:: Belenenses XV ::: Rugby no Belenenses: que futuro?

terça-feira, outubro 17, 2006

Rugby no Belenenses: que futuro?

Começo este texto remetendo o leitor para um outro, publicado por ocasião do aniversário do clube, em Setembro (clique aqui).

O problema que me proponho trata hoje é o mesmo, ou seja, a (velha) questão do «ecletismo vs. futebol», no seio de um clube que nasceu (como muitos outros) com o futebol no nome e que cresceu com várias modalidades a ganhar títulos e prestígio, Rugby incluído.

No seio da família belenense não creio que existam muitas pessoas para quem o futebol não seja, efectivamente, a grande «mola» do clube. O futebol foi, é e será a modalidade n.º1 do Belém, e aqui já me estou a repetir relativamente a textos passados! A questão que se coloca agora é perceber se o clube deve viver apenas para o futebol, eliminando todas as outras modalidades (ou parte delas), com que critérios e com que política de desenvolvimento desportivo!

No vasto – mas fechadíssimo – mundo internautico belenense esta dicussão é resumida ao chavão «futeboleiros vs. ecléticos». Pessoalmente, e como nunca gostei de etiquetas, não me considero nem uma coisa nem outra. Não gosto muito do futebol (como jogo), mas vou ver praticamente todos os jogos de futebol (em casa) da equipa principal do clube (pudessem muitos ditos «futeboleiros» gabar-se do mesmo...). Gosto bem mais de outras modalidades, quase tão antigas como o futebol no Belenenses (como a natação, o pólo-aquático e o rugby), mas percebo aqueles que não lhes ligam nenhuma. As razões são muitas e complexas.

Reduzir a discussão em torno do « ecletismo vs. futebol» a chavões parece-me um mau princípio, que não favorece nem o clube nem o próprio debate. Acontece que pensar dá trabalho, e muita gente pouco conhecedora da própria situação do clube acha que tem legitimidade para impôr a sua visão do Belenenses não aos outros, mas aos 87 anos de história que o clube tem, com futebol e com outras modalidades, do rugby à caça-submarina.

O Rugby, como já referi mais de uma vez, encontra-se particularmente fragilizado nesta discussão. É que, não obstante ser a modalidade com maior palmarés do clube, e uma das únicas com saldo positivo nas contas belenenses, tem o problema de partilhar relvados com o futebol... e por isso me pergunto: « Rugby no Belenenses: que futuro?»

No que depender de mim, o Rugby terá um futuro cada vez mais risonho em Belém, não por oposição ao futebol mas em coordenação com o futebol. É preciso criar mais campos, exigir a devolução das Salésias, criar sinergias entre as secções.

Jamais as modalidades do clube – a quem muita gente chama «quintinhas» - devem ser colocadas umas contra as outras – dando, aí sim, corpo ao conceito de «quintinha». Quem o fizer estará, consciente ou inconscientemente, a contribuir para o empobrecimento do «Belenenses clube». Será esse o caminho a seguir?

1 Comments:

At 3:17 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Este artigo é mais para consumo interno... É difícil ser-se adepto do Rugby no Belém. O dedo de muitos é logo apontado para nós (adeptos do Rugby, que são também apoiantes de TODAS as modalidades do clube) como os culpados para a má situação do futebol...

Nem dá para acreditar!

 

Enviar um comentário

<< Home