:: Belenenses XV ::: Uma questão de atitude...

terça-feira, outubro 17, 2006

Uma questão de atitude...

Portugal sofreu uma pesada derrota com a Itália e essa derrota teve causas objectivas. É certo que se enfrentaram selecções de campeonatos diferentes, uns amadores, outros profissionais... É verdade que os orçamentos para a preparação são diferentes e é verdade que, quando o jogo se realizou, os italianos - distribuídos por alguns dos mais fortes campeonatos da Europa - já tinham outro ritmo nas pernas.

Importa todavia, neste exercício de atribuição causal, olharmos um pouco para nós próprios, e deixarmos de atribuir as derrotas a tudo e a todos... menos à nossa selecção! Quando proponho que olhemos para nós próprios, faço-o em sentido literal. Vejam bem esta fotografia publicada no site da Federação Italiana de Rugby:



A diferença de postura entre as duas equipas na preparação desta mêlée resume, por si só, a diferença na atitude das duas equipas em campo! E atenção: se alguém tinha razão para estar «descontraído» eram os italianos, favoritos à partida e cuja vitória quase ninguém colocava em causa.

Os nossos rapazes não estiveram nos seus dias, é verdade. Mas é quando falta a inspiração que se exige mais transpiração! É preciso compensar a menor capacidade física e técnica com uma atitude absoluta e inequivocamente «guerreira».

Os russos vêm a Lisboa para ganhar. Farão o seu jogo, que não é só meia bola e força, como muitos pensam. Têm um pack forte e jogadores talentosos na defesa, capazes de criar (ou encontrar) espaços e brechas na muralha lusa. E por isso o segredo deste jogo - como de todos, aliás - é defender a 200%.

Placar tudo o que se mexe - excepto o árbitro - é mesmo um imperativo. E empurrá-los para o meio campo deles, com o nosso pack - poderoso, aliás - a jogar como se não houvesse amanhã!

Parece-me a mim que o peso da derrota em Itália e uma possível (e provável, diria eu) vitória sobre a Rússia serão, no futuro, explicadas como um questão de atitude...

14 Comments:

At 10:32 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Entretanto, convido todos a ler o «programa das festas» do dia do 1º jogo da Heineken Cup, em Dublin, na preparação para o Leinster vs. Gloucester...

Está tudo aqui:
http://www.leinsterrugby.ie/members/index.asp?docID=1325

Era isto - e não só - que se pedia à FPR: uma estratégia de atracção de gente ao estádio, para o jogo com a Rússia.

 
At 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a russi perdeu em casa com a italia 67 - 7 nao tamos mal. vai ser um bom jogo entre duas equipas ao mesmo nivel

 
At 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Temos que ser uns cães, placar tudo o que mexe, mandar tudo abaixo.
Eu acredito em Portugal, eles sabem o que tem que fazer, sabem que tem que dar o litro, que tem que suar, que tem que confiar no parceiro que está ao lado, porque é a unica pessoa com quem ele pode contar em campo.

Vamos Portugal!

 
At 11:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rui Vasco, Não te esqueças e ficou evidente está criado de alguns anos para cá um grande fosso( físico/mental e consequente técnico) entre profissionais de alto nível como a Itália e outros profissionais a dar os primeiros passos - Russia e amadores - Portugal. Isso não desculpa a falta de atitude da nossa equipa. Aquele scrum diz tudo. Outro tema tem que ser discutido, como vamos dar a volta a esta situação de desníveis enormes entre as equipas.

abraço,
MF

 
At 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acabei de ler alguns comentário e fiquei com a ideia que as pessoas precebem mesmo pouco disto. Russos iguais a Portugal? vergonha por perder 83 com a Itália? Tenham cuidado com os Russos! eles só hjogam rugby, mais nada e são o exemplo do ideal físico, associação clara de Força, velocidade e tamanho. Não tem técnica? há poucos anosjoguei com eles e percebique eles eram evoluidos tecnicamente, factio que constatei em Junho o último naquela competição que vimos em Lisboa.

Cuidado...

 
At 11:44 da manhã, Blogger Rui Silva said...

Caro amigo, o que o texto diz é precisamente o contrário do que você leu. Passo a transcrever:

«Os russos vêm a Lisboa para ganhar. Farão o seu jogo, que não é só meia bola e força, como muitos pensam. Têm um pack forte e jogadores talentosos na defesa, capazes de criar (ou encontrar) espaços e brechas na muralha lusa. E por isso o segredo deste jogo - como de todos, aliás - é defender a 200%.»

Ou seja, ele são fortes mas não são «cêpos». Têm técnica. São evoluídos!

Aliás, o Prof. Tomaz Morais referiu isso mesmo na entrevista que concedeu ao nosso blog, antes da partida para Itália. Leu-a na altura?

 
At 1:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A preparação da Selecção começa já hoje, com um jogo-treino contra o Direito ás 20h no Estádio Nacional, julgo que é uma boa oportunidade para o Prof. Tomáz Morais começar já a preparar os jogadores para o embate com os russos. no entanto julgo que tb se deveriam realizar jogos treinos com mais clubes.

 
At 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Está já marcado mais um jogo de preparação da Selecção contra o nosso Belenenses no próximo sábado às 17.30 no Est. Nacional. Para a equipa nacional, mais um momento de "competição" que é sempre uma mais valia a uma semana de receber a Russia, para Nós Belenenses, uma opurtunidade única de jogar contra uma equipa que possivelmente será das mais fortes que desde sempre defrontamos. Bom para todos! Abraços

 
At 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

com o belenenses e o direito....sempre os amigalhaços do costume.....se pensam que o rugby está a evoluir....só se for pra rir......ainda que espere, como portugues, que portugal ganhe contra a russia, penso que toda esta utopia vai toda acabar no dia 28 e depois vamos acalmar e assentar finalmente os pés na terra. Esta organização do rugby em portugal é uma verdadeira palhaçada só se ve selecção, selecção, direito, direito e pronto lá no finzinho os restantes palhaços que treinam semana a semana para conseguirem fazer qualquer coisa e divertirem-se aos fins de semana.

Acabem com esta palhaçada

 
At 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E já agora.

Parabens pelo blog. Peço desculpa pelas palavras mas como isto é livre cada um pode dizer aquilo que realmente lhe vai na cabeça (ainda que contra o sistema instalado....isto sim um verdadeiro sistema muito mais evoluido do que o do DIas da Cunha)
Fernando

 
At 7:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Fernando, não percebo o porquê de tanta indignação, sinceramente não percebo. Vê-se selecção, direito, belenenses, agronomia, benfica, cdul, cdul, cascais, tecnico, belas, e muitos mais. Tenho a certeza de que todos os clubes treinam como podem e no direito treina-se a serio. Essa dos amigalhaços do costume também não percebi, mas gostava que esclarecesse.
Cumprimentos,
André Matos

 
At 7:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fernando,
Talvez falar de palhaços e palhada seja mais acertado no circo.

Abraço
António

 
At 7:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Palhada não , palhaçada...
desculpa Fernando

 
At 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

andre matos, so se ve o que se quer ver.Juvenis do CDUP campeoes nacionais,vice ha dois anos.O futuro de Portugal nao esta so no sul como se pode ver na nossa formaçao ordenada onde os do sul contam com os nossos fantasticos e experientes Marcelo d'orey e o eterno Joaquim Ferreira.Força portugal no dia 28.mais uma vez parabens pelo blog

 

Enviar um comentário

<< Home