:: Belenenses XV ::: março 2007

sábado, março 31, 2007

Azuis regressam às vitórias

O Belenenses bateu esta tarde a equipa do Cascais por 20-18 (3-3 em ensaios e 12-13 ao intervalo).

A equipa do Belenenses alinhou com Juan Murré, Paulo Santos e Guillermo Malin; Fezas Vital e Marco Miroto; Sebastião da Cunha, Miguel Fernandes e Gonçalo Gonçalves; Bruno Nifo (capitão) e Ramiro Alvarez; Diogo Castro e David Mateus; Duarte Bravo, Duarte Moreira e Diogo Miranda. No banco estiveram Fernando Murteira, Carlos Janardo, Gonçalo Lucena, Carlos Gaspar, José Maria Lino, Diogo Pinheiro e Tiago Cabral.

Marcaram pelo Belenenses Duarte Moreira (5), Diogo Miranda (5+2+3) e Sebastião da Cunha (5).

Nota muito positiva para a estreia de (mais) um junior na equipa senior: desta feira foi o ponta Duarte Moreira (que nos juniores alinha também a asa). Muito bem vindo e muita sorte no futuro!

Leia a crónica do jogo no Portal Oficial do Belenenses.















Etiquetas:

sexta-feira, março 30, 2007

Mais uma vez, o campo!

A confusão gerada em torno da data do Belenenses-Cascais da 10ª jornada resultou em mais uma situação extremamente penalizadora para a equipa de Rugby sénior do Belenenses: ver-se-á obrigada a jogar fora de casa, e na circunstância no campo do Direito, que acedeu a disponibilizar o seu relvado ao Belenenses (aqui fica a devida vénia).

A causa desta troca de casa (do Restelo para Monsanto) deve-se ao facto do Relvado n.º2 do Restelo (habitual campo da equipa azul) estar na tarde de sábado reservado para as equipas de Futebol juvenil do Belém, para a realização de jogos oficiais relativos às provas em que se encontram envolvidas.

Ficam duas conclusões:

a) Que ao contrário do que muita gente diz, o Rugby senior não tem qualquer tipo de primazia dentro do Belenenses face ao Futebol juvenil. MUITO pelo contrário;

b) Que URGE encontrar uma solução permanente para o Rugby do Belenenses, encontrando-se um lugar para que todas as equipas azuis da modalidade possam treinar e competir sem colisão de calendários com outras equipas do clube, em especial as do Futebol.

Entretanto fica o convite para que todos os Belenenses passem pelo Monsanto (o campo fica nas traseiras do Bairro da Boavista, na zona do campo do Casa Pia) e que apoiem a equipa azul neste jogo em que apenas a vitória interessa.

Belém recebe Cascais em Monsanto...

O jogo entre Belenenses e Cascais realiza-se este sábado, pelas 16 horas, nas instalações do G.D.Direito, em Monsanto.

Etiquetas:

quarta-feira, março 28, 2007

«Cenas» do Rugby (parte 2)

I.

A parceria Belenenses/Real Madrid parece ser projecto para avançar mesmo. Estarão incluídas várias modalidades, e espero que o Rugby seja uma delas.

O Real está, como se sabe, interessado em estabelecer uma parceria com o CRC Madrid (da Divisão de Honra espanhola), e a sua entrada para a modalidade não visa apenas «participar». É que os «blancos» não dão ponto sem nó, e mesmo com a bola oval nas mãos entram na competição para fazer dinheiro, e se possível ganhar. A ordem é mesmo essa.

O Belém, com quase 80 anos de Rugby, pode ter uma palavra a dizer, e alguma coisa a ganhar (desportivamente falando) com este projecto.

Haja imaginação, ousadia e sobretudo vontade.

II.

O apuramento dos «Lobos» para o Mundial deverá, inevitavelmente, conduzir a Federação por um novo caminho. O que trilhamos actualmente está gastos e se deu para levar a equipa a bom porto foi sobretudo devido ao esforço titânico do Tomaz Morais e da sua equipa.

Creio que «mais do mesmo» é matar esta vida nova que o Rugby alcançou.

Haja imaginação, ousadia e sobretudo vontade.

III.

Não é só a Federação quem se deve preocupar em rever estratégias. Os clubes são co-responsáveis pela situação a que isto chegou, para o melhor (o apuramento) e para o pior.

Olho para o Belém e vejo uma estrutura amadora na relação com o clube e nos procedimentos. Olho para os outros clubes e apercebo-me que se encontram – na sua generalidade – mais ou menos no mesmo estado.

É tempo de encontrar novas soluções para os velhos problemas.

Haja imaginação, ousadia e sobretudo vontade.

IV.

Aproveito o embalo para enviar um forte abraço aos juniores do Belém. Foram «gigantes» durante esta temporada. Conseguiram, com um plantel curtíssimo, chegar mais longe do que muita gente suponha. Perder aquela final foi duro, mas essa deverá ser a maior motivação para atacar de forma determinada a Taça de Portugal.

Já nem falo na Taça Ibérica, que ficou esquecida (pelo menos que eu saiba). É de facto uma pena, e uma injustiça para esta rapaziada...

V.

Os seniores recebem no domingo a equipa do Cascais.

Secção: façam qualquer coisa para tentar encher a bancada do campo 2. É assim tão difícil compreender que anda a faltar apoio à nossa equipa???????

Haja imaginação, ousadia e sobretudo vontade.

terça-feira, março 27, 2007

Diz que é uma espécie de Ranking...

A vitória foi nossa. Bem, não a vitória no jogo, mas a vitória na eliminatória. Ganhámos ao Uruguai, que vai ficar a ver o Mundial pela TV, como eu. Os nossos rapazes vão estar em França, e não há Ranking que o possa contrariar.

Acontece que a tabela que ordena as equipas - estbelecida pela IRB de acordo com os seus próprios critérios - nem sempre reflecte a realidade do jogo jogado, e na transição de uma semana para a outra a equipa dos «Lobos» caiu do 20º lugar para o 21º, por troca com - imagine-se! - o Uruguai.

É verdade!

Portugal passou de 20º para 21º
A Rússia, que era 19ª passou para 20º
E o Uruguai, despachado do Mundial, saltou do 21º para o 19º.

O diz que é uma espécie de Ranking é tramado, e levanta muitas e boas dúvidas. Refiro apenas duas, a título de exemplo:

1. Como é possível estar a Rússia (também despachada do apuramento por Portugal...) à frente de Portugal neste ranking (até atendendo à pesada derrota que sofreu com a Georgia, em jogo a contar para o VI Nações B)?

2. Será justo fazer saltar o Uruguai para o 19º, precisamente na sequência de um jogo que ditou o seu afastamento do Mundial?

Bem sei que os critérios da IRB são objectivos, mas esta situação demonstra bem como podem ser injustos, e até avessos à realidade que procuram reflectir.

«Cenas» do Rugby (parte 1)

I.

Hoje apetece-me escrever, e por isso cai vai disto:

II.

Destaque dos destaques para a nossa selecção. A de Rugby, claro.

Heróico jogo, o de Montevideo. É daqueles que não mais esquecerei, tal como não esquecerei outras vitórias igualmente determinantes neste apuramento.

Tomaz Morais é de facto o homem certo no lugar certo, por muito que isso incomode quem não tem do Rugby a mesma visão de um homem que tem subido a pulso na sua vida. Este apuramento é dos jogadores, claro. Mas é em grande parte dele. Todos o sabem, mas nunca é demais repeti-lo.

III.

O que deve ser mudado – o que urge ser mudado – é a estratégia da FPR. Como alguém escrevia ontem em «A Bola», este é um ponto de partida e não um ponto de chegada. Subimos de «divisão», e agora a opção é nossa: ou nos mantemos lá, ou fazemos como a Espanha (foi ver como era o Mundial e nunca mais lá mete os pés...).

IV.

A «cena de copos» no Uruguai pode até ter sido insignificante, mas acabou por ofuscar parcialmente os méritos desportivos dos «Lobos». Em Portugal todos ficaram a saber que «os boémios mal comportados do Rugby se apuraram para o Mundial», e as culpas não pode ser todas lançadas sobre a imprensa sensacionalista.

Eis mais uma oportunidade perdida para inverter a (má) imagem que muita gente no nosso país tem dos praticantes desta nossa modalidade.

V.

O Belém viveu este fim-de-semana o melhor e o pior que o Rugby tem para oferecer.

Os juvenis sagraram-se campeões, com inteira justiça! Apresentaram um Rugby vistoso, maduro e excelente atitude competitiva. Dominando quase sempre a partida, tiveram de esperar cerca de 40 minutos para marcar os primeiros 3 pontos. Nunca perderam a cabeça, e acabaram por reconquistar o título.

Mais tarde foram os juniores a entrar em campo. Jogo dividido, mas a ser decidido nos minutos iniciais, com o CDUL a entrar muito bem, garantindo 0-17. Fiquei surpreendido por ver o Belém sofrer um ensaio de maul com apenas 4 minutos jogados, até porque pensei (e penso não estar errado) que a nossa vantagem sobre o CDUL reside sobretudo nos avançados.

Resta à equipa júnior levantar a cabeça, não se dispersar e partir para a Taça de Portugal com total disponibilidade e vontade de chegar lá...

Por fim, os seniores. Não fui às Olaias, mas não precisei de ir. Aquilo que se passou no domingo não é novo esta temporada, e apenas me questiono acerca dos «porquês». Uma equipa que treina muito e bem, recheada de bons jogadores (alguns dos quais com vários títulos no saco), não pode fazer dos seus fantasmas o mais poderoso dos inimigos.

Estamos bloqueados por nos próprios, rapazes. Dar o pontapé na crise é essencial, e é dentro de cada um de nós e dentro do nosso grupo de trabalho que o vamos conseguir.

Lembrem-se que a nossa mente pode ser a nossa maior aliada, mas também o mais poderoso dos inimigos...

VI.

As escolinhas do Belenenses (dos Benjamins aos campeões Juvenis) partem dentro de semanas para Edimburgo, onde serão acolhidas no Raeburn Place pelo Edinburgh Academicals («Accies»), o mais antigo clube da Escócia (e segundo mais antigo em todo o mundo).

Depois de cinco anos seguidos a rumar ao sul de França (e no ano passado também a Madrid) a rapaziada vai contactar com outra realidade, numa das mais emblemáticas nações Rugby do mundo.

Trabalha-se bem, na formação azul.

VII.

Amplo destaque ao Rugby na próxima edição do Jornal do Belenenses, que sai no próximo sábado. São 4 páginas, incluindo as centrais.

VIII.

Deixo para um dia destes o tema «O Rugby e as eleições no Belenenses», bem como a questão da parceria desportiva entre Belenenses e Real Madrid, a qual pode ter no Rugby um dos pontos mais interessantes.

segunda-feira, março 26, 2007

CHEGADA DA COMITIVA

Vão estando atentos ao site www.ana.pt (Aeroportos Portugueses), nunca se sabe se o Tomaz Morais não motiva o piloto a acelerar o avião e chegam mais cedo que o esperado.

Site da ANA.

Etiquetas:

domingo, março 25, 2007

ÚLTIMA HORA

Voo de Portugal atrasado, segundo o site dos Aeroportos de Portugal o avião que transporta a Selecção Nacional de Rugby tem hora prevista de aterragem às 6h30.

Para os que hesitaram em ir esperar os lobos mas decidiram ficar a dormir mais um bocado digo só que têm mais 45 minutos para dormir....!

Até logo

Etiquetas:

Movimento de apoio à NOSSA selecção

O que é acordar umas horas mais cedo para congratular os nossos jogadores e equipa técnica depois do feito inédito que conseguimos? É um pequeno sacrifício, muito pequeno, ao lado dos MUITOS que os lobos têm feitos pelo nosso Rugby.


VOO: TP 156

Hora prevista: 05:45



Vamos encher o aeroporto de Lisboa! e a OTA se for preciso também...

Etiquetas:

Seniores sem vontade



Não sei se foi da mudança da hora mas esta tarde a equipa sénior do Belenenses não tinha a cabeça dentro de campo. Foram flagrantes os erros básicos, num grupo em que o alento e a vontade faltaram em cada momento, faltaram mãos para uma bola que teimava em saltar para os homens das Olaias.



Apenas Duarte Bravo conseguiu chegar à linha de meta adversária, num ensaio prontamente transformado por Francisco Moreira, arrecadando os únicos 7 pontos para a equipa do Restelo. O Homem do jogo foi (a meu ver) Fezas Vital, o único jogador do Belém a avançar no campo. O resultado final fixou-se em 28-7.

Etiquetas: ,

Juvenis com título na mão

Os nossos Juvenis ganharam mais um Campeonato Nacional da categoria. Os jovens liderados por Pedro Gonçalves, Michel Cruz e João Miranda venceram ontem, frente ao CDUL, a final da prova mais importante deste escalão, o resultado fixou-se em 10 - 0 (3+5+2).

Os Juniores, depois de uma época inteira de liderança, não tiveram uma tarde muito inspirada, deixando escapar o título Nacional. No final do jogo as lágrimas marcaram presença nos jovens com a Cruz de Cristo ao peito, que tudo fizeram para alterar o resultado que se fixou em 10-20.

Ficam aqui os PARABÉNS a todos os nossos jogadores e equipas técnicas!

Etiquetas: ,

sábado, março 24, 2007

Parabéns, Portugal!

Calendário de Jogos:

PORTUGAL vs. Escócia
9 de Setembro
St. Etienne

PORTUGAL vs. Nova Zelândia
15 de Setembro
Lyon

PORTUGAL vs. Itália
19 de Setembro
Paris

PORTUGAL vs. Roménia
25 de Setembro
Toulouse

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 22, 2007

Seniores também jogam...

Os rapazes da formação são as estrelas do fim-de-semana (ganhem ou percam fizeram uma grande época e isso, por si só, confere-lhes um merecido destaque!), mas os seniores também jogam:

Técnico vs. BELENENSES
Olaias, 25 de Março (domingo)
15:00h

Belenenses - 5º classificado - 16 pts.
D V V D D V V D

Técnico - 8º classificado - 3 pts.
D D D D E D D D

Etiquetas:

quarta-feira, março 21, 2007

Juniores e Juvenis

Etiquetas: ,

Juniores.Final

Esta é a minha aposta para sábado nos juniores é:

1 - Miguel Almeida
2 - Pedro Teixeira
3 - Nuno Reimão
4 - Nuno Caeiro
5 - João Gordino
6 - José Mª Calado
7 - José Mª Fraga
8 - Coimbra
9 - Tomás Toulson
10 - Diogo Miranda
11 - Martim Sobral
12 - Carlos Gaspar
13 - João Pedro Machado
14 - Duarte Moreira
15 - José Mª Gonzaga

O árbitro desta final será o luso-australiano Rohan Hoffman, ainda não são conhecidos os seus auxiliares.

Etiquetas:

terça-feira, março 20, 2007

Juniores e Juvenis

Aqui fica o "cartaz" das finais de juniores e juvenis com as horas certas:

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 19, 2007

Juniores e Juvenis

Etiquetas: , ,

terça-feira, março 13, 2007

Blog

http://belenenses15.blogspot.com/2007/02/o-blog-segue-dentro-de-momentos.html

Relembro o post do Rui Vasco publicado há umas semanas

domingo, março 11, 2007

Juniores e Juvenis nas finais!

As equipas de juniores e de juvenis do Rugby do Belenenses garantiram esta tarde, no Estádio do Restelo, a presença nas respectivas finais dos campeonatos nacionais das categorias.

Os juniores bateram o CDUP por 23-15, e voltam a encontrar no jogo grande da temporada o CDUL, equipa que bateram em 2005/2006, conquistando um título que pertencia aos «universitários» e que todos esperavam continuar a ver no EUL. Interessante jogo em perspectiva.

Os juvenis conseguiram desta vez ultrapassar o Direito, por 20-5 (haviam perdido na 2ª fase) e disputarão - uma vez mais - a final da categoria. No ano passado, a equipa foi batida na final por um forte XV do CDUP (invertendo os estatutos de campeão e vice-campeão de 2004/2005), e este ano tudo fará para voltar a erguer o troféu máximo da categoria. Também os juvenis terão pela frente o CDUL.

Parabéns, rapazes! O trabalho compensa...

Etiquetas: ,

sábado, março 10, 2007

Portugal, 12 - Uruguai, 5

Etiquetas:

quinta-feira, março 08, 2007

Juniores no Restelo

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 07, 2007

Todos ao Restelo



Os juniores e juvenis azuis vão ter o prazer quase inédito de jogar no Restelo, em disputa vão estar os respectivos lugares nas finais do campeonato.

Já são conhecidos os árbitros das partidas, os juniores terão Jorge Mendes Silva como juiz e os juvenis Tiago Sousa e Silva.

Resta fazer o apelo: TODOS AO RESTELO!

Etiquetas: , ,

domingo, março 04, 2007

Campos - parte XV

Para reflexão:


para ver em grande clique aqui


Este fim-de-semana realizaram-se 10 jogos no campo B do Estádio Nacional. Se aos jogos dos escalões do Iniciados, Juvenis e Juniores acrescentar-mos os treinos das equipas Júnior e Sénior do Belenenses dá para entender que existe uma sobrecarga do campo.

Note-se na fotografia a diferença de tonalidades da relva do campo A (mais perto das bancadas) e do campo B.

Será que o desenvolvimento do Rugby está a ser acompanhado com o acréscimo de infraestruturas?

Etiquetas:

Iniciados sempre em evolução

Belenenses A, 78 - Agronomia, 0
Cascais, 0 - Belenenses A, 48

Belenenses B, 24 - Benfica, 12
Belenenses B, 0 - Belas, 5

Etiquetas:

Juniores e juvenis em frente

1/4 de Final do Nacional de Juvenis:
BELENENSES, 58 - Évora, 0

Na meia final o Belenenses defrontará o Direito.

1/4 de Final do Nacional de Juniores:
BELENENSES, 48 - Lousã, 8

Na meia final o Belenenses defrontará o CDUP.

Etiquetas: ,