:: Belenenses XV ::: XV do Presidente vence Oxford (19-17)

domingo, setembro 24, 2006

XV do Presidente vence Oxford (19-17)

O chamado «XV do Presidente» venceu esta tarde a formação universitária de Oxford (os «Oxford Blues») por 19-17, num jogo marcado por muita luta e confronto entre os blocos avançados. O XV português bateu-se com valentia, e não obstante o nível do seu jogo não ter sido o melhor, a equipa parte para a fase final de preparação para a 5ª ronda de apuramento do Mundial com uma vitória sobre um conjunto difícil e... com renovada confiança.

Breve síntese da partida

A chuva não ajudou ao espectáculo nem à mobilização dos amantes da modalidade, e o jogo valeu sobretudo pela vontade que as equipas demonstraram em vencer este encontro amigável (o qual por vezes de amigável teve pouco...).


Legenda: Luís Pissarra actuou de início na sua posição habitual de «médio-formação».

Entrou melhor a equipa nacional, que à passagem dos 15 minutos já vencia por 13-0, fruto de duas penalidades e um ensaio (debaixo dos postes) convertido pelo pé de Duarte Pinto.

O jogo era disputado em grande medida pelos packs avançados das duas equipas, que lutaram muito pela posse da bola. Os portugueses pareceram mais «frescos» no primeiro tempo, e obrigaram o XV inglês a optar por um estilo de jogo mais destrutivo do que construtivo. Ainda assim, e já depois de Pedro Cabral ter saído lesionado, os azuis alcançaram o segundo ensaio da tarde (e o seu primeiro), convertido pelo australiano Joe Roff (n.º13, na partida desta tarde).

O intervalo chegava com Portugal em vantagem por 13-7.


Legenda: Avançados portugueses suaram no segundo tempo para segurar o poderoso pack da equipa de Oxford.

O segundo tempo iniciou com uma penalidade a favor dos portugueses (16-7) e, logo em seguida, dois ensaios ingleses (ambos sem conversão), o que colocava a equipa de Oxford na frente do marcador (16-17). Registe-se que, nesta fase do encontro, o árbitro João Mourinha mostrou o cartão amarelo ao flanqueador João Uva por pisar um adversário no ruck, critério que não aplicou de forma coerente, já que os britânicos usaram e abusaram dos «pitons» das suas botas durante a etapa complementar.

Perto do final, uma falta perto dos 22 metros defensivos da equipa de Oxford permitiu ao «advogado» Pedro Leal chutar para a vitória (19-17), garantindo ao XV do Presidente um precioso triunfo (o primeiro em quatro jogos disputados), que reconforta o grupo de trabalho nacional, após três derrotas na Digressão sul-americana do início do mês.

O resultado acaba por reflectir uma melhor prestação da equipa portuguesa (pese embora os ingleses tenham sido dominadores em alguns períodos do segundo tempo), mas não esconde algumas debilidades do XV nacional, nomeadamente ao nível do jogo ofensivo.

Os jogadores belenenses que actuaram pelo XV do Presidente esta tarde foram: Diogo Mateus, David Mateus, Manuel Mata Pereira, Cristian Spachuk, João Uva e Sebastião Cunha.

«Mais importante do que exibição foi ganhar»

O seleccionador nacional Tomaz Morais, numa análise final ao jogo, referiu que a equipa se encontrava sob alguma pressão depois das três derrotas consecutivas na Argetina/Uruguai, e valorizou o resultado, que servirá de motivação extra para o grupo de trabalho.

Para ouvir as declarações de Tomaz Morais clique aqui.

Diogo Mateus: situação por definir

O nosso Blog chegou igualmente à fala com o belenense Diogo Mateus, a propósito da sua possível transferência para Munster.


Legenda: Diogo Mateus, rodeado pelos «gigantes» ingleses.

O «1º centro» da equipa do Restelo referiu que a situação ainda não se encontra definida, já que o emblema irlandês ainda não confirmou o interesse na sua contratação, nem o jogador viu garantidas todas as condições de que necessita para rumar ao estrangeiro e a duas das mais competitivas provas do Rugby europeu: a Celtic League e a Heineken Cup.

Joe Roff «mal-humorado»

É certo que o jogo não lhe correu de feição, e que a pressão sobre os seus ombros deve ser enorme, já que ostenta (por mérito próprio) o estatuto de campeão do mundo de Rugby (1999, ao serviço dos Wallabies). Não creio todavia que, após um jogo amigável contra a equipa nacional, houvesse motivo para tamanha (aparente) falta de disposição...

Roff falhou alguns pontapés aos postes que poderiam ter garantido a vitória para a turma de Oxford, e no final da partida mostrou-se indisponível para aceder às solicitações dos «miúdos» do Belas, que o assediavam em busca do precioso autógrafo.


Legenda: Joe Roff, campeão do mundo pelos Wallabies e ex-jogador dos ACT Brumbies (antigo Super-12).

Bem mais simpáticos estavam os atletas e técnicos nacionais, que não regatearam dois dedos de conversa com os presentes, fazendo igualmente felizes os jovens jogadores que de caneta em riste pediam a assinatura dos seus «ídolos» lusos.

11 Comments:

At 7:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu sei que é pedir demasiado, mas não conseguem saber nada sobre o Diogo Mateus e o Munster?

 
At 7:50 da tarde, Blogger Afonso Nogueira said...

Não está completamente confirmado mas tudo aponta para a saída dele do belenenses em direcção ao munster, brevemente publicaremos mais informações.

 
At 8:13 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caros amigos

Falei esta tarde com o Diogo, e quando publicar a reportagem do jogo da selecção escreverei sobre o assunto. No entanto, e para que não fiquem na expectativa, adianto que segundo o Diogo ainda nada está definido.

Retomo o tema mais logo, quando chegar a casa para escrever sobre o encontro.

 
At 10:36 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Apenas um pequeno comentário para referir que há uma contradição entre a minha descrição do jogo e aquela que o Oxford publica no seu site (http://www.ourfc.org/). Sinceramente, é possível que Portugal tenha chegado ao 10-0 (e não aos 13-0 como refiro). Não tirei apontamentos e fiz a crónica «de memória»... pode ter falhado!

 
At 12:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Grande trabalho! Parabéns!

 
At 9:45 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Caros amigos

Esta manhã, e depois de chegar ao trabalho, apercebi-me de que a generalidade dos computadores não estão munidos de software que lhes permita «ler» o ficheiro de voz com as declarações do seleccionador nacional, Tomaz Morais.

Prometo converter o ficheiro logo à noite, para que todos possam ouvir as declarações do técnico nacional, relativas ao jogo de ontem.

Para já ficam as minhas desculpas, mas em minha casa consigo ouvir o ficheiro...

 
At 5:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui, achas que consegues pôr o quinze titular do jogo de ontem contra os "Oxford Blues"?

Um bem haja!

 
At 6:10 da tarde, Blogger Rui Silva said...

1. Joaquim Ferreia
2. João Correia
3. Cristian Spachuk
4. Marcelo d'Orey
5. Mata Pereira
6. Tiago Girão
7. não me recordo...
8. Vasco Uva
9. Pissarra
10. Duarte Pinto
11. Pedro Carvalho
12. Diogo Mateus
13. M.Portela
14. Adérito Esteves
15. Pedro Cabral

 
At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

7 talvez paulo murinello?

 
At 8:12 da tarde, Blogger Rui Silva said...

É possível... tenho uma foto do 7, um pouco ao longe, mas com cabelo «rapado» e sem barba... A última vez que vi o Murinello tinha cabela q.b. e barba. LOL

Não sei... com franqueza.

 
At 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O número 7 foi de facto o Paulo Murinello. Foi substituido ao intervalo pelo João Uva.

 

Enviar um comentário

<< Home