:: Belenenses XV ::: Deixem-se de tretas!!!

quinta-feira, abril 26, 2007

Deixem-se de tretas!!!

O Belenenses XV é um blog dirigido sobretudo a sócios e adeptos do Clube de Futebol «Os Belenenses». Na sua génese encontra-se precisamente a ideia de levar o Rugby a mais gente, e de levar mais gente ao Rugby. Assim, este texto que intitulei «Deixem-se de tretas» dirige-se precisamente a todos aqueles que, intencional ou acidentalmente, aqui venham parar. Dirige-se a vós, meus caros consócios.

A maioria dos belenenses tem pelo Rugby um distanciado respeito. Modalidade de contas certas, com autonomia apontada como exemplo dentro do Clube, o Rugby habituou os sócios a bons desempenhos desportivos (ao nível sénior e da formação)... Todavia, sempre foi uma modalidade de bancadas vazias.

Quando lutávamos pelos lugares de cima, a desculpa para a ausência de público era a própria natureza do jogo (muito parado, de leis complexas, etc...). Agora que estamos numa luta ainda mais importante, com a equipa a terminar uma temporada muito difícil, a desculpa é outra: não ganham, não estão la luta pelo título, é uma época para esquecer, etc...

Pessoalmente envolvido na secção de Rugby, penso que a culpa do afastamento dos adeptos do clube face à sua equipa não é só deles. Mas também é! Quando não se quer «perder» tempo para ir apoiar jogadores que vestem (na esmagadora maioria dos casos) gratuitamente a camisola do Belenenses, todas as desculpas se inventam.

Acontece que pela primeira vez em vários anos estamos, de novo, a lutar para garantir tranquilidade. Caros amigos, abram os olhos: a nossa equipa, que durante os últimos cinco anos lutou sempre pelos lugares de cima e até pelos títulos nacionais (tendo vencido um campeonato, uma Taça de Portugal e duas Supertaças) está hoje a lutar pela permanência.

É tempo de todos serem solidários com um grupo de jogadores que tudo dá ao Belenenses sem nada pedir em troca! É tempo de ocupar o nosso lugar na bancada do campo 2 e puxar pela primeira vez na vida pelos Rugby do Belenenses.

Caros consócios: deixem-se de tretas! Vamos apoiar a nossa equipa sénior de Rugby.

O jogo do ano disputa-se sábado, pelas 12 horas (hora a confirmar), no Relvado 2 do Restelo. O adversário é o Técnico.

Etiquetas:

3 Comments:

At 9:15 da tarde, Blogger Escalões said...

Desculpem, mas o porquê do jogo às 12, ou às 13 ou mesmo às 14. Será que não perceberam que esse horário as pessoas não estão disponíveis?
Aprendam qualquer coisa com as modalidades que se dizem Desporto Rei. Se a essas horas fosse conveniente de certeza que eles as ocupariam. Também não queremos roubar os adeptos a outros desportos. Mas pensem que se calhar à hora que têm marcado os jogos há quem trabalhe, há que tenha de cumprir certos rituais familiares institucionalizados e enraizados que não permitem deslocarem-se aos jogos.....
digo eu..
Se calhar até nem é nada disto.

 
At 10:27 da manhã, Blogger Flávio Santos said...

Uma reflexão interessante.
Eu, que tenho 34 anos de sócio (e 38 de idade) não sou propriamente assíduo ao rugby, embora seja apreciador da modalidade.
Penso que há um factor penalizador das assistências (e isto não é uma desculpa pois eu passo várias horas por semana no Restelo a apoiar, sempre que possível, o futebol, o andebol, o basket e o futsal): o campo nº 2. Ver uma partida virado a a poente não é das coisas mais agradáveis. Não sei se não seria de pensar em realizar algumas partidas no estádio, é logo outro ambiente, outras condições. E se fosse em dias de futebol, realizar um jogo de rugby duas horas antes no mesmo recinto teria um impacto impressionante no crescimento da modalidade. Isto se houver um correcto tratamento da relva, claro está.
Parece-me que o público do rugby, no nosso clube, não é o mesmo do das outras modalidades; até em termos sociais parece de um estrato mais elevado que a média. Não sei se será uma modalidade elitista mas no Belém não parece chegar ao "povo", incluindo os muitos reformados que passam horas no Restelo.
A divulgação talvez pudesse ser maior, inclusive pela publicitação antes dos jogos de futebol, fossem folhetos ou mesmo um fanzine (tipo “Azulão”), de distribuição gratuita.
Se há coisa que os nossos adeptos apreciam é ver a camisola da Cruz de Cristo suada e honrada e o rugby fá-lo, indiscutivelmente. O meu filho mais velho (7 anos), que nunca viu um jogo de juvenis, foi lesto a colar na parede do quarto o poster da equipa campeã que saíu no nosso jornal.
Um abraço à equipa do blogue e... até amanhã.

 
At 12:24 da tarde, Blogger Rui Silva said...

Ora bem, caro amigo! Focou a questão central.

A proposta que refere é tão acertada quanto ousada: Rugby no relvado 1 (Estádio). Nem quero imaginar o que aconteceria à direcção do clube que tivesse a ousadia de implementar uma solução dessas.

O que acontece é que a partilha de relvados entre futebol e rugby é extremamente comum noutros países, como Inglaterra, França, Irlanda, Gales e Escócia. E não me refiro à partilha de campos entre clubes de bairro, mas entre equipas de topo! Veja-se o caso do Wigan FC (Liga Inglesa de Futebol), que joga no mesmo estádio (o JJB - http://www.jjbstadium.co.uk/) que o Wigan Warriors da Rugby League (Rugby de XIII) inglesa.

Concordo com rigorosamente tudo o que diz, e penso que a secção de rugby do Belenenses tem graves responsabilidades no ponto de isolamento dentro do próprio clube a que chegou. As coisas começam a alterar-se muito lentamente (este blog é um dos pontos de partida), mas há ainda MUITO trabalho pela frente.

O Rugby - já o escrevi aqui um milhar de vezes - tem que chegar ao «povo». Deve democratizar-se, tomar-se menos burguês e passar a incluir todos aqueles que gostam de desporto e do Belém em particular.

Um abraço e até amanhã
Rui Vasco

 

Enviar um comentário

<< Home