:: Belenenses XV ::: Vários

sábado, agosto 26, 2006

Vários

#1
Francisco Nogueira ruma a Barcelona

O «asa» azul Francisco Nogueira não vestirá na próxima temporada a camisola azul do Belenenses, uma vez que rumará a Barcelona, no quadro do programa Erasmus, o qual permite o intercâmbio de alunos universitários entre países do espaço europeu. O jogador belenense não deixará todavia de jogar Rugby, e tenciona alinhar num emblema catalão, onde possa jogar ao mais alto nível naquela nação do estado espanhol.


Legenda: Francisco Nogueira, ao centro, junto a Pedro Netto e Manuel Castagnet. Créditos: Blog «CFBelenenses» (Luís Lacerda).

A equipa campeã do Santboiana, onde alinhou João Uva, é uma hipótese, mas de momento é precoce avançar com o nome do clube a representar por Francisco Nogueira. O Belenenses XV não deixará de acompanhar este processo de «transferência», e noticiará o percurso desportivo do jogador formado nas escolas do clube.

Ao Francisco desejamos a melhor sorte do mundo nesta aventura catalã.

#2
Rugby internacional num blog azul?

Sim! O «Belenenses XV» definiu como âmbito editorial prioritário o Rugby do Belenenses, mas decidiu – desde o início – alargar os seus textos a assuntos diversos do Rugby nacional e a notícias, artigos e comentários relativos às incidências do mundo oval internacional. Porquê?

A resposta é simples: a discussão da modalidade fora das «fronteiras azuis», mesmo num Blog de âmbito belenense, serve obviamente para dar maior visibilidade à modalidade. Divulgar o Rugby é um dos objectivos fundamentais deste Blog, uma vez que dar maior visibilidade ao jogo ajudará a trazer mais gente às bancadas do Restelo, onde alinha o nosso valoroso XV.

#3
Ainda sobre a AG da Federação…

A assembleia-geral da FPR é aguardada com justificada expectativa. Que conclusões sairão da reunião solicitada pelos clubes? O ponto sobre os escalões é chave, tal como o são outros. Um dos aspectos que me parece importante é a definição de um prazo limite para a inscrição de atletas. O que não entendo é o critério para o estabelecimento da data (31 de Dezembro). Sem pensar muito no assunto encontro pelo menos uns 3 ou 4 argumentos para contrariar uma data tão próxima do início da temporada. Mas sobre o tema já escrevi o que entendia. Aguardo (aguardamos todos, creio) as decisões tomadas pelos clubes.

#4
Uma revista do Rugby, em português…

Faz falta, creio que ninguém dúvida. O Rugby é mal tratado pela comunicação social, e as poucas linhas a ele dedicado semanalmente em dois ou três diários (dois desportivos e um generalista) não chegam para suprir a necessidade de informações da pequena (mas dedicada) comunidade oval portuguesa.

O site da FPR… é o que é. A empresa «Facesport» não foi nem será a resposta. Os textos são pobres e pouco regulares; a informação é desactualizada.

Para criar uma publicação de qualidade é preciso investir, mesmo que o projecto seja construído tendo por base o trabalho voluntário (ou seja, não remunerado) de uma dúzia de pessoas mais dedicadas e sonhadoras. Eu acho que é possível, mas de onde virá o dinheiro?

#5
Digressão pela Argentina


Legenda: Os Lobos conquistaram o 3º lugar no Torneio Europeu das Nações, e a hipótese de lutar por um lugar no Mundial 2007. No seu grupo de qualificação encontrará a Itália (em Roma) e a Rússia (em Portugal). Créditos: www.fotoprofesional.cz

A digressão sul-americana do XV luso poderá ser um momento chave na preparação da equipa nacional para a 5ª ronda de qualificação do Mundial de França 2007. Sobre o bizarro modelo de apuramento escreverei algo mais tarde. Sobre a digressão – que passará pela terra dos Pumas e pelo Uruguai – direi que faz todo o sentido, desde que encarada com total entrega por parte de todos os membros da delegação! Força, Lobos!

#6
URBA de luto

Um jogador de 32 anos faleceu poucos minutos depois de ser substituído durante uma partida da URBA, competição regional de Buenos Aires (Argentina), na qual competem alguns atletas que representaram recentemente o Belenenses. A morte de um ser humano é sempre de lamentar. A morte de um atleta – e em particular de um jogador de Rugby – é trágica. Que descanse em paz.

#7
Rugby e Racismo

Dois temas que aparentemente nada tem a ver um com o outro. Na África do Sul, onde durante anos vigorou um regime racista, Rugby e discriminação andaram de mãos dada durante muito tempo, com consequências para todos. As equipas africanas estiveram durante muito tempo isoladas, e os africanos de pele negra viram-se impedidos de vestir a camisola dos Springboks.

Felizmente, o tempo do «apartheid» já lá vai, e os adeptos do Rugby guardarão para sempre a imagem de Nelson Mandela a entregar a Taça do Mundo ao capitão Springbok François Pienaar, em 1995, verdadeiro símbolo de uma África do Sul aberta e finalmente a caminho da igualdade entre homens.


Legenda: Nelson Mandela e François Pienaar.

A presença de Mandela foi um verdadeiro sinal de esperança para milhões de africanos discriminados durante muito tempo. E por uma vez, política e desporto deram as mãos num sentido positivo. O Campeonato do Mundo de Rugby terá sido pioneiro, enquanto grande palco de uma grande modalidade, a uma demonstração de genuína reconciliação nacional.

Acontece que, depois da discriminação negativa, surge agora a chamada «discriminação positiva», e parecem existir quotas para a inclusão de africanos de pele negra nos Springboks. Pela minha parte creio que se trata de uma forma pouco digna de garantir a participação de todos na equipa nacional, até porque são vários os jogadores negros que por mérito próprio chegaram ao topo do Rugby sul-africano.

Sobre o tema «O racismo no Rugby» procurarei escrever algo mais desenvolvido, até tendo em conta acontecimentos ocorridos no hemisfério sul no início dos anos 80. Material interessante, garanto a quem não conhece!

#8
Nova Zelândia volta a vencer!

Os All-Black asseguraram há alguns minutos nova vitória no Tri Nations 2006. Desta feita, a equipa do feto prateado foi à casa dos Springboks bater o seu maior rival por 26-45... Alguma equipa do mundo terá poder para os parar?

#9
«Caso Mateus» torna-se numa «Palhaçada Mateus»

O «Caso Mateus» conheceu novos e surpreendentes (para os menos precavidos, como eu) episódios. Deixou de ser um caso e passou a número de circo… de mau gosto! As últimas 24 horas foram verdadeiramente inacreditáveis, com instâncias desportivas e civis a opinarem acerca de um processo que se arrasta desde pelo menos há 6 meses, quando Académica e Vitória de Setúbal apresentaram as primeiras queixas sobre a utilização ilegal do jogador Mateus. E agora há também o Leixões que se juntou à «Palhaçada Mateus» para aumentar a confusão.

O futebol no seu «melhor»…

Os efeitos de tudo isto para o Belenenses (clube e não apenas SAD para o futebol profissional) são devastadores. Naturalmente que sendo o futebol a modalidade rainha do clube, toda a estratégia desportiva azul fica condicionada por esta verdadeira palhaçada.

Sobre o tema não escreverei mais até que tudo esteja cabalmente esclarecido.

4 Comments:

At 10:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A ideia da revista é genial e já me tinha ocorrido,mas de qualquer maneira parrece-me que era preciso um grande esforço monetário para lançar a revista para o mercado.
Adorava ver essa ideia concretizada.
parbéns pelo seu blog,muito interessante

 
At 10:37 da tarde, Blogger Luis Lacerda said...

Amigo Rui,

obrigado à referência acerca da foto por mim tirada, ;) aonde estão Pedro Neto, F.Nogueira e Manuel Castagnet, como sabes essa foto traz-me não muito boas recordações, pois foi no estádio Universitário aonde deixámos o ttulo nas mãos do Direito para laém doutro incidente comigo ocorrido extra Belenenses ...
Um grande abraço

 
At 11:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Rui,

Lançar uma revista é uma boa ideia, enquanto ideia, mas sem rentabilidade só serve mesmo se alguém a pagar "para não dar lucro". Tenha em conta que mesmo quando os "adeptos" (os poucos) são chamados a pagar 5 euros p ver um jogo protestam. A envergadura de uma publicação (para ser de qualidade) requer mínimos que me parece ser óbvio que a comunicação da Federação (seja quem for que a [des]coordene), não tem capacidade para dinamizar. Antes da revista a televisão! É preciso notoriedade.

Sugiro a entrega a duas firmas:
- Joao Lagos.
- Euro M

ambos especialistas em marketing desportivo. Ganhariam dinheiro à conta do Rugby.. e então? Se o Rugby ganhar com eles!

Curiosamente a EURO M é propriedade de um "ex-azul do restelo", Pedro Serra. Ou seja, gente que gosta de Rugby.

acordem por favor...

Parabéns pelo seu trabalho! Sem par em Portugal!

 
At 1:52 da tarde, Blogger Unknown said...

Boa tarde,
Gostava de ter uma camisola desta do beleneses com a publicidade mitsubishi ninguem arranja?

 

Enviar um comentário

<< Home