:: Belenenses XV ::: Boa atitude, mau resultado (36-27)

sábado, abril 21, 2007

Boa atitude, mau resultado (36-27)



A equipa senior do Belenenses perdeu esta tarde o jogo da 13ª jornada de Divisão de Honra, frente ao Direito, por 36-27. O jogo, disputado na casa dos «advogados», não foi particularmente bem jogado, mas acabou por ser bastante interessante até meio da 2ª parte, com o Belenenses a discutir o resultado enquanto as pernas aguentaram.

A equipa azul voltou a alterar-se (creio mesmo que o Belenenses ainda não repertiu um XV esta temporada), fruto das muitas ausências. João Uva, Bruno Nifo, David Mateus, Francisco Moreira, Sebastião da Cunha, Duarte Bravo... entre outros foram algumas das ausências. Este facto acabou por se reflectir nas poucas soluções de banco ao dispôr de Francisco Borges e Pedro Netto, e quando o Direito reforçava a equipa com jogadores habituais titulares, o Belenenses viase obrigado a improvisar, trocando jogadores de posições e forçando outros a alinhar noutras que não «as suas».

O Direito, claro está, não tem culpa nenhuma desta situação, e acabou por vencer bem, muito por força de 20 minutos finais com maior frescura física.

O XV do Restelo foi hoje constituído por Guillermo Malin, Paulo Santos «China» e Juan Murré; Fezas Vital e Diogo Jorge; Cristian Spachuk, Gonçalo Lucena e Valter Jorge, Carlos Gaspar e Diogo Miranda; Diogo Mateus e Pedro Silva; Duarte Moreira, João David e João Mirra. No banco: Fernando Murteira, Carlos Janardo, António Fraga, Miguel Fernandes, Diogo Castro, Ramiro Alvarez e (...).

Penso que o Belém entrou muito bem, e poderia ter marcado dois ensaios de rajada. Não o fez, e foi o Direito a capitalizar a sua primeira incursão nos 22 metros azuis, para 7-0. O Belém não baixo os braços (nunca o fez) e Diogo Miranda chutou aos postes para 7-3.

Diogo Jorge lesionava-se e com menos um em campo (tanta demora na substituição...) o Direito aproveitava a superioridade numérica nos avançados para através de touche-maul fazer 12-3.

Minutos mais tarde, excelente ensaio de Duarte Moreira, que após uma muito boa placagem de Juan Murré e servido por Diogo Miranda, correu mais de 60 metros e fez o ensaio debaixo dos postes. Após conversão, o Belém recuperava para 12-10.

O Direito voltava a ocupar o meio campo do Belenenses, alcançando novo ensaio (através dos seus avançados, se bem me recordo), mas o Belém respondia com uma excelente jogada dos seus 3/4's, com a bola a passar pelas mãos de vários jogadores, para João Mirra correr já dentro da área de validação e fazer debaixo dos postes 19-17, resultado com que finalizavam os primeiros 40 minutos.

No recomeço da partida, Diogo Miranda voltava a chutar para colocar o Belém na frente do marcador (19-20), mas logo em seguida seria o Direito a aproveitar uma penalidade para retomar a liderança no marcador, 22-20.

Entravam para a equipa da casa Pedro Leal, António Aguilar e Pedro Carvalho, enquanto que no Belenenses se faziam notar as muitas ausências. A segunda linha apresentava-se com Fezas e Spachuk, que sendo pilar havia começado o jogo na asa...

Foi precisamente nesta fase que o Direito fugiu no marcador, marcando dois ensaios convertidos que sentenciavam a partida. O segundo foi particularmente consentido, com os azuis a voltarem costas à bola, após uma falta marcada a 15 metros da linha...

Até ao final, o Belém voltaria a mostrar alma, e os avançados trabalharam muito bem para Valter Jorge estabelecer o 36-27 final.

Em jeito de balanço direi que o Belenenses fez um jogo com muita alma, com excelente atitude e bons momentos de Rugby (tal como o Direito), e é pena que o ponto bónus tenha fugido...









Etiquetas:

2 Comments:

At 9:38 da manhã, Blogger miguel rodrigues said...

Rui,

Tenho a certeza que o Belenenses vai dar a volta por cima. Apesar de terem atravessado uma fase menos boa a qualidade e entrega dos seus jogadores vai fazer a diferença.

Um abraço

 
At 1:26 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Miguel

Nem há outra hipótese! :o))

Abraço
RV

 

Enviar um comentário

<< Home