Um resultado... importante
Muitos questionar-se-ão acerca do título que resolvi emprestar a este texto… O Belenenses perdeu, em casa, por larga margem (5-30), contra uma equipa que luta por igual objectivo (o título!) e produziu pouco. Muito pouco.
Ora, são precisamente todos estes factos somados que me parecem justificar que se considere este um jogo – e um resultado – importante. Estes 5-30 poderão funcionar como um género de despertador a tocar, para uma equipa que vem trabalhando bem, mas que ainda não está com a atitude competitiva que se deseja para atacar o campeonato!
Vamos por partes…
- A equipa de Agronomia venceu bem. Foi o melhor conjunto em campo, com mais posse de bola, mais ataque, mais entrosamento e confiança. A vitória dos agrónomos não deverá sofrer contestação por parte de ninguém.
- O Belenenses jogou quase sempre na sua defesa, tendo feito uma boa 1ª parte – ao nível defensivo – e uma 2ª parte que deverá merecer, por parte de todos os elementos da equipa, séria reflexão.
- Estivemos melhor na mêlée (para mim somos, efectivamente, a melhor mêlée do campeonato), mas muito mal na touche… Estivemos mal no contacto, na placagem, na pressão sobre o adversário. No ataque – o pouco ataque que tivemos – não aproveitámos algumas boas oportunidades, e produzimos vários erros infantis. O «básico» não foi cumprido, e o plano de jogo não foi respeitado… Assim sendo… o resultado não poderia ser outro!
O jogo vai dar que falar. Muita gente já deverá considerar, por esta altura, a equipa de Agronomia como a principal candidata ao título… Nada mais errado! Ainda a procissão vai no adro, e apesar do bom jogo da equipa da Tapada, e do domínio que exerceram hoje no Restelo, parece-me este XV perfeitamente batível por um Belenenses mais próximo do conjunto coeso e absolutamente concentrado na vitória que no ano passado venceu a fase regular com 11 vitórias em 14 jogos disputados.
Várias equipas poderão surpreender ao longo das próximas 10 jornadas, e o Belém vai – certamente! – subir bastante de rendimento. Não apenas porque a realização de mais jogos vai ajudar a equipa a subir (o Belém ainda só tinha feito 2 jogos para o campeonato e 2 jogos para a Taça, tirando os encontros «a feijões» com o CDUL, na fase de grupos da TP), mas porque alguns jogadores ausentes por lesão até ao momento estarão – a curto prazo – ao dispor dos técnicos…
Pessoalmente considerado que esta derrota não terá especial relevância nas contas finais do campeonato (fase regular). Mas a derrota tem sempre um gosto amargo que nos faz parar para pensar. E retomar a marcha com redobrada vontade.
Hoje fomos inferiores. Nada a fazer! A não ser aprender com os erros… Ter efectiva vontade de alterar o rumo das coisas. Temos trabalhado bem! É preciso trabalhar ainda melhor. Aumentar a capacidade física. Realizar trabalho específico nos sectores que estão a produzir menos. Reforçar o espírito de equipa. Compreender o «peso» da camisola e dar expressão material à vontade de honrar o compromisso individual e colectivo de TUDO fazer para ganhar!
Eu tenho ABSOLUTA confiança nos jogadores que compõem o plantel sénior do Belenenses. Sei que temos recursos humanos mais do que suficientes para encarar os próximos 11 jogos com o objectivo de vencer, todos!
Força, Belém!
FICHA DE JOGO
Árbitro: Rohan Hoffman
BELENENSES, 5
Juan, China e Spachuk; Mata Pereira e Perkins; Salvador, Uva (capitão) e Valter; Nifo e Miranda; Moreira, Mateus, Hernâni (5) e Cabral; Mirra. No banco: Murteira, Fraga, Sebastião, Fezas Vital, Diogo Castro, Lino e João David.
AGRONOMIA, 30
Aguiar, B.Duarte e E.Campos; Vieira e Quadros; António Duarte, de Roux e Stickling; Kadosh e Cardoso Pinto; Lubbe, Manu, Mira e Saldanha; Gaspar. No banco: Castro, Severino, G.Barros, Castelo, Duarte C., Adérito e Albergaria.
MARCADOR:
0-3; 0-6; 0-11; 0-13; 5-13; 5-16 (intervalo);
5-21; 5-23; 5-28; 5-30.
Nota: o talonador António Fraga foi, quando entrou em campo já durante a 2ª parte, violentamente agredido (por duas vezes) por um dos avançados da equipa da Tapada. A agressão foi do tipo «bate e foge». Nada de novo no nosso campeonato. O vídeo do jogo existe, e vou esperar por vê-lo. Depois escrevo novamente sobre o assunto... Fica a promessa.
28 Comments:
Entretanto, o site da FPR dá 4 ensaios à equipa de Agronomia e o respectivo ponto bónus...
Confesso que as incidências do jogo me retiraram alguma concentração e atenção, mas quase tenho a certeza de que foram 3 e não 4 os ensaios marcados. Ou melhor, foram 4 durante o jogo, CONTANDO COM O ENSAIO DO BELÉM...
1ª Parte
0-3, 0-6, 0-11 (1º ensaio, Agronomia), 0-13, 5-13 (ensaio Belém), 5-16.
2ª Parte
5-21 (2º ensaio, Agronomia), 5-23, 5-28 (3º ensaio, Agronomia), 5-30.
Não há portanto lugar à marcação de ponto bónus, e estranho muitíssimo esta precipitação do site da Federação...
HAJA PACIÊNCIA...
Essa agressão "toca e foge" de que fala é miserável e já era tempo dessas coisas desaparecerem dos jogos da DH. Curiosamente, nos estrangeiros é onde se vê menos agressões.
E por falar em Estrangeiros, faltou a sua opinião sobre o a arbitragem do Luso-Australiano Hoffman.
Pedro Silva
A melhor melee do campeonato? O belem esteve bastatnte superior mas agronomia começou logo o jogo sem Gustavo Duarte (pilar que tem sido ultimamente chamado por Tomaz Morais) depois E.Campos lesionou-se e entrou um junior Zé Luis Castro, nao é qualquer um que aguenta um impacto da primeira linha, depois mais tarde lesionou-se o Xines (R: AGuiar) e foi adaptado outro jogador Juan Severino habitual 2-linha. Dizer que Agronomia é a principal candidata ao titulo esta errado entao dizer que o belem tem a melhor melee do campeonato baseando-se neste jogo esta correctissimo?
E o luis pissarra nao jogou, e ainda queria dar os parabens ap kadosh pelo o seu jogo
fala de uma agrassao ao talonador do belenenses, que de facto existiu... mas nao fala de uma cabeçada que o cristian dá numa melee, nem fala das constantes agressoes do uva nos rucks e etc... faz parte do rugby e nao e so por ca! la fora tb ha disto dentro de campo tem que se marcar posiçoes. é normal.
queria so perguntar se alguem falou com o numero 5 do belenenses e ja perguntou pk e k ele tentou aquele drop? é que fiquei uma bocado espantado quando aconteceu mas no fim nao tive oportunidade de falar com ele.
saudaçoes agronomas
porque pensava k inha ouvido o apio do arbiro!
E a agressão do Cunha ao God!
Enfim...
Tb me pareceu que só foram três ensaios!
o rui vasco ja disse q n falava mais de arbitragem...e faz bem!
Triste mesmo foi ver o Frederico Sousa jogador internacional e pelos vistos treinador do direito agredir o treinador adjunto do Cdup. Será que o péssimo arbitro António Moita vai referir isso no relatório. e qual será a punição para Pedro Carvalho que foi expulso por agredir a pontapé um jogador no chão. a ver vamos, mas já se sabe que não será grande afinal ele é da selecçõ, do direito e não do Cdup, se fosse ao contrário alguém duvida que a pena fosse severíssima.
O Frederico Sousa agrediu o treinador adjunto do cdup?
Quais foram as circunstãncias? Talvez o treinador não esteja isento de culpas.
tem mais fotografias do jogo?
Caro Anónimo, agradeço-lhe bastante que não MINTA, nem exagere. O que se passou em Monsanto entre Frederico Sousa e o Treinador adjunto do Cdup, não foi nada de especial, mesmo!! Simplesmente uma troca de palavras e não houve qualquer tipo de agressão de parte a parte. É lamentável escrever o que você escreveu e da forma como o fez. Ou sem conhecimento de causa ou por inveja e "ressabianço". A agressão do jogador do Direito, Pedro Carvalho, foi assinalada e o jogador foi expulso. Foi sem dúvida uma agressão desnecessária, mas é preciso ver também aquilo que a antecedeu e que ficou por ver..mas o que já foi já foi.
Andre Matos
De arbitragem - assuntos directamente relacionados com jogos/desempenho de árbitros - não falo mais. É uma questão de princípio que vou manter até ao fim.
Sobre a questão da agressão terei a oportunidade de escrever em futuro texto, especificamente dedicado ao tema.
Atenção: não pretendo diabolizar ninguém, não tão pouco negar que jogadores de todos os clubes usem a agressão no contexto do jogo.
O que me parece é que se tem de combater a ideia - perfeitamente errada - de que a agressão faz parte do jogo. NÃO FAZ. Nem deste, nem de todas as modalidades que não aquelas que têm na agressão pura o seu objectivo (boxe e derivados).
A agressão (aliás, as agressões) que o Fraga sofreu foram absolutamente descontextualizadas. O jogador acabara de entrar no jogo, com a partida decidida. Não tinha provocado, agredido ou intimidade RIGOROSAMENTE ninguém... Foi agredido a murro em duas situações de jogo consecutivas pelo mesmo jogador (aliás, também ele acabado de entrar...), sem que NADA o justificasse (se é que alguma coisa justifica agressões, de parte a parte).
Atenção: não foram duas festinhas. Foram dois murros violentos, na zona dos olhos, cujo objectivo foi PURA E SIMPLESMENTE agredir. Sem mais...
No fundo, aconteceu aquilo que no ano passado tanta gente criticou de forma indignada (e com razão, reconheço-o) contra o David Penalva.
Repito: estou à espera das imagens de vídeo, e pela minha parte reforço a promessa de aprofundar o tema nos próximos dias.
Joguei pólo-aquático. Estive envolvido em jogos duros, com equipas nacionais e estrangeiras. Joguei finais de campeonatos nacionais. Levei e dei as minhas porradas... assumo! Mas NUNCA por pura maldade ou de forma descontextualizada.
O que vi ontem no Restelo deixou-me indignado, tal como outras agressões têm deixado indignados responsáveis e adeptos de todos os clubes.
Defendo, pessoalmente, que os agressores têm de ser SEVERAMENTE punidos. MAIS: no caso de jogadores naturalizados (e o Belém também os tem...) envolvidos nos trabalhos da selecção (e a receber muito dinheiro por isso) defendo que a sanção lhes seja aplicada onde mais lhes doi: no bolso.
Senão vai continuar esta vergonha que se tem verificado neste início de temporada: JOGOS FRAQUÍSSIMOS, cheio de casos, de expulsões, de agressões... Uma verhonha para o Rugby nacional, para os clubes e sobretudo para os jogadores envolvidos.
Agredir é, para mim, um acto animalesco. SEMPRE. Agredir por puro prazer é sinónimo de uma certa demência...
Voltarei ao tema.
Sobre o jogo, refiro o que já escrevi: vitória justa daquela que foi a melhor equipa em campo, ontem.
a arrogancia do costume dakeles q pela sua condição de internacionais deviam ter outra atitude...mas pronto,nada a q ja n estejamos habituados a ver sempre q o gdd joga...um pouco de humildade as vezes so lhes ficava bem
Apenas para não deixar sem resposta a questão da mêlée: a minha opinião não se baseia neste jogo, mas na observação que faço (e que é naturalmente pessoal, subjectiva e discutível) dos jogos já realizados - Belém e outras equipas - e da qualidade dos packs das principais equipas nacionais.
Acho este ano e já o achava no ano passado: o Belém tem a melhor mêlée a jogar em Portugal. Na força e na técnica. Temos dois pilares bastante competitivos no plano nacional (ainda que diferentes), um talonador bastante promissor, uma segunda linha com boas opções no capítulo da mêlée (na qual o Mata Pereira tem um papel fundamental) e uma terceira linha que complementa muito bem o 5 da frente.
Sobre a mêlée faço tenção de escrever alguma coisa, até tendo em conta algumas leituras recentes sobre o tema.
Não obrigo ninguém a concordar comigo... Mas escrevo sempre, com total franqueza, aquilo que acho.
Para mim temos - de facto - a melhor mêlée. Na touche temos sido muito fracos, o que tem condicionado fortemente o nosso jogo, com constantes perdas da posse de bola.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Caro Joaobao,
Desculpe a franqueza e o tom, mas este Blog - que é de minha iniciativa e de iniciativa do Afonso Nogueira - será aquilo que nós entendermos.
Ele NÃO É OFICIAL. Assim, o que aqui se escreve não compromete o clube. Nem as opções editoriais têm a ver com um maior ou menor peso dado a este ou aquele escalão.
Os seniores são, por razões lógicas, o alvo n.º1 da nossa (minha) atenção. Trabalho directamente com a equipa, estou com eles 2 a 3 vezes por semana. Não tenho por isso muito tempo para dedicar aos juniores nem aos juvenis.
Se quiser contribuir com textos e/ou imagens, esteja à vontade! Nós publicamos. Agora... queixar-se e não fazer nada é que não!
E não fique triste! É que tristezas não pagam dívidas nem criam espaços de internet que dêem a atenção que deseja para os referidos escalões...
Ainda assim proponho-lhe que consulte o arquivo do blog. Encontrará vários textos dedicados à rapaziada mais nova.
Cumps
Rui Vasco
Só espero que veja mesmo "com olhos de ver" o video, talvez tenha grandes surpresas, como as constantes "entradas fora de tempo" (...para não chamar outra coisa)de alguns jogadores do Belem. Quanto ás arbitragens, concordo consigo, deixem os árbitros em paz, e preocupem-se em jogar rugby!
LOL. Pode ter a certeza. Não sou «ceguinho», pois o pior cego é aquele que não quer ver.
Assim de repente lembro-me de num jogo o sebastiao cunha ter enfiado o dedo no olho dum pilar da equipa adversária, isto com uns 10 minutos de jogo decorridos no maximo. Passou o jogo todo com dificuldades de visão e por sorte n foi nada de mais grave. Até concordo com o que dizes, o que n concordo é q te mostres indignado com murros qd há tanta coisa que se passa alem disso, coisas mto mais perigosas...
referiu-se aqui atras que o que frederico sousa fez não passou de uma vulgar troca de palavras. É mentira, só não houve cenas mais graves porque o treinador do Cdup é uma pessoa calma, uma vez que o que se passou foi que o Frederico Sousa agarrou-o pelo pescoço e ao mesmo tempo insultava-o. Ao que foi confrontado com uma simples pergunta «vais me bater é», e talvez num acesso de lucidez e influenciado pela lucidez do outro largou-o. É uma situação grave ainda vinda de quem vem. Mas como é obvio o péssimo árbitro Moita não viu
Curioso, este ultimo comentario, ora se esse incidente se deu junto do banco do direito, leva-me a crer que o anónimo que relatou o "agarrar de pescoço" ou é o próprio treinador do cdup ou um dos jogadores do cdup; pois só os jogadores suplentes e treinadores podem ter ouvido o que se passou. Portanto não há necessidade de ser anónimo. Enfim...
cumprimentos,
Andre Matos
"As opiniões são como as vaginas, cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá"
Chamo a atenção: Os árbitros acompanham o nível de jogo, se em Portugal o nível de jogo é muito baixo é perfeitamente normal que os árbitros o acompanhem...
Não batam sempre no ceguinho quando perdem...
Caro Amilcar, se o seu comentário se dirige aqui ao blog, faça o favor de citar a passagem em que se atribui qualquer responsabilidade ao árbitro na derrota... Aliás, faça o favor de citar qualquer passagem relativa ao trabalho do árbitro e fiscais-de-linha...
Estas pessoas tao c a mania que nao se pode escrever coisas em anonimato...
Desde que nao se diga mal de ng, nem ofenda..n vejo qual é o mal..
Não me referia a nenhum comentário seu.
Parabéns pelo blog aos 2!
cOMO É QUE UMA EQUIPA COMO O CDUP QUE BATE EM TUDO O QUE MEXE E NÃO MEXE TEM CORAGEM PARA ABORDAR VIOLÊNCIAS... COMEÇEM A JOGAR RUGBY E PAREM COM ANTI JOGO, QUE EU SAIBA NÃO HÁ NENHUM ARBITRO DO pORTO, AINDA DIZEM MAL DOS OUTROS!!! QUE LATA !!!
Não compreendo porquê este tom na discussão.
Relativamente aos árbitros, deixem faze-los o seu trabalho e como jogadores temos que nos preocupar em jogar. As agressões, ou anti-jogo são sempre desnecessárias, alimentam mais a discussão, prejudicam o trabalho do arbitro mas acima de tudo prejudicam a vossa equipa.
Cumprimentos
Luís Cavaco
Enviar um comentário
<< Home