gavin Henson continua a ser um alvo favorito de marcações cerradas, ainda não encontrou a forma de há uns anos e Stephen Jones não precisa de se preocupar com esta concorrência à camisola 10 de Gales.

Llanelli Scarlets, 33 - Leinster, 21

Assistencia: 6.700


Legenda: Os Leinster tentaram parar os galeses, sem sucesso (Créditos: Site oficial dos Llaneli Scarlets/Arquivo).

Outro jogo de interesse pois os Galeses se vencessem, o que fizeram, passariam para o primeiro lugar da Celtic League. Enquanto os Scarlets contaram com muitas das suas estrelas, Dwayne Peel e Stephen Jones num meio campo de luxo (que é o da Selecção Galesa) os Irlandeses continuam sem os seus grandes nomes. De qualquer das formas foi um jogo agradável de seguir, nos primeiros 15 mins diabólicos os Scarlets marcaram 4 (!!) ensaios metendo logo ali no bolso o ponto de bónus. Os Irlandeses lançaram uma réplica muito boa, com excelente prestação do seu novo médio de formação (Chris Withaker, ex-internacional Australiano) assim como de Felipe Contepomi, muito regular a marcar o tempo das investidas constantes da sua equipa. O interesse foi sempre de saber até onde Leinster conseguia recuperar, e verdade seja dita mantiveram a assitência na expectativa até ao fim pois conseguiram 3 ensaios e quase que estiveram a obter o ponto de bónus tambem devido a diferença de pontos.

Ainda não foi desta que Leinster conseguiu mostrar solidez suficiente para ser candidato levado a sério nesta competição.

Nota positiva: Os primeiros quinze minutos dos Scarlets, com muita dinâmica e entrosamento, com um pack a apresentar muita bola jogável à sua defesa.

Nota negativa: Lesão de Dwayne Peel, foi substituído e ainda não se sabe a gravidade mas pode correr o risco de falhar os Testes de Outono pela Selecção Galesa. Se assim for, uma baixa de vulto.

Restantes jogos

O resto da Jornada Connacht e Edimburgo empataram 22-22 com a equipa da Província de desenvolvimento Irlandesa a segurar os pontos já mesmo no fim, e a mostrar que a sua alma continua a fazer com que sejam uma equipa chata de bater.

A jogar em casa na Escócia Border Reivers continua a má prestação ao perder com Newport-Gwent Dragons por 8-20 num jogo desinteressante marcado por muito mau tempo.

Realce ainda para a vitória dos Cardiff Blues em casa (a sétima consecutiva em casa) por 27-9 frente a uns valorosos Glasgow Warriors que lutaram muito mas foram incapazes de contrariar a boa forma dos Galeses, com especial destaque para Ben Blair (1 ensaio, 3 conversoes e 2 penaltis "Man of the Match") e boas prestacoes de nomes conhecidos como Tom Shanklin, Martyn Williams e Xavier Rush.

Classificação:

1. Llanelli Scarlets - 19 pts.
2. Ulster - 15 pts.
3. Ospreys - 13 pts.
4. Edinburgh Gunners - 11 pts.
5. Cardiff Blues - 10 pts.
6. Dragons - 10 pts.
7. Connacht - 10 pts.
8. Leinster - 5 pts.
9. Glasgow Warriors - 5 pts.
10. Munster - 4 pts.
11. Border Reivers - 1 pt.

Destaque para o próximo fim de semana derby Irlandês Munster vs Ulster.

6 Comments:

At 3:38 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Reiterando o agradecimento ao Manuel Mourão, duas questões:

- Porque razão o Gavin Henson jogou a «abertura» quando existe na equipa dos Ospreys uma alternativa real para a posição, apontada por muitos galeses como o verdadeiro sucessor de Barry John (refiro-me a James Hook)?

- Interessante a boa exibição do abertura argentino da equipa de Leinster. O último jogo que vi dele foi... um pesadelo. Aquela meia-final da Heineken Cup, contra os rivais de Munster, será a eterna pedra no sapato do Felipe Contepomi.

Para acabar, tenho muita pena que as equipas escocesas tardem em aparecer (fico com dúvidas relativamente aos jogos da selecção, no Outono...) e que o pequeno Dwayne Peel se tenha lesionado com gravidade... Se não recuperar será baixa de peso.

 
At 6:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Resolvidos os problemas técnicos com o ficheiro de som, já podem ouvir as declarações dos Prof.Tomaz Morais no post anterior, ou simplesmente usando o link:

http://belenensesxv.com.sapo.pt/tomaz_morais.wav

 
At 6:41 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Resolvidos os problemas técnicos que nos afectaram durante o dia, podem ouvir o ficheiro audio com as declarações do Prof. Tomaz Morais no post de baixo ou usando o link directo:

http://belenensesxv.com.sapo.pt/tomaz_morais.wav

 
At 9:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui Vasco, em resposta as suas questoes
1). James Hook jogou...mas a 1 centro...ou seja trocaram as suas posicoes naturais...talvez experiencias, nao e pouco comum os Ospreys fazerem destas na Celtic League
2). Contepomi (o Felipe) teve no ano passado uma epoca de Ouro, com excepcao dessa malfadada partida das meias finais, onde Munster sabendo da sua influencia e da grande epoca o marcou desde inicio de uma forma ate provocadora, que o fez perder a calma e destrui por completo o seu jogo, e o do Leinster. Sem duvida uma manobra tactica muito falada na altura que deu os seus frutos. O Argentino esta a meu ver entre os Top 3 Aberturas do Mundo e esperem pelo Campeonato do Mundo para o confirmarem, se nao houver lesoes pois claro.
MM

 
At 10:16 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Ok, MM. Também me parece que aquele jogo do Contepomi foi de facto uma excepção, e que ele é um abertura dotado, que ainda por cima chuta aos postes de qualquer parte do campo.

Sobre o James Hook, vou tentar acompanhar a temporada dele. Parece que, muito mais do que o Henson, será ele o sucessor para a camisola 10 dos galeses.

A propósito do Henson, já leu a Rugby World de Outubro? O rapaz não tem emenda...

Informação sobre o apuramento para o Mundial: a Rússia foi à Ucrânia vencer por 25-11. Nada que não fosse previsível!

Mais em http://www.rugbyworldcup.com/EN/RWC+Qualifying/News/060925+SL+africa+roundup.htm

 
At 12:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Segundo o site da FIRA os selecção nacional de sub20 perdeu com a Alemanha 31-13. Ao que parece ao intervalo estava 10-6 a favor dos alemães.

 

Enviar um comentário

<< Home