:: Belenenses XV ::: Geórgia, 17 - Portugal, 3

sábado, novembro 11, 2006

Geórgia, 17 - Portugal, 3

Há esperança, digo eu!

17-3 não é resultado que todos esperávamos, mas também não torna a recuperação impossível, na segunda mão de dia 25, em Lisboa.

Sem grandes comentários, que o cansaço também é grande (o nervosismo destas última hora e meia deixa marcas...), creio não faltar à verdade se disser que o jogo conheceu momentos de domínio português (na 1ª parte) e uma segunda parte toda da Geórgia, com o cansaço (que tem razões diversas!) a fazer-se sentir e a conduzir Portugal a erros ausentes dos primeiros 40 minutos.

Estivémos melhor na touche (na 1ª parte foi toda nossa), mas acabámos por ceder ao pack adversário no segundo tempo. É todavia importante notar que a diferença em termos de pontos alarga-se no início da segunda parte, quando Portugal se encontra em desvantagem numérica devido ao cartão amarelo mostrado a Frederico Sousa.

Ainda assim defendemos muito e muitas vezes bem, impedindo um resultado mais dilatado, muitas vezes no últimos metros de terreno antes da linha de ensaio lusa. Frederico Sousa executou uma placagem fantástica quando ponta georgiano já não tinha ninguém pela frente, e nos últimos segundos do jogo conseguimos recuperar uma bola que por ali andava, a cêntimetros do ensaio...

A Geórgia não foi melhor nos primeiros 40 minutos. Aliás, creio que a diferença entre as duas equipas se encontra sobretudo no plano da resistência física ao esforço, e nas soluções de banco (maior qualidade do banco dos homens de leste... menos soluções eficazes no banco de Tomaz Morais). Mas mereceu vencer pela forma como empurrou os «Lobos» para o seu meio campo, na fase final do jogo.

14 pontos é uma diferença considerável... mas no fundo são dois ensaios convertidos. Nada de impossível para uma equipa portuguesa devidamente apoiada em casa e com mais soluções (recorde-se que alguns jogadores não se deslocaram a Tblissi devido a compromissos profissionais e escolares que não os impedirão de alinhar em Lisboa).

Pela minha parte já estou a contar os dias que nos separam de 25 de Novembro. E vou (vamos, aqui no blog!) fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para divulgar o jogo e encher - desta vez sim, encher de facto - o Estádio Universitário de Lisboa.

Hoje perdemos... Mas o Mundial de 2007 continua a 80 minutos de distância.

Força, Lobos! Força, Portugal.

Equipa Portuguesa:

1. Rui Cordeiro
2. João Correia
3. Joaquim Ferreira
4. Gonçalo Uva
5. Marcelo d'Orey
6. Diogo Coutinho
7. Paulo Murinello
8. Vasco Uva (capitão)
9. José Pinto
10. Gonçalo Malheiro - 3 pts.
11. Pedro Carvalho
12. Diogo Mateus
13. Frederico Sousa
14. António Aguilar
15. Miguel Portela

16. Cristian Spachuk
17. Gustavo Duarte
18. Juan Severino
19. Francisco Fragateiro
20. Luis Pissarra
21. Cardoso Pinto
22. Pedro Leal

Marcha do Marcador:

1ª parte: 5-0 / 7-0
2ª parte: 7-3 / 12-3 / 14-3 / 17-3

13 Comments:

At 5:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa 1ªparte da equipe portuguesa. O resultado parece muito díficil de recuperar 14 pontos...mas é tentar sempre ir ao ensaio, e já agora vamos fazer a vida díficil aos georgianos. Desde o jogo até á logística, tudo, eles fazem o mesmo!!! odeio georgianos!!

 
At 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema teve no ataque raramente passamos a linha de vantagem da defesa da georgia sem perder a bola.

 
At 6:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No jogo contra a Rússia, o Universitário teve uma das maiores casas de sempre (a maior?) Mas contra a Geórgia temos de ser ainda mais.

Está na altura de começarmos a pensar no apoio aos Lobos para o jogo de 25 de Novembro. Vai ser muito difícil mas nada está perdido.

Faltam 2 semanas. Algumas sugestões:

1. Saber-se O MAIS CEDO POSSÍVEL se a Caixa vai ter 1 iniciativa semelhante à q teve no último jogo (3.000 bilhetes à borla).

2. Se a iniciativa da Caixa se repetir, arranjar cartazes e divulgar a iniciativa, A TEMPO e HORAS, por tudo qt é sítio: blogs, sites, clubes de râguebi e outros, escolas, faculdades, politécnicos, estações de comboio, zonas das cidades mais frequentadas por jovens, etc.

3. Se a iniciativa da Caixa se repetir, "sensibilizar" os jornais desportivos e outros para q falem da iniciativa com 1 antecedência razoável.

4. Sensibilizar TODOS os clubes com sub13 para participarem no convívio q antecede o jogo e para q os seus jogadores fiquem para assistir ao jogo.

5. NÃO MARCAR NENHUM JOGO, SEJA DE Q ESCALÃO FOR, PARA O DIA DO CONVÍVIO (excepto o convívio Sub 13, claro).

6. Se estiver a chover, paciência. FICAMOS LÁ À MESMA!

 
At 8:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

um comentário ao jogo de hoje: para quando cardoso pinto a titular? malheiro está fora de forma, so esta em campo para o jogo ao pé e nao faz nenhum uso! no jogo em casa nao podemos pensar em ganhar só com pontapés, temos de ir marcar ensaios e para isso o cardoso pinto é muito melhor. ele e o pipoca darão recado dos pontapés aos postes!

 
At 9:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O pipoca não tem tamanho para "yuris" deste tamanho...
Pois ele tambem está fora de forma!

 
At 11:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Malheiro está fora de forma, mas este foi só o seu 2º jogo esta época.

Na 6ª há um particular contra BA e no jogo cá contra a Geórgia, a forma dele já deve estar melhor. De qq forma, esse particular servirá para ver como é q ele está a evoluir.

E Portugal tem q ter sempre em campo ou o Malheiro ou o C. Pinto, porque se não ficamos sem chutador de jeito. O Leal é bom jogador mas não consegue chutar 40 metros.

Por outro lado, o Leal pode jogar a arriére contra chilenos e checos, mas contra russos e georgianos não me parece nada boa ideia. Acho q ele daria um bom formação ou um bom ponta.

 
At 3:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que não vale a pena estarmos aqui a crucificar o Malheiro, até porque ele não jogou mal, teve apenas uma ou duas situações em que as coisas não lhe correram tão bem.Mas isto não faz dele o culpado pela derrota.Aliás ninguém foi culpado pela derrota.
Em Lisboa temos hipóteses de dar a volta à eliminatória mas na minha (modesta) opinião há que melhorar certos aspectos, tais como:
1-apoio ao portador da bola, que hoje ãpareceu sempre muito retardado;
2-eficácia na 1ª placagem, não os podemos deixar passar a linha da vantagem tão facilmente;
pressão defensiva da linha de 3/4s, de modo a que eles nem possam pensar no que fazer;
4-Last but not the least, ninguém pode fazer faltas tão infantis como a do Pico.
Já agora quando a jogarmos contra 14 tentar pontuar e não cometer erros.
O que é certo é que todos eles deram o seu máximo hoje e certamente no estádio universitário ainda darão mais motivados pelo nosso apoio!
Força PORTUGAL

 
At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

acho que o malheiro e essencial. nao podemos ter uma equipa onde nenhum jogador saiba chutar bem e nao é chutar aos postes que me refiro.
Nao concordei com a escolha de pico para 2centro acho que nao tem lugar nesta seleçao

 
At 7:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se não fosse aquela placagem do F. Sousa (pico?) este play off já estava perdido.

 
At 8:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente o Frederico Sousa é um jogador que embora não trenha grande poderio fisico é um jogador extremamente agressivo e intimidador o que é optimo.

 
At 6:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No jogo cá em Lisboa, a estratégia terá que se alterar, julgo que passará por colocar a seguinte equipe em campo:
os avançados que sejam os mesmos

nos 3/4´s sugiro umas alterações

9-pissarra
10-malheiro
11-kiki
12-mateus
13-portela
14-aguilar
15-pedro leal

Na 1ªparte sempre que tenhamos penalidades malheiro deverá tentar aos postes, somando sempre 3 pontos.. na 2ªparte, zé pinto, cardoso pinto, e pico poderão dar mais velocidade á equipe caso seja preciso.

 
At 8:47 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Creio que dizer «se não fosse o Pico...» é um bocado demais! Creio que o XV trabalhou o que pode, e dentro do XV houve atletas com maior disponibilidade física e mental para o jogo. O Diogo Mateus foi um deles. Sempre disponível para atacar, sempre atento a defender. Foi possível vê-lo a chamar a atenção dos colegas para a placagem mais baixa.

Não creio que o Pico seja o homem do jogo, até porque levou 10 minutos por acumulação de faltas. Mas que este muito bem naquela placagem, lá isso esteve!

 
At 11:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas quem é q disse q o F. Sousa foi o homem do jogo? Ou q foi SÓ por ele q a selecção tem um 1 resultado recuperável?

O q eu disse é q se não fosse aquela placagem fora de série, o play off estava perdido porque aquilo dava ensaio certo e 19/21 pontos...

Nem sequer acho q seja 1 indiscutível no XV inicial. Mas se a alternativa for entre ele o Leal, para jogos contra Russos e Georgianos, prefiro o 1º.

O q é 1 pena é q não tenhamos disponível 1 "arriére de raiz". Desculpem lá o futebolês!

 

Enviar um comentário

<< Home