:: Belenenses XV ::: Um resultado... importante

sábado, janeiro 06, 2007

Um resultado... importante



Muitos questionar-se-ão acerca do título que resolvi emprestar a este texto… O Belenenses perdeu, em casa, por larga margem (5-30), contra uma equipa que luta por igual objectivo (o título!) e produziu pouco. Muito pouco.

Ora, são precisamente todos estes factos somados que me parecem justificar que se considere este um jogo – e um resultado – importante. Estes 5-30 poderão funcionar como um género de despertador a tocar, para uma equipa que vem trabalhando bem, mas que ainda não está com a atitude competitiva que se deseja para atacar o campeonato!

Vamos por partes…

- A equipa de Agronomia venceu bem. Foi o melhor conjunto em campo, com mais posse de bola, mais ataque, mais entrosamento e confiança. A vitória dos agrónomos não deverá sofrer contestação por parte de ninguém.

- O Belenenses jogou quase sempre na sua defesa, tendo feito uma boa 1ª parte – ao nível defensivo – e uma 2ª parte que deverá merecer, por parte de todos os elementos da equipa, séria reflexão.

- Estivemos melhor na mêlée (para mim somos, efectivamente, a melhor mêlée do campeonato), mas muito mal na touche… Estivemos mal no contacto, na placagem, na pressão sobre o adversário. No ataque – o pouco ataque que tivemos – não aproveitámos algumas boas oportunidades, e produzimos vários erros infantis. O «básico» não foi cumprido, e o plano de jogo não foi respeitado… Assim sendo… o resultado não poderia ser outro!

O jogo vai dar que falar. Muita gente já deverá considerar, por esta altura, a equipa de Agronomia como a principal candidata ao título… Nada mais errado! Ainda a procissão vai no adro, e apesar do bom jogo da equipa da Tapada, e do domínio que exerceram hoje no Restelo, parece-me este XV perfeitamente batível por um Belenenses mais próximo do conjunto coeso e absolutamente concentrado na vitória que no ano passado venceu a fase regular com 11 vitórias em 14 jogos disputados.

Várias equipas poderão surpreender ao longo das próximas 10 jornadas, e o Belém vai – certamente! – subir bastante de rendimento. Não apenas porque a realização de mais jogos vai ajudar a equipa a subir (o Belém ainda só tinha feito 2 jogos para o campeonato e 2 jogos para a Taça, tirando os encontros «a feijões» com o CDUL, na fase de grupos da TP), mas porque alguns jogadores ausentes por lesão até ao momento estarão – a curto prazo – ao dispor dos técnicos…

Pessoalmente considerado que esta derrota não terá especial relevância nas contas finais do campeonato (fase regular). Mas a derrota tem sempre um gosto amargo que nos faz parar para pensar. E retomar a marcha com redobrada vontade.

Hoje fomos inferiores. Nada a fazer! A não ser aprender com os erros… Ter efectiva vontade de alterar o rumo das coisas. Temos trabalhado bem! É preciso trabalhar ainda melhor. Aumentar a capacidade física. Realizar trabalho específico nos sectores que estão a produzir menos. Reforçar o espírito de equipa. Compreender o «peso» da camisola e dar expressão material à vontade de honrar o compromisso individual e colectivo de TUDO fazer para ganhar!

Eu tenho ABSOLUTA confiança nos jogadores que compõem o plantel sénior do Belenenses. Sei que temos recursos humanos mais do que suficientes para encarar os próximos 11 jogos com o objectivo de vencer, todos!

Força, Belém!

FICHA DE JOGO

Árbitro: Rohan Hoffman

BELENENSES, 5
Juan, China e Spachuk; Mata Pereira e Perkins; Salvador, Uva (capitão) e Valter; Nifo e Miranda; Moreira, Mateus, Hernâni (5) e Cabral; Mirra. No banco: Murteira, Fraga, Sebastião, Fezas Vital, Diogo Castro, Lino e João David.

AGRONOMIA, 30
Aguiar, B.Duarte e E.Campos; Vieira e Quadros; António Duarte, de Roux e Stickling; Kadosh e Cardoso Pinto; Lubbe, Manu, Mira e Saldanha; Gaspar. No banco: Castro, Severino, G.Barros, Castelo, Duarte C., Adérito e Albergaria.

MARCADOR:
0-3; 0-6; 0-11; 0-13; 5-13; 5-16 (intervalo);
5-21; 5-23; 5-28; 5-30.

Nota: o talonador António Fraga foi, quando entrou em campo já durante a 2ª parte, violentamente agredido (por duas vezes) por um dos avançados da equipa da Tapada. A agressão foi do tipo «bate e foge». Nada de novo no nosso campeonato. O vídeo do jogo existe, e vou esperar por vê-lo. Depois escrevo novamente sobre o assunto... Fica a promessa.

28 Comments:

At 12:09 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Entretanto, o site da FPR dá 4 ensaios à equipa de Agronomia e o respectivo ponto bónus...

Confesso que as incidências do jogo me retiraram alguma concentração e atenção, mas quase tenho a certeza de que foram 3 e não 4 os ensaios marcados. Ou melhor, foram 4 durante o jogo, CONTANDO COM O ENSAIO DO BELÉM...

1ª Parte

0-3, 0-6, 0-11 (1º ensaio, Agronomia), 0-13, 5-13 (ensaio Belém), 5-16.

2ª Parte

5-21 (2º ensaio, Agronomia), 5-23, 5-28 (3º ensaio, Agronomia), 5-30.

Não há portanto lugar à marcação de ponto bónus, e estranho muitíssimo esta precipitação do site da Federação...

HAJA PACIÊNCIA...

 
At 12:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Essa agressão "toca e foge" de que fala é miserável e já era tempo dessas coisas desaparecerem dos jogos da DH. Curiosamente, nos estrangeiros é onde se vê menos agressões.

E por falar em Estrangeiros, faltou a sua opinião sobre o a arbitragem do Luso-Australiano Hoffman.

Pedro Silva

 
At 11:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A melhor melee do campeonato? O belem esteve bastatnte superior mas agronomia começou logo o jogo sem Gustavo Duarte (pilar que tem sido ultimamente chamado por Tomaz Morais) depois E.Campos lesionou-se e entrou um junior Zé Luis Castro, nao é qualquer um que aguenta um impacto da primeira linha, depois mais tarde lesionou-se o Xines (R: AGuiar) e foi adaptado outro jogador Juan Severino habitual 2-linha. Dizer que Agronomia é a principal candidata ao titulo esta errado entao dizer que o belem tem a melhor melee do campeonato baseando-se neste jogo esta correctissimo?

 
At 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E o luis pissarra nao jogou, e ainda queria dar os parabens ap kadosh pelo o seu jogo

 
At 4:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

fala de uma agrassao ao talonador do belenenses, que de facto existiu... mas nao fala de uma cabeçada que o cristian dá numa melee, nem fala das constantes agressoes do uva nos rucks e etc... faz parte do rugby e nao e so por ca! la fora tb ha disto dentro de campo tem que se marcar posiçoes. é normal.


queria so perguntar se alguem falou com o numero 5 do belenenses e ja perguntou pk e k ele tentou aquele drop? é que fiquei uma bocado espantado quando aconteceu mas no fim nao tive oportunidade de falar com ele.


saudaçoes agronomas

 
At 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

porque pensava k inha ouvido o apio do arbiro!

 
At 5:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E a agressão do Cunha ao God!

Enfim...

Tb me pareceu que só foram três ensaios!

 
At 5:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o rui vasco ja disse q n falava mais de arbitragem...e faz bem!

 
At 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Triste mesmo foi ver o Frederico Sousa jogador internacional e pelos vistos treinador do direito agredir o treinador adjunto do Cdup. Será que o péssimo arbitro António Moita vai referir isso no relatório. e qual será a punição para Pedro Carvalho que foi expulso por agredir a pontapé um jogador no chão. a ver vamos, mas já se sabe que não será grande afinal ele é da selecçõ, do direito e não do Cdup, se fosse ao contrário alguém duvida que a pena fosse severíssima.

 
At 6:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Frederico Sousa agrediu o treinador adjunto do cdup?
Quais foram as circunstãncias? Talvez o treinador não esteja isento de culpas.

 
At 6:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tem mais fotografias do jogo?

 
At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo, agradeço-lhe bastante que não MINTA, nem exagere. O que se passou em Monsanto entre Frederico Sousa e o Treinador adjunto do Cdup, não foi nada de especial, mesmo!! Simplesmente uma troca de palavras e não houve qualquer tipo de agressão de parte a parte. É lamentável escrever o que você escreveu e da forma como o fez. Ou sem conhecimento de causa ou por inveja e "ressabianço". A agressão do jogador do Direito, Pedro Carvalho, foi assinalada e o jogador foi expulso. Foi sem dúvida uma agressão desnecessária, mas é preciso ver também aquilo que a antecedeu e que ficou por ver..mas o que já foi já foi.

Andre Matos

 
At 7:05 da tarde, Blogger Rui Silva said...

De arbitragem - assuntos directamente relacionados com jogos/desempenho de árbitros - não falo mais. É uma questão de princípio que vou manter até ao fim.

Sobre a questão da agressão terei a oportunidade de escrever em futuro texto, especificamente dedicado ao tema.

Atenção: não pretendo diabolizar ninguém, não tão pouco negar que jogadores de todos os clubes usem a agressão no contexto do jogo.

O que me parece é que se tem de combater a ideia - perfeitamente errada - de que a agressão faz parte do jogo. NÃO FAZ. Nem deste, nem de todas as modalidades que não aquelas que têm na agressão pura o seu objectivo (boxe e derivados).

A agressão (aliás, as agressões) que o Fraga sofreu foram absolutamente descontextualizadas. O jogador acabara de entrar no jogo, com a partida decidida. Não tinha provocado, agredido ou intimidade RIGOROSAMENTE ninguém... Foi agredido a murro em duas situações de jogo consecutivas pelo mesmo jogador (aliás, também ele acabado de entrar...), sem que NADA o justificasse (se é que alguma coisa justifica agressões, de parte a parte).

Atenção: não foram duas festinhas. Foram dois murros violentos, na zona dos olhos, cujo objectivo foi PURA E SIMPLESMENTE agredir. Sem mais...

No fundo, aconteceu aquilo que no ano passado tanta gente criticou de forma indignada (e com razão, reconheço-o) contra o David Penalva.

Repito: estou à espera das imagens de vídeo, e pela minha parte reforço a promessa de aprofundar o tema nos próximos dias.

Joguei pólo-aquático. Estive envolvido em jogos duros, com equipas nacionais e estrangeiras. Joguei finais de campeonatos nacionais. Levei e dei as minhas porradas... assumo! Mas NUNCA por pura maldade ou de forma descontextualizada.

O que vi ontem no Restelo deixou-me indignado, tal como outras agressões têm deixado indignados responsáveis e adeptos de todos os clubes.

Defendo, pessoalmente, que os agressores têm de ser SEVERAMENTE punidos. MAIS: no caso de jogadores naturalizados (e o Belém também os tem...) envolvidos nos trabalhos da selecção (e a receber muito dinheiro por isso) defendo que a sanção lhes seja aplicada onde mais lhes doi: no bolso.

Senão vai continuar esta vergonha que se tem verificado neste início de temporada: JOGOS FRAQUÍSSIMOS, cheio de casos, de expulsões, de agressões... Uma verhonha para o Rugby nacional, para os clubes e sobretudo para os jogadores envolvidos.

Agredir é, para mim, um acto animalesco. SEMPRE. Agredir por puro prazer é sinónimo de uma certa demência...

Voltarei ao tema.

Sobre o jogo, refiro o que já escrevi: vitória justa daquela que foi a melhor equipa em campo, ontem.

 
At 7:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a arrogancia do costume dakeles q pela sua condição de internacionais deviam ter outra atitude...mas pronto,nada a q ja n estejamos habituados a ver sempre q o gdd joga...um pouco de humildade as vezes so lhes ficava bem

 
At 7:22 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Apenas para não deixar sem resposta a questão da mêlée: a minha opinião não se baseia neste jogo, mas na observação que faço (e que é naturalmente pessoal, subjectiva e discutível) dos jogos já realizados - Belém e outras equipas - e da qualidade dos packs das principais equipas nacionais.

Acho este ano e já o achava no ano passado: o Belém tem a melhor mêlée a jogar em Portugal. Na força e na técnica. Temos dois pilares bastante competitivos no plano nacional (ainda que diferentes), um talonador bastante promissor, uma segunda linha com boas opções no capítulo da mêlée (na qual o Mata Pereira tem um papel fundamental) e uma terceira linha que complementa muito bem o 5 da frente.

Sobre a mêlée faço tenção de escrever alguma coisa, até tendo em conta algumas leituras recentes sobre o tema.

Não obrigo ninguém a concordar comigo... Mas escrevo sempre, com total franqueza, aquilo que acho.

Para mim temos - de facto - a melhor mêlée. Na touche temos sido muito fracos, o que tem condicionado fortemente o nosso jogo, com constantes perdas da posse de bola.

 
At 10:33 da tarde, Blogger JoaoBao said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10:49 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro Joaobao,

Desculpe a franqueza e o tom, mas este Blog - que é de minha iniciativa e de iniciativa do Afonso Nogueira - será aquilo que nós entendermos.

Ele NÃO É OFICIAL. Assim, o que aqui se escreve não compromete o clube. Nem as opções editoriais têm a ver com um maior ou menor peso dado a este ou aquele escalão.

Os seniores são, por razões lógicas, o alvo n.º1 da nossa (minha) atenção. Trabalho directamente com a equipa, estou com eles 2 a 3 vezes por semana. Não tenho por isso muito tempo para dedicar aos juniores nem aos juvenis.

Se quiser contribuir com textos e/ou imagens, esteja à vontade! Nós publicamos. Agora... queixar-se e não fazer nada é que não!

E não fique triste! É que tristezas não pagam dívidas nem criam espaços de internet que dêem a atenção que deseja para os referidos escalões...

Ainda assim proponho-lhe que consulte o arquivo do blog. Encontrará vários textos dedicados à rapaziada mais nova.

Cumps
Rui Vasco

 
At 10:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só espero que veja mesmo "com olhos de ver" o video, talvez tenha grandes surpresas, como as constantes "entradas fora de tempo" (...para não chamar outra coisa)de alguns jogadores do Belem. Quanto ás arbitragens, concordo consigo, deixem os árbitros em paz, e preocupem-se em jogar rugby!

 
At 11:40 da tarde, Blogger Rui Silva said...

LOL. Pode ter a certeza. Não sou «ceguinho», pois o pior cego é aquele que não quer ver.

 
At 1:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Assim de repente lembro-me de num jogo o sebastiao cunha ter enfiado o dedo no olho dum pilar da equipa adversária, isto com uns 10 minutos de jogo decorridos no maximo. Passou o jogo todo com dificuldades de visão e por sorte n foi nada de mais grave. Até concordo com o que dizes, o que n concordo é q te mostres indignado com murros qd há tanta coisa que se passa alem disso, coisas mto mais perigosas...

 
At 1:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

referiu-se aqui atras que o que frederico sousa fez não passou de uma vulgar troca de palavras. É mentira, só não houve cenas mais graves porque o treinador do Cdup é uma pessoa calma, uma vez que o que se passou foi que o Frederico Sousa agarrou-o pelo pescoço e ao mesmo tempo insultava-o. Ao que foi confrontado com uma simples pergunta «vais me bater é», e talvez num acesso de lucidez e influenciado pela lucidez do outro largou-o. É uma situação grave ainda vinda de quem vem. Mas como é obvio o péssimo árbitro Moita não viu

 
At 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Curioso, este ultimo comentario, ora se esse incidente se deu junto do banco do direito, leva-me a crer que o anónimo que relatou o "agarrar de pescoço" ou é o próprio treinador do cdup ou um dos jogadores do cdup; pois só os jogadores suplentes e treinadores podem ter ouvido o que se passou. Portanto não há necessidade de ser anónimo. Enfim...
cumprimentos,
Andre Matos

 
At 2:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"As opiniões são como as vaginas, cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá"

Chamo a atenção: Os árbitros acompanham o nível de jogo, se em Portugal o nível de jogo é muito baixo é perfeitamente normal que os árbitros o acompanhem...

Não batam sempre no ceguinho quando perdem...

 
At 2:30 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Caro Amilcar, se o seu comentário se dirige aqui ao blog, faça o favor de citar a passagem em que se atribui qualquer responsabilidade ao árbitro na derrota... Aliás, faça o favor de citar qualquer passagem relativa ao trabalho do árbitro e fiscais-de-linha...

 
At 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estas pessoas tao c a mania que nao se pode escrever coisas em anonimato...
Desde que nao se diga mal de ng, nem ofenda..n vejo qual é o mal..

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não me referia a nenhum comentário seu.

Parabéns pelo blog aos 2!

 
At 10:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

cOMO É QUE UMA EQUIPA COMO O CDUP QUE BATE EM TUDO O QUE MEXE E NÃO MEXE TEM CORAGEM PARA ABORDAR VIOLÊNCIAS... COMEÇEM A JOGAR RUGBY E PAREM COM ANTI JOGO, QUE EU SAIBA NÃO HÁ NENHUM ARBITRO DO pORTO, AINDA DIZEM MAL DOS OUTROS!!! QUE LATA !!!

 
At 11:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não compreendo porquê este tom na discussão.
Relativamente aos árbitros, deixem faze-los o seu trabalho e como jogadores temos que nos preocupar em jogar. As agressões, ou anti-jogo são sempre desnecessárias, alimentam mais a discussão, prejudicam o trabalho do arbitro mas acima de tudo prejudicam a vossa equipa.
Cumprimentos
Luís Cavaco

 

Enviar um comentário

<< Home