:: Belenenses XV ::: Entrevista a João Gordino (Capitão dos Juniores)

domingo, abril 08, 2007

Entrevista a João Gordino (Capitão dos Juniores)



Queres apresentar-te?

Olá, chamo-me João Gordino, tenho 19 anos e jogo Rugby à 10 anos. Comecei por brincadeira, tinha uns amigos que jogavam e um dia quis experimentar. Gostei, e deixei me ficar até hoje.

O que significa para ti ser capitão da equipa junior de Rugby do Belenenses? Quais são as responsabilidades acrescida de um capitão?

Para mim ser capitão é uma honra. È uma honra enorme ser capitão de uma grande equipa como a de este ano e poder liderar não só uma equipa mas também um grupo de amigos com quem partilho a minha vida. Para mim um capitão é o líder da equipa é como uma espécie de segundo treinador dentro de campo que tem de estar sempre lá quando é preciso e puxar sempre pela equipa sobre tudo quando as coisas não estão a correr bem para alem disso tem que ser um amigo e tentar fazer com que todos se sintam bem dentro da equipa.

Que balanço fazes dos meses já decorridos desta época desportiva?

Esta época foi bastante complicada, muitos altos e baixos devido a lesões, saídas e entradas de jogadores e as paragens no campeonato que são sempre difíceis para manter o ritmo a que precisamos de estar mas apesar disso acho que o balanço é positivo, tínhamos como objectivo chegar à final e conseguimos, infelizmente não ganhamos mas penso que o Belenenses tem muito potencial e muitos campeonatos de juniores ainda hão-de-vir.

Depois de termos ganho a final com o CDUL, acabámos por ceder este ano depois de termos dominado todo o campeonato. Como te correu a final, e como analisas a prestação da equipa?

Uma final é sempre uma final e nunca pode haver vencedores antecipados, conseguimos o primeiro lugar na fase de grupos que nos correu muito bem, ultrapassamos os dois jogos seguintes que nos levaram à final, mas a partir dai são 70 minutos em que tudo pode acontecer e aconteceu o que ninguém queria que foi perdermos. Começamos muito mal o jogo levando logo três ensaios e a partir dai as coisas complicaram-se, sabia que tinha-mos equipa para ganhar mas não trabalhamos o suficiente, ou melhor trabalhamos mas menos que os outros e isso foi crucial durante o resto do jogo. Da minha parte a final não me correu mal fiz o meu jogo mas não chegou, é obvio que não há nenhum culpado nem ninguém a apontar, sei que demos tudo mas há dias em que nem tudo corre bem e esse foi um deles.

Quais são os objectivos que ainda se encontram por alcançar?

Bem vai começar agora a taça de Portugal que é o nosso próximo objectivo e se tudo correr bem vamos fazer os possíveis para ganhar, e ainda não sabemos se ira realizar ou não a taça Ibérica referente ao ano passado mas se acontecer será muito bem vinda e claro que será também para ganhar.

Queres deixar alguma mensagem aos sócios e adeptos do Belenenses que nos lêem?

Sim, gostaria de agradecer em nome de todos os juniores do Belenenses, o apoio dado durante todo o campeonato mas em especial o apoio dado durante a final, é muito bom sentir o apoio de tanta gente mesmo quando as coisas não estão a correr bem, e se possível que nos continuem a apoiar que muitas vitorias ainda virão e com isso muitos campeonatos para o Rugby do Belenenses.

Etiquetas: