:: Belenenses XV ::: Sobre Gavin Henson

quinta-feira, agosto 31, 2006

Sobre Gavin Henson


Legenda: Jonny Wilkinson e Gavin Henson, durante a Tour dos Lions à Nova Zelândia.

Há umas semanas atrás escolhi o meu XV preferido da actualidade. Na caixa de comentários, e com inteira legitimidade, dois leitores referiram o nome do galês Gavin Henson como uma escolha possível, o que foi prontamente contestado por um outro leitor do nosso blog.

Pessoalmente foi jogador que nem sequer me ocorreu. Tenho-o como um jovem talentoso, mas como um «não-jogador» de Rugby. Henson é uma pop-star que ganha a vida nos relvados, de oval na mão (ou no pé, como gosta), mas ser jogador de Rugby é outra coisa... Ele é uma figura pública no seu país, mas utiliza esse estatuto de forma negativa, o que aliás admite sem problemas. Em recente entrevista à revista RUGBY WORLD diz que se quer assumir como «un Cantona ou Ronaldo do Rugby».

Alinhando pelos Ospreys nas competições nacionais galesas, bem como na Celtic League, Henson tem um currículo invejável. É internacional pelo seu país, ganhou o Torneio das VI Nações (no ano do Grand Slam), foi chamado aos Lions (para a Tour de má memória, à Nova Zelândia, onde alinhou com a camisola 12 no 2º «test-match») e triunfou na Celtic League. Nada mal para um jovem de 23 ou 24 anos...

Mas Gavin Henson tem também o currículo sujo por comportamentos considerados inadequados, ou mesmo ilegais. Depois da Tour dos Lions, e após recuperar da lesão que o afastou do início das competições de clubes, Henson foi suspenso por agredir um jovem opositor irlandês. E a verdade é que, apesar dos títulos conquistados, e da distinção da IRB em 2001 («Melhor jogador jovem do mundo»), Henson não mostra serviço há já algum tempo.

Acresce a tudo isto as considerações acerca de alguns companheiros de equipa dos Lions no seu livro «My Grand Slam Year», as quais o obrigaram a vir publicamente pedir desculpas aos atletas referenciados. No seio da selecção galesa, Henson foi «obrigado» a reunir com alguns dos atletas envolvidos na polémica, tentando serenar os ânimos.

A sua excentricidade, exteriorizada pelas constantes mudanças de visual, fazem lembrar os piores exemplos do mundo do futebol, e nem o seu talento pode - um dia destes - ser suficiente para apagar uma imagem cada vez mais ridícula perante o universo dos amantes da modalidade.

Henson tornou-se um alvo fácil dos «papparazi», das revistas cor-de-rosa e da imprensa sensacionalista britânica. Pessoalmente nada disso me interessa. A sua vida é... sua. Mas uma coisa é levar a vida que se quer. Outra bem diferente é não querer «pagar» as consequências dos comportamentos. Henson tem pago pelo que faz e também pelo que não faz... É o preço da fama que procura a todo o custo, através da sua excentricidade!

Não é um jogador vulgar, como já li. É um bom jogador. Ninguém é internacional galês nem joga pelos Lions apenas por mero acaso... Mas como já referimos aqui no blog - mais do que uma vez! - não basta talento. É preciso cabeça! E Gavin Henson é o pior dos exemplos para os jovens jogadores de Rugby da actualidade.

9 Comments:

At 11:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pessoalmente, nos ultimos anos vi Henson jogar umas 4 ou 5 vezes ao vivo e mais umas 7 ou 8 pela TV, e se nao e um jogador vulgar, e em minha opiniao um jogador mediano, e muitas seleccoes contam com jogadores medianos ao lado das estrelas. Quanto ao ter jogado pelos Lions, como sabe na digressao ha diferentes niveis de jogos e por isso sao levados cerca de 50 jogadores formando quase 3 equipas de niveis diferentes, a hipotese de jogar na equipa principal caiu-lhe de bandeija devido a inumera quantidade de lesoes (que fez for exemplo com que Wilko jogasse ao centro!!!!). Na seleccao de Gales...quem tinha olho (neste caso pontape) era rei, depois das mas prestacoes consecutivas de Henson e das boas prestacoes de S. Jones nao me parece que Henson seja tao rapidamente escolha como chegou a ser no ano do Grand Slam...enfim opinioes. Tirando todas as polemicas da vida privada dele continuo a achar que nao tem assim tanto talento e penso ser um jogador mediano.
MM

 
At 11:14 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Eu estou de acordo com as suas observações. O que digo é que, para um jogador jovem, o Henson tem ainda uma boa margem de progressão. Não creio todavia que a vá aproveitar, por falta de cabeça. Creio que ele é um «não jogador de Rugby», por não expressar através do seu comportamento a atitude original dos criadores do jogo.

Um abraço!
Rui Vasco

 
At 11:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por curiosidade sabiam que ele foi jogador de futebol antes de jogar rugby? Pois numa entrevista que deu ao Channel 4 aqui no UK, ele revelou que sempre quis ser jogador de futebol devido a exposicao mediatica que eles teem, mas como o pai era um adepto e jogador de rugby ele teve que seguir o rugby. Nessa mesma entrevista ele assumio que antes dos jogos usa creme bronzeador, gel e rapa as pernas para que a sua imagem seja falada e por consequente lhe arranje contractos publicitarios. Ele terminou dizendo que espera jogar ate ao 28 anos altura que pensa ter ganho suficiente dinheiro para fazer aquilo que gosta "estar nas revistas posh".
Nunca gostei dele como jogador, pois o que o vi fazer de extrodinario foi um pontape aos postes no gales vs inglaterra e uma placagem a virar o inexperiente (1 internacionalizacao) centro ingles. De resto nada. Ao muito me engano ou acho que a carreira dele como internacional esta acabada.
Abraco
Miguel

 
At 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo convosco quando se referem à possivel futura carreira do jogador em questão. Joguei contra ele num Portugal - Gales (3 Nações 2000) e tive oportunidade de ver outros jogos de gales no Camp. mundo Júnioes (Chile 2000) e já aí se notava o seu incrível estatuto de estela da equipe. Tem como grande qualidade o seu pontapé.

Parabéns pelo blog
Mata Pereira

 
At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=qjPkpJyQHuk

http://www.youtube.com/watch?v=p7YjAfBETjc

 
At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é uma maquina

 
At 4:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e o maior!

 
At 4:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

se conseguires mete aqui uns videos do gavin para a malta ver...abraço

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dois videos que descrevem bem o que Miguel Barbosa escreveu "Nunca gostei dele como jogador, pois o que o vi fazer de extrodinario foi um pontape aos postes no gales vs inglaterra e uma placagem a virar o inexperiente (1 internacionalizacao) centro ingles"....

 

Enviar um comentário

<< Home