:: Belenenses XV ::: A falta de moral de alguns associados...

segunda-feira, abril 23, 2007

A falta de moral de alguns associados...

Leio na internet coisas que me deixam profundamente triste e até pasmado. Coisas que revelam enorme desconhecimento do fenómeno desportivo em geral, e da realidade concreta e actual (que é muito maior do que aquela que encontramos nos livros) do Belenenses.

Leio por exemplo que os resultados da equipa senior de Rugby do Belenenses são, este ano, para esquecer. E leio ainda o seguinte (passo a citar): «Porque neste clube alguém, um dia, terá que incutir a mentalidade que quando não se ganham títulos é porque ficou em "ÚLTIMO LUGAR"!».

De facto, não é nada assim.

Nenhum clube deste mundo poderá nunca encarar a derrota desta forma. A afirmação ganha contornos ainda mais ridículos quando se refere a um emblema que ao longo da sua história não ganhou «ano sim, ano sim» títulos em todas as modalidades ao nível senior.

Apesar de não ser um clube de enormíssimo palmarés senior, o Belenenses sempre teve nas suas modalidades uma fonte de prestígio. Pela qualidade dos seus atletas, pela qualidade da sua formação, pela presença assídua nos grandes palcos nacionais e até internacionais. Nunca a derrota foi encarada no Belenenses como um drama, e pelo contrário há resultados que não se traduzindo em títulos comportam mérito desportivo assinalável, que não deve ser desvalorizado através de uma visão tão estreita dos resultados.

Vejamos o exemplo do Rugby:

Em 80 anos de história (50 de campeonatos nacionais, mais coisa menos coisa), o Belenenses conquistou 5 títulos nacionais seniores. Apesar disso, o seu contributo para a modalidade, a qualidade das suas equipas e da formação de jogadores, o facto de andar permanentemente na luta pelos lugares cimeiros das competições em que se encontra envolvido, valeram-lhe o respeito de todos os adversários.

Em 2006/2007, os resultados desportivos foram de facto maus. A temporada ainda não acabou, é certo... Mas aconteça o que acontecer, esta será sempre recordada como uma época muito abaixo das expectativas e das reais potencialidades da equipa. As razões para este insucesso são diversas, e nem importa agora analisá-las.

Acontece que, à luz da leitura estreita que alguns associados (pelos vistos) fazem, ser 2º (como fomos, com brilhantismo, em 2005/2006) ou ser 6º (como somos actualmente) é... a mesmíssima coisa. Um género de «último lugar», que se coloca como um estigma sobre as cabeças e a futura memória dos nossos atletas, técnicos e dirigentes.

Acrescenta o mesmo consócio, que «anonimamente assina a sua opinião», que o orçamento conjunto destas modalidades (aquelas a que se refere: Andebol, Basquetebol, Rugby e Futsal) justifica outro tipo de brilhantismo. Interessante observação. Acontece que, por si só, o orçamento das diferentes modalidades citadas não ganha campeonatos... Muito menos quando o comparamos com os orçamentos dos diferentes adversários do Belenenses nas modalidades aqui apontadas.

Terá o Belenenses o maior orçamento nacional no Andebol? No Basquetebol? No Futsal? No Rugby? A resposta é obviamente que não!

Colocar sobre as modalidades a constante obrigação de ganhar títulos é não apenas injusto: é absurdo! Tal como seria absurdo, injusto e inaceitável impôr os mesmos critérios de sucesso à equipa profissional de Futebol.

Termino referindo apenas que me espanta que se façam avaliações acerca dos resultados desportivos de equipas que não se conhece, em modalidades acerca das quais se ignora o actual quadro competitivo. Que moral têm os muitos associados do Belenenses para apontar o dedo à sua digna equipa de Rugby quando poucos ou (quase) nenhuns a acompanham e conhecem verdadeiramente?

Eu, simples associado com o n.º3887, digo com clareza: NENHUMA.

Etiquetas: ,