:: Belenenses XV ::: «Porque eu sou do tamanho do que vejo...»

sexta-feira, novembro 10, 2006

«Porque eu sou do tamanho do que vejo...»

«Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...»

Fernando Pessoa

Há uns anos havia a ideia que de o Rugby era um jogo para indivíduos extremamente fortes e rijos, e que nele não havia lugar para homens mais baixos ou menos poderosos fisicamente. O jogo era menos regulamentado, e isso favorecia naturalmente as equipas mais físicas.

Hoje já quase ninguém pensa assim, e se o jogo continua a ter uma forte dimensão de contacto físico, a verdade é que num XV há lugar para todos aqueles que tenham dentro de si o essencial da filosofia do jogo: coragem, fair-play, ambição (positiva), agressividade quanto baste e espírito de equipa.

Nenhuma equipa ganha o jogo antes dos 80 minutos. Nenhuma equipa «já ganhou» só porque tem um pack mais pesado, ou uma equipa mais robusta físicamente. Os homens já não se medem aos palmos (aliás, alguma vez se mediram?) e no Rugby moderno o tamanho do jogador já não é o da sua altura, mas sobretudo o da sua entrega ao jogo.

O sonho comanda a vida, e torna possível o impossível. Sejamos amanhã, na fria Tblissi, homens do tamanho do nosso orgulho luso, do tamanho da nossa vontade e da nossa visão e sonho de uma presença em França. Joguemos «à portuguesa»... e tenho a certeza de que iremos surpreender muita gente neste (tantas vezes viciado, porque preconceituoso) mundo oval.

Força, Lobos! Têm um país a torcer por vocês.

23 Comments:

At 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isso mesmo!!
Só para dizer que no sábado as 20.00h na tv5 France-All Blacks
sábado grande dia de rugby...
Cumps.

 
At 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isso mesmo!!
Só para dizer que no sábado as 20.00h na tv5 France-All Blacks
sábado grande dia de rugby...
Cumps.

 
At 12:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na TV5 Monde?

 
At 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim na tv5monde.

 
At 12:17 da tarde, Blogger Rui Silva said...

É mesmo na TV5 Monde, disponível na TVcabo portuguesa:

20:00h

França - Nova Zelândia

Amanhã é só Rugby de qualidade!

Começamos com o Geórgia - Portugal, à tarde, e continuamos para o França - Nova Zelândia, à noite.

Domingo é dia de Taça de Portugal. LOL

Quem não vao gostar muito do programinha é a minha mulher e a minha filhota... :(

 
At 12:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este e o segundo fim de semana dos Testes de Outono, um fim de semana em que todas as Seleccoes de Grande Nivel jogam (portugal incluido. Para alem dos ja referidos amanha o programa e:
Gales v Ilhas do Pacifico BBC One, 1410
Escocia V Romenia BBC Scotland e BBC Interactive, 1420-1630
Irlanda v Africa do Sul BBC Two, 1645-1900
Inglaterra v Argentina
BBC Three, 1900-2000

MM

 
At 12:45 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Pois, Manuel, o problema é que a esmagadora maioria dos portugueses não tem acesso a esses canais, próprios das Ilhas... é de facto uma pena!

Enfim, vamos tentar aproveitar as duas transmissões de amanhã e... já é muito bom...

Um abraço
RV

 
At 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo inteiramente com o diz relativa/ ao GEO - POR, mas no q respeita à compleição física dos jogadores, em termos gerais, desculpe lá mas a evolução tem-se feito no sentido inverso ao q você refere.

Aliás, há estatísticas internacionais extremamente interessantes e esclarecedoras a esse respeito. Qd tiver tempo procuro-as e envio-as.

 
At 2:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Duarte. A análise feita no post referente à componente fisica dos jogadores encontra-se desajustada com a actual realidade do rugby. Claro que há lugar para jogadores "baixos", ou "menos altos", e claro que existem sempre jogadores (excelentes) cuja compleição fisica foge à regra, veja-se o caso do Marcelo.

 
At 3:16 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Eu mantenho o que escrevi, embora aceite sem reservas e com toda a abertura opiniões contrárias. Reafirmo que o Rugby não é um jogo de «calmeirões», pese embora determinadas posições no campo exijam condições físicas mais poderosas.

Creio que todo o rapaz/rapariga que queira jogar Rugby pode, independentemente das suas condições físicas, ter lugar numa equipa de Rugby.

Tem 1,60/1,70? Muito bem! Vamos trabalhá-lo com um bom formação, ou ponta (dois exemplos internacionais: Peter Stringer e Shane Williams/um exemplo nacional: Pedro Netto).

Tem 2,00 metros e muito peso? Muito bem, vamos ajudá-lo a perder peso, torná-lo mais forte no contacto e ágil na corrida.

É gordo? Ok, pode deixar de ser!

Quantos pilares se têm perdido em Portugal por serem «gordos e sem condições para jogar»?

Quantos jogadores se têm perdido (e não me refiro apenas a jogadores de nível internacional/selecção) por não se ter a visão suficiente para os saber trabalhar e encaixar num XV?

 
At 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o Rui Vasco num ponto:muitos jogadores se perdem por não haver visão para coloca-los numa posição do XV ou por preconceitos em relaçao à sua condição física. Mas também julgo que cada vez mais se procuram jogadores grandes. Apesar de tudo há equipas que apenas têm no seu pack avançado 2 ou 3 jogadores com mais de 100kgs, mas julgo que está relacionado com o estilo de jogo da equipa, normalmente muito mais móvel e com jogo mais aberto.

 
At 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rui Vasco,

«Reafirmo que o Rugby não é um jogo de "calmeirões", pese embora determinadas posições no campo exijam condições físicas mais poderosas. Creio que todo o rapaz/rapariga que queira jogar Rugby pode, independentemente das suas condições físicas, ter lugar numa equipa de Rugby.»

Mas eu concordo a 100% com isso! Há lugar para todos! Sempre defendi isso e até incitei alguns "minorcas" a irem para o rugby onde, aliás, se deram muito bem.

O q eu acrescento é 1 QUESTÃO DE FACTO: nas últimas décadas, a nível internacional, em média, o peso a e a altura dos jogadores aumentou imenso. Qd eu encontrar as estatísticas, o Rui vai ficar surpreendido.

 
At 7:26 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Duarte, quando as encontrar envie para o meu mail (lado direito da barra da direita) para eu as publicar aqui no blog.

Ou se preferir, escreva qualquer coisa sobre o assunto que nós publicamos. Estamos abertos às contribuições de todos os leitores.

Um abraço,
Rui Vasco

 
At 9:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

bom dia em relação a discussão das médias de peso e altura em relação a nível internacional e sem querem ofender ninguem deixo aqui a minha opinião:houve um comentário noutra notícia que me deixo zangado já k afirmava que os portugueses, tinham um problema genético em relação ao peso da primeira linha. Se tivermos atençao ao jogo internacional a maior parte dos pilares, tem de facto mais de 100 kilos, mas tb não existem pilares com 140 kilos nem 40% de massa gorda(como por cá), ou seja a maior parte das ekipas tem uma 1ºlinha com 110 a 115 kilos e outra 1º linha com 100 e poucos kilos e um bocado mais baixa, mas como eu digo estes 100 kilos são acompanhados por uma percentagem de 10 a 12 % de massa gorda ,mesmo os pilares mais pesados como o Os du Randt e CJ Van der LInde da SA tem 12% com 13o kilos e de nao esqueçer que estes individuos levantam mt peso no ginásio e fazem nível 12 nos beeps e 12 minutos e 30 segundos nos 3000 metros. assim se pode ver a quantidade de TRABALHO que é preciso fazer para se ser pilar ou talonador , enquanto k cá sobretudo nas camadas mais jovens se continua a privilegiar o puto grande mas gordo, pra a 1 º linha não fazendo trabalho nenhum com ele e limitando assim o leque de escolhas a nível internacional.
Uma coisa é preciso ficar bem presente os 1º linhas no estrangeiro são grandes atletas k fazem imenso trabalho de ginásio e de corrida, enquanto k por cá contam-se o k fazem treino individual especifico. Mais uma vez afirmo que não é minha intenção ofender ninguem, apenas relato uma realidade k tem k mudar ,até pelo o nosso bem a nivel internacional

 
At 9:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ou seja o peso só é importante se tiver, relacionado com uma percentagem baixa de massa gorda e houver trabalho especififoc feito por fora

 
At 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

MOUTELA
PROCURA SE

 
At 11:25 da tarde, Blogger Isabel Ozorio said...

Tire o Marcello d'Orey da mellee e de todo o jogo avançado e veja as diferenças.
Marcello é um jogador pesado, mas que sabe usar o seu peso e que muito dá onde quer que jogue.
Porque é que acha que aos 31 anos(acho eu) ainda está na selecção e é um dos mais internacionais?
Não me diga que acha que ele é o melhor amigo do Tomaz Morais e que por isso ainda lá anda...

FORÇA PORTUGAL!!!

 
At 11:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

este pedro sousa deve achar-se o melhor jogador de todos os tempos...por amor de deus..he-mans e hulks só no cinema.. deixa de dizer mal dos jogadores, ou então mostra o que tu vales.

Não denegridas o blog por favor.

 
At 12:47 da manhã, Blogger Rui Silva said...

«Pedro Sousa»: vá escrevendo que eu vou apagando.

 
At 1:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sr. Carlos Janardo:lamento discordar consigo na sua opinião sobre a 1ª linha em Portugal.Veja que a nível sénior temos muito pouucos 1ªs linhas pesadões e com elevadas taxas de massa gorda.Talvez o Rui Cordeiro seja o caso que mais se aproxime do retrato que está a fazer do 1ª linha portugues, o q não o impede de ainda ser um grande jogador(já longe da máquina de outros tempos mas ainda muito influente).Veja a 1ª linha da selecção.Nenhum deles é um "badocha", sendo mesmo todos eles (à excepção do Rui Cordeiro como já disse)o protótipo do pilar moderno:menos pesado e mais móvel.O mesmo se reflecte na grande maioria dos 1ªs linhas da Divisão de Honra.Em termos de camadas jovens também não posso estar de acordo consigo.Cada vez mais os ditos "gordos"(sem querer ofender ninguém) são "encostados" para jogarem pilares mais móveis.E cada vez mais assim será!O que eu acho é que os mais "pesadões" devião ser mais apoiados pelos treinadores no sentido de perderem massa gorda e assim poderem dar um melhor contributo a todos os níveis à sua equipa.

 
At 11:41 da tarde, Blogger Isabel Ozorio said...

Exactamente, veja se o exemplo do GRANDE XIXA ( desculpem lá , mas para além de eu ser do mesmo clube (CDUP) ) tenho que o referir mais uma vez, pq é sem duvida um GRANDE jogador. E é exactamente um 1ª linha que não é dos tais "gordos". Muito pelo contrario , pesa 100 Kilos e é o jogador que é, mexe tudo o que há para mexer, e ainda sacou uma bola no jogo contra a italia num moule dinamico que seria ensaio... ng sabe como...talvez nem ele saiba (ou nao..)

E temos tb o exemplo do Pipas do Direito. Jogador sacrificado, grande placador... enfim...mais mil coisas...

 
At 10:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

tem toda a razão o Carlos Janardo!

 
At 10:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Repararam no físico dos Georgianos? grandes bestas de musculo e altura, também cairam e muito " grande defesa". Mas que fizeram mossa isso não tenho dúvidas, grande velocidade e impacto no contacto e surprendeu-me a sua capacidade defensiva com grande eficácia no 1x1 - aqui quase sempre venceram os jogadores Portugueses. Chegaram( Portugueses) a recuar quando placados. A velocidade, tamanho e qualidade dos 3/4 Georgianos foi para mim a grande diferença e os avançados souberam usar a sua robustez para controlar a bola e avançar no campo. Muito bem Portugal na defesa, na touche e na mellée ( uma novidade nos jogos contra a Georgia, o ano passado no jogo que vi em Lisboa sofremos)Sábado percebi porque que já perdemos por 40 com eles!
Penso que Portugal se jogar como sabe pode resolver a eliminatória

 

Enviar um comentário

<< Home