:: Belenenses XV ::: Rugby nas Escolas

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Rugby nas Escolas

Este foi um assunto levantado na caixa de comentários de um artigo recente, o Rugby nas Escolas. Como sabemos em vários países o Rugby é jogado nos estabelecimentos de ensino desde a mais tenra idade, um pouco como acontece em Portugal com o futebol, que é de certa forma IMPOSTO aos miúdos.

Ao q sei o Rugby só existe no programa do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9ºs anos), se bem q sobre a forma de «bi-toque». Infelizmente são muito poucos os professores q o ensinam (ou dão a conhecer aos alunos), possivelmente por ser um pouco diferente das outras modalidades ou por falta de paciência dos docentes.

Na minha opinião o "bi-toque" não é a melhor maneira de implementar o Rugby. Como opção para contornar o «bi-toque» temos o «Tag Rugby», que proporciona aos praticantes várias situações de sucesso e pode motivar o seu ingresso no mundo do Rugby. É só mais uma ideia...

17 Comments:

At 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Afonso,
podes explicar, sff, a diferença?

 
At 5:50 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Creio que a diferença entre o bitoque e o tag está na forma de disputar a posse da bola. O BI-TOQUE implica que o defensor toque com ambas as mãos no portador da bola, obrigando-o a ceder a oval. No Tag isso faz-se através das fitas presenças no cinto, fixado à cintura dos jogadores (ver foto).

Diga-se que em países com a Irlanda o Tag está a revitalizar o Rugby entre pessoas de TODAS as idades.

Estarei errado?

 
At 8:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que no deserto rugbístico que é 90% do nosso país, fazer chegar o Tag ou o bi-toque às escolas é fundamental... mas não só.
A política desportiva nacional e autarquica tem de levar uma grande volta.
É frustrante cativar os miúdos, para uma modalidade e depois não existirem condições para a sua prática.O país não é Lisboa , Porto e mais umas(honradas )excepções.
Nos ultimos 4 anos acompanhei o nascimento da Escola de Rugby do Vitória Futebol Clube.
Treinar num parque de estacionamento com piso de areia(lixa) e no meio dos pópós das vedetas da bola e um emblema para por no peito era tudo o que o clube tinha para oferecer.

Hoje temos um relvado cedido pela autarquia fora de Setúbal,e felizmente já competimos regularmente em iniciados, juvenis,juniores e séniores.

Só que do grupo que iniciou os treinos à 4 anos atrás nos benjamins só 2 ou 3 continuam hoje a jogar nos iniciados....os outros passaram para outras modalidades!

Felizmente que as coisas melhoraram e quando o problema dos transportes se resolver poderemos dar com o apoio da ARS avançar para as escolas.
Só assim teremos um mínimo de condições para oferecer e com a carolice e as boas vontades do costume implementar uma modalidade que ainda é quase desconhecida em Setúbal

J.P.Pedrosa
jppedrosa@mail.pt

 
At 12:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só uma pequena emenda... o rugby também existe no secundário (10º ao 12º), pelo menos é o que está no programa deste ano e já o ano passado dei bi-toque também.

 
At 12:47 da manhã, Blogger Afonso Nogueira said...

Ainda bem que o Rugby tem um cheirinho no programa de educação física no secundário... mas razão me dá.

ponho a questão, porque é que os professores não seguem este item do programa?

...será por falta de material? (o bi-toque é para pisos duros e bolas há por ai aos pontapés literalmente)

... será porque não fazem ideia do que é o Rugby? (então faça-se uma série de acções de formação para estes docentes).

Sobre o «Tag Rugby» vejam um artigo que eu publiquei salvo erro em outubro

 
At 1:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ando a ver noticias anteriores e vejo comentários com pessoas que mandam galhardetes assim no meio do nada a dizer que deviam convocar o d'Eça, o Heitor, o Conceição ( não faço a mínima ideia quem são tirando o d'eça...). Se calhar há jogadores melhores, pelo qual o Tomáz Morais tem mais confiança...
Se calhar um desses jogadores jogou bem num jogo e outro titular da selecçao jogou mal num jogo e decidem mandar comentários só para "praticar" o teclado!

Vamos ao MUNDIAL DE FRANÇA!!! Mas...



COM CONFIANÇA!!!


Não falem do que não sabem!

parabéns aos 2 pelo blog!

 
At 12:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o eça chegou ontem aqui ao rugby. o heitor e o conceição andam ai pelos campos pelo menos há 10 anos pelo que este amigo que escreveu o post anterior, deve ser pouco conhecedor da modalidade, quanto às opções do seleccionador, ele com certeza tem as suas opções, mas há algumas que sao demasiado obvias para quem percebe de rugby. No grupinho do costume há jogadores que nao tem o minimo de condição e categoria para o integrarem....Mas é o rugby que temos e enquanto nao se mudarem as mentalidades e certas pessoas que estao a mais nao vamos a lado nenhum.
Nao quero com isto referir-me ao seleccionador que será a unica pessoa com capacidade para atingir os resultados já obtidos e muito mais. Espera-se que consiga o apuramento mas se calhar é melhor começar a equacionar uns seguros de vida....
Parabens pelo blog
Joao Pedro

 
At 2:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"o eça chegou ontem aqui ao rugby"

O amigo é que nao sabe do que fala, o D'Eça tem sido Internacional por Portugal em todos os escalões, é um promissor chutador e um jogador com um calibre invulgar. Nao quero com isto defender a sua convocatoria que até acredito que seria prematura e poderá não ser adequada... agora dizer que "o eça chegou ontem aqui ao rugby".. é uma grande injustiça para com um jogadora que já deu muito às Quinas.

 
At 7:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tambem acho o tag-rugby é bastante mais interessante como mais simples que o bi- toque

 
At 7:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto aos insultos dos labregos nao merece resposta. Resposta é só esta: são dois jogadores internacionais portugueses e acima de tudo CAMPEÕES NACIONAIS E IBÉRICOS em Séniores (e também em juniores que vale o que vale, que é muito pouco) que é algo que muitos jogadores tentam alcançar e não conseguem. De certeza que quem escreveu os insultos é bom no rugby.... mas só na PS2. Claro que a malta do benfica é malta labrega e sem classe, mas isso já sabemos há muitos anos e da fama já ninguem nos livra.Nao falando mal de um atleta, que por sinal é promissor, que só vi jogar uma ou duas vezes, porque isso nao se coloca nem é essa a minha postura, a mim sempre me ensinaram que só é jogador de rugby quem jogar numa equipa senior durante seis ou sete anos. Daqui a uns cinco ou seis anos estaremos aqui para dialogar. Já passaram pelo rugby muitas promessas em iniciados, juvenis e juniores e depois em séniores.....caput, jogam um ano ou dois e desaparecem.

Claro que há sempre pessoas que só vem para aqui dizer mal e insultar tudo e todos mas é o risco que se corre quando se está perante um blog deste tipo. É malta que de jogador de rugby tem pouco, vive dos insultos e da dor de cotovelo de algum sucesso que outras equipas e jogadores possam ter.

Este nao é concerteza o espirito do rugby e da maior parte dos seus praticantes.

Parabens por este espaço de discussão (que por vezes necessita de certas "picardias" para que se discutam os verdadeiros problemas do rugby

Abraço
Cirilo
SLB

 
At 7:54 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro Cirilo e restantes leitores/amigos,

O comentário que insultava os jogadores do Benfica já foi removido. Recordo que assim farei, sempre que NA FORMA algum comentário insulte indivíduos ou instituições.

Cumprimentos a todos
Rui Vasco

 
At 2:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mais coisa, menos coisa, repito o que escrevi nos comentários do blog do CDUL: se é verdade que, num jogo de juniores diputado este Sábado, pais de jogadores chegaram a entrar no campo para tentar agredir/intimidar jogadores adversários e se ainda por cima isso é encarado com alguma naturalidade, então, é a palhaçada total.

Num jogo de juvenis, há 1 ou 2 semanas, disse-se, sem qualquer desmentido, que o treinador duma equipa agrediu durante o jogo um jogador da outra equipa.

Isto é o descrédito completo para a modalidade. Como é que podemos andar a tentar convencer pais a deixarem os miúdos ir para o rugby, dizendo-lhes que é uma escola de vida e etc, se depois o que acontece é isto?

Mais vale interromperem esses pseudo-campeonatos em que o holiganismo impera e além disso não existe verdade desportiva nenhuma, até que haja a possibilidade desses jogos serem apitados por verdadeiros árbitros e haja condições para que os prevaricadores sejam devidamente punidos.

 
At 5:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

isso é mentira... o q aconteceu foi q no meio duma cena pouco feliz um jogador do cdul foi mandar uma pranchada a um jogador do cdup q estava completamente fora dessa confusao e q pior, estava de costas... o q se passou dps e q mts dos comentarios da assistencia(composta por pais,irmaos e amigos dos jogadores) foram"es um cobarde!" "e no fim do jogo comentarios do genero " tperderam bem, vao p casa q perderam"...
n houve nenhuma ameaca...portanto n se armem em vitimas e n sejam cobardes...

VAMOS JOGAR RUGBY! SÓ

 
At 6:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Espero que o que dizes seja verdade e q o meu comentário não era contra o CDUP.

E que seja mentira q comecem a aparecer aquelas cenas "futebolísticas" (seja em q clube for) de jogadores a simularem faltas e a pressionarem o árbitro para castigar os adversários por faltas inexistentes, cenas impensáveis, julgava eu, no rugby de qq país.

Que o racismo chegou ao rugby português, isso infelizmente sei que é verdade. Perguntem aos do Belas, culpados de 3 crimes: apesar de serem 1 clube pequeno, há muito tempo q apostam na formação; não têm apelidos sonantes; têm muitos pretos a jogar.

 
At 9:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bloguista Cirilo:

Ainda bem que defende assim a modalidade, mas ... pode começar a trabalhar em casa, pois muito há por fazer.

Pode começar pelo comando(?)técnico dos juvenis!

Um treinador(?)que numa situação de conflito entre jogadores entra em campo para acredir pelas costas um jogador adversário.....e ainda por cima dizem que o dito é tambem arbitro da divisão de honra(?????)

Já agora a xico espertice de dizer que não trouxeram as identificações dos jogadores....realmente....Basta ver o nome do jovem que comemorou efusivamente o 1º ensaio do jogo(parecia um artista da bola) aparece no site da FPR registado como junior....
Labregos e xico espertos existem em todo o lado....
E mesmo assim perdem os jogos como aconteceu nos juvenis V.F.C. -slb!!

João
V.F.C.

 
At 5:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Voltando ao tema inicial de discussão - O Rugby nas escolas e nos programas do Ministério da Educação!

Lembro que em Portugal as modalidades colectivas, conhecidas pelo grande público onde se incluem os professores de educação física são:

- Futebol, Andebol, Basquetebol e Volei...Sendo que estas são as encaradas como obrigatórias (se estiver errado corrijam-me!)

Existe ainda outra problemática, o Tag Rugby não é conhecido em Portugal - Numa conhecida grande superfície Desportiva Dechatlon de Alfragida, há algum tempo atrás comercializavam algumas fitas de Tag como elementos essenciais no beach rugby (imaginem só!).

Os professores de educação física, quando sensibilizados para o Rugby tomam por norma contacto com o Bitoque. Digo quando sensibilizados pois existem faculdades que não leccionam a cadeira de Rugby, ou quando leccionam tomam um carácter facultativo - mas não conheço a realidade de todas as faculdades com cursos de desporto!

Iniciativas como "A escola do meu clube" da autoria da ARS, deveria ser replicada a nível Nacional e um contacto entre FPR, ministério da educação e Gabinete do desporto escolar deveriam ser suficientes para colocar em marcha uma acção comum.

Existem ainda outros aspectos menos divulgados do rugby:

- A aceitação e o respeito de regras: Relembro que o Rugby é literalmente a única modalidade colectiva a assumir de forma organizada e sistemática o papel de modalidade colectiva de contacto. Lembro que em Portugal estão também a dar-se os primeiros passos em termos de Futebol Americano existindo duas equipas em funcionamento no nosso país.

- "Um jogo de brutos jogado por cavalheiros" - Novamente o assumir que jogado de acordo com as regras e lealmente permit desenvolver valores como o respeito pelos outros, fair-play, etc

- Espírito de equipa: Qual o papel em termos sociais que a equipa de rugby assume? Uma família dentro de uma equipa, o apoio constante ao companheiro e o alcance do objectivo devido exclusivamente ao esforço colectivo...Lembro-vos que é muito mais fácil brilhar individualmente no Futebol do que no Rugby.

- Vencer dificuldades: Necessidade de coordenação motora elevada, necessidade de progressão no terreno sendo que a bola deve ser passada para trás....formações espontâneas e formações ordenadas alterando o ritmo de jogo e necessitando uma reformulação rápida da estratégia...

- Entre outros...

Ainda existe muito pedra para partir neste campo, mentalidades que devem ser sensibilizadas e divulgação em termos de imagem e comunicação.

Aproveitemos também a boleia dos bons resultados da selecção, pois se vamos posteriormente reagir pode ser tarde de mais!

 
At 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Anonymous disse:

«isso é mentira...»

«o q se passou dps e q mts dos comentarios da assistencia(composta por pais,irmaos e amigos dos jogadores) foram"es um cobarde!" "e no fim do jogo comentarios do genero " tperderam bem, vao p casa q perderam"...»

Afinal quem mentiu foste tu.

Escrito por 1 jogador do CDUP no blog do CDUL:

«E e claro que lamento o que se passou quase no fim do jogo, e nada justifica os veteranos terem entrado pelo campo dentro!»

Nunca duvidei que houvesse gente séria no CDUP. Sempre foi assim!

 

Enviar um comentário

<< Home