:: Belenenses XV ::: Mudanças de Leis na Formação Ordenada

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Mudanças de Leis na Formação Ordenada

Artigo da autoria do nosso «correspondente» em Dublin, Manuel Mourão.

Como é do conhecimento geral, a IRB anunciou já há uns tempos (e até aqui foi mencionado já no blog) mudanças na Lei sobre as formações ordenadas.

A grande mudança é na indicação que o árbitro dá aos jogadores: entre o comando de agachar e pausa entra agora o "tocar".

Durante esta nova fase do "tocar" os pilares têm que usar o seu braço do lado de fora para tocarem no ombro do lado de fora do pilar oposto, retirar o braço, aguardar a indicação do árbitro e apenas depois fazer o encaixe. De referir que esta lei já existia para o escalão de Sub-19 e visa proteger a integridade física e a segurança dos jogadores, principalmente da 1ª linha.

Estas mudancas são efectivas a partir do dia 1 de Janeiro de 2007.

Como é natural, a maioria das Federações por esse mundo fora já está activamente a passar esta informação aos clubes e associações de árbitros, organizando tambem seminários explicativos.

Por exemplo na pagina inicial do site da IRFU (Irish Rugby Football Union) já há muito que consta uma notícia permanente sobre esta mudança das Leis, com um link para o site da IRB que contem um video demonstrativo da execução das mesmas. Aconselho vivamente a visualização do video, até porque para alguns será a possibilidade de verem em primeira mão estas alterações.

Como curiosidade: o video foi feito na Irlanda, onde está sediada a IRB, conta com os jogadores das Ilhas do Pacífico, que estavam em digressão, e miudos de uma escola secundária de Dublin; o primeiro árbitro do filme é o internacionalíssimo Alan Lewis e o segundo é capaz de ser mais familiar para quem segue os 7's pois trata-se do tambem irlandês David Keane, que apitou este ano a final do Dubai 7's.

O link para o site da IRFU com a noticia é:
http://www.irishrugby.ie/htmlpage/85757.html

O link directo para o video é:
http://www.irb.com/NR/rdonlyres/3683A4B0-1B85-4538-AAC2-DCEA06E96E58/0/videowmvtest.wmv

1 Comments:

At 12:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

a ler sobre este tema em www.rugbymagazine.com.br/artigos.asp?id=69 uma reflexão muito interessante.

 

Enviar um comentário

<< Home